Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Elizabeth Regina Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392892892298368por
dc.contributor.advisor1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee1Pereira Filho, Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1687140974197600por
dc.contributor.referee2Caldas, Marcus Túlio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339552476079975por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:37Z-
dc.date.available2012-03-02-
dc.date.issued2005-12-29-
dc.identifier.citationBARBOSA, Elizabeth Regina Carneiro. Família x escola : a questão dos limites à criança na perspectiva de pais e professores. 2005. 69 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/155-
dc.description.resumoA motivação para realizar a presente pesquisa decorre da necessidade de uma melhor compreensão sobre a relação entre a Família e a Escola, no que diz respeito ao estabelecimento de limites à criança. Os limites aqui estão sendo tomados como sinônimo de disciplina. Durante muito tempo, atuando em uma instituição particular de ensino, observou-se a existência de muitos conflitos entre pais e professores quando o tema em foco é disciplina. Isso implica que os pais argumentam, com a maior naturalidade, que não sabem mais que procedimentos adotar para disciplinar seus filhos e os professores, na maioria das vezes, não sabem o que fazer ou que atitude tomar ao verem um aluno agitando na sala-deaula. Em decorrência das inquietações relatadas anteriormente, cresceu a necessidade de investigar a concepção que os pais e os professores têm acerca dos limites que poderão ser aplicados às crianças, especialmente em decorrência de seus comportamentos inadequados. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com 15 educadores (sendo cinco professores, cinco mães e cinco pais) que tinham seus filhos ou alunos matriculados regularmente no Ensino Fundamental-I de escolas particulares. Através das entrevistas realizadas, foi possível observar a dificuldade que os pais e os professores vêm sentindo quando o tema em pauta é disciplina. Por outro lado, nota-se uma convergência acerca da concepção de limites, bem como das repercussões que sua falta pode acarretar. Pode-se também constatar a influência das concepções de gênero, da mídia e das pressões às quais as pessoas são submetidas na sociedade atual: os pais sendo absorvidos pelo trabalho e outras preocupações do dia-a-dia; os professores sendo obrigados a tratar os alunos como clientes, devido à competitividade entre as escolas particulares, que precisam dos alunos, e queixosos da falta de sua educação doméstica. Acredita-se que esta pesquisa possa oferecer uma contribuição aos profissionais e estudiosos interessados nos temas família e escola. Tem-se a certeza de que ela não é conclusiva e ainda haverá muito que pesquisar e aprender ante a complexidade do assunto, sua abrangência e importância nos dias atuaispor
dc.description.abstractThe motivation to carry through to present research elapses of the necessity of one better understanding on the accomplishment between the Family and the School, in what it says respect to the establishment of limits to the child. During much time, acting in a private institution of education, it of many conflicts between parents was observed existence and professors when the subject in focus is discipline. This implies that the parent argue, with the biggest naturalness, who do not know than procedure more to accept to discipline its. children and professors, in the majority of the times, they do not know what to make or that attitude to take when seeing a pupil agitating in the classroom. Succeeding the told fidgets previously, the necessity increased to investigate the conception that the parents and the professors have concerning the limits that could be applied the children, especially succeeding its inadequate behaviors. In this direction, a qualitative research was carried through, with 15 educators (being five professors, five mothers and five fathers) that had its children or pupils registered the basic education of private schools regularly. Because of the carried through interviews, was possible to observe the difficulty that the parents and professors come feeling when the subject in guideline discipline. On the other hand, a convergence concerning the conception of limits is noticed, as well as of the repercussions that its lack of limits can cause. The influence of the conceptions a sort can also be evidenced, of the media and of the pressures to which they are submitted in the current society. The parents bring absorbed by the work and other concerns of day-by-day; the professors bring obliged to treat the pupils as customers, had the competitiveness between the private schools that they need the complaining pupils and of the lack of domestic education give credit that this research can offer a contribution to the studious professional and interested in the subjects family and school. It is had certainty of that it is not conclusive, and still will have very what to search and to learn it enters the complexity of the subject, its extension and the importance of the current dayseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_elizabeth_regina.pdf: 2507419 bytes, checksum: 88255a46f3baceefefd0d29f99c3ae2e (MD5) Previous issue date: 2005-12-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectcomportamento humanopor
dc.subjectpais e filhospor
dc.subjectpais e professorespor
dc.subjectpsicologia infantilpor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjecthuman behavioreng
dc.subjectparent and childeng
dc.subjectparent-teacher relationshipseng
dc.subjectpsychology childeng
dc.subjectdissertationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleFamília x escola : a questão dos limites à criança na perspectiva de pais e professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_elizabeth_regina.pdf2,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.