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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os fios que tecem o coração partido: compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência de sofrimento em-situação de rompimento do par amoroso.
Autor: Henriques, Túlio Luiz Santos Pereira 
Primeiro orientador: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Primeiro coorientador: Leite, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira
Primeiro membro da banca: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Segundo membro da banca: Mattar, Cristine Monteiro
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a experiência de sofrimento que acompanha o rompimento do par amoroso à luz de pressupostos da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. De início, contextualizei o fenômeno conceituado como luto, sendo esta a possibilidade compreensiva para a qual se dirigem as compreensões tradicionais relacionadas à perda significativa, a partir da interrogação do modo de ser deste ente que somos, o Dasein; problematizei a experiência do amor em suas determinações históricas, tendo em vista o caráter finito de todas as nossas possibilidades de ser; e, por fim, busquei compreender a relação entre a perda do par amoroso e o sofrimento existencial no diálogo com as experiências dos(as) colaboradores(as) que comigo teceram os fios do coração partido. A situação hermenêutica, como proposta por Heidegger, guiou este caminhar em torno de uma abordagem metódica para o método fenomenológico hermenêutico: na reconstrução dos pontos de vista na tradição que atravessam o fenômeno interrogado; na desconstrução destes sentidos como perspectiva, questionando as condições de possibilidade de suas aparições no tempo; e na construção de um novo olhar, cujo horizonte delineia-se em uma dimensão existencial. Foram entrevistados(as) quatro adultos(as) que experimentaram a dissolução da convivência amorosa e que declararam ter sido esta dissolução acompanhada de sofrimento. Cheguei a estes colaboradores(as) intencionalmente por meio da indicação de profissionais psicoterapeutas que os estavam atendendo há pelo menos três meses. Por três oportunidades, recorri à entrevista sincrônica on-line, enquanto o último encontro fora realizado presencialmente. Utilizei como instrumentos de pesquisa a entrevista narrativa, enquanto recurso não estruturado para recolhimento das experiências, e o diário de campo compreendido fenomenologicamente como diário de bordo. As entrevistas com os colaboradores(as) foram analisadas à luz dos pressupostos heideggerianos e sob inspiração da hermenêutica filosófica de Gadamer. Foi possível compreender que tais sofrimentos constituem uma passagem como transição na qual os(as) colaboradores(as), diante dos rearranjos forçados e impostos pela irrupção do novo tecido existencial que se apresentam em torno do rompimento, são tomados por tonalidades afetivas muito específicas e que a situação hermenêutica ajuda a compreendê-las nas experiências narradas. Passagem essa em que modos de organização espaço-tempo-corporal dos(as) colaboradores(as) se apresentam também de modos muito específicos e que, por isso mesmo, fogem a qualquer pretensa tentativa de teorização ou universalização. Foi possível considerar, ainda, o horizonte de uma clínica que interpele e seja, a um só tempo, interpelada pela condição humana do paciente, tal como ela se mostra no dizer do seu sofrimento. Uma clínica em virtude da qual o clínico, ao sustentar uma disponibilidade radical à relação, acompanhe o desvelar da situação hermenêutica do(a) paciente como possibilidade de desenrijecimento dos impositivos da tradição que por ele são acolhidos e que, portanto, determinam os seus modos de ser e de sofrer. Portanto, não uma clínica previamente postulada especificamente para as situações de luto, mas uma clínica que, nascendo das condições de emergência do encontro terapêutico, se desvele no caminho mesmo que dele emana.
Abstract: The overall objective of this research was to understand the experience of suffering that accompanies the breakup of the loving couple in the light of assumptions of Martin Heidegger's hermeneutic phenomenology. At first, I contextualized the phenomenon conceptualized as mourning, this being the comprehensive possibility for which traditional understandings related to significant loss are directed, based on the question of the way of being of this entity we are, the Dasein; I problematized the experience of the loving couple in their historical determinations, in view of the transience character of all our possibilities of being; and, finally, I tried to understand the relationship between the loss of the loving couple and existential suffering in the dialogue with the the experiences of the collaborators who weaved the threads of the broken heart with me. The hermeneutic situation, as proposed by Heidegger, guided the proposed path around a methodical approach to the hermeneutic phenomenological method: in the reconstruction of the points of view in the tradition that cross the phenomenon questioned, in the deconstruction of these senses as a perspective, questioning the conditions of possibility of their apparitions in time, and in the construction of a new look, whose horizon is outlined in an existential dimension. Four adults who experienced the dissolution of loving coexistence and who declared that this dissolution was accompanied by suffering were interviewed. I arrived at these collaborators intentionally by psychotherapists indication who had been attending them for at least three months. On three occasions, I resorted to the online synchronous interview, while the last meeting was held in person. I used narrative interview as a research instrument as an unstructured resource to collect narratives. Such narratives were understood in the manner of Walter Benjamin, inspired by the text The Narrator. The field diary, as a resource for the recording of the event, was also a resource used, based on a new designation that better corresponds to the historical-hermeneutic character and unpredictability of phenomenological research: the logbook. The narratives in the interviews with the collaborators were understood in the light of heideggerian assumptions and inspired by the hermeneutic possibilities of understanding in Gadamer. It was possible to understand that such sufferings constitute a passage as a transition in which the collaborators, in the face of the forced and imposed rearrangements by the irruption of the new existential fabric that are presented around the rupture, are taken by very specific affective tones and that the hermeneutic situation helps to understand them in the narrated experiences. This passage in which modes of space-time-body organization of employees also present themselves in very specific ways and, therefore, escape any alleged attempt at theorization or universalization. It was also possible to consider the horizon of a clinic that intervenes and is, at the same time, questioned by the human condition of the patient, as it is shown in the narrative of his suffering. A clinic by virtue of which the clinician, in sustaining a radical availability to the relationship, follows the hermeneutic situation of the patient as a possibility of desrijecimento of the propeties of tradition that are welcomed by him and which, therefore, determine his ways of being and suffering. Therefore, not a clinic previously postulated specifically for mourning situations, but a clinic that, born from the emergency conditions of the therapeutic encounter, is revealed in the same way that emanates from it.
Palavras-chave: Dissertações
Sofrimento
Amor
Relações homem-mulher
Fenomenologia existencial
Dissertations
Suffering
Love
Male-female relationships
Existential phenomenology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: HENRIQUES, Túlio Luiz Santos Pereira. Os fios que tecem o coração partido : compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência de sofrimento em-situação de rompimento do par amoroso. 2022 234 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1563
Data de defesa: 4-Mar-2022
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