Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1564
Tipo do documento: Dissertação
Título: O funcionamento discursivo da diversidade de gênero em livros didáticos de língua portuguesa no ensino fundamental.
Autor: Silva, Enedina Soares da 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira Gonçalves de
Primeiro membro da banca: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Segundo membro da banca: Silva, Claudemir dos Santos
Resumo: Este estudo analisou livro didático de língua portuguesa adotado nas redes municipais de educação dos municípios de Caucaia e Fortaleza no Estado do Ceará, da Coleção Tecendo Linguagens, do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, das autoras Tânia Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, da editora IBEP. Livro didático. Adotamos a pesquisa qualitativa, cujo método escolhido para atender aos fins deste estudo foi a Análise do Discurso de linha francesa (AD). Nos recursos metodológicos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo geral de Analisar o Funcionamento Discursivo da Diversidade de Gênero em Livros Didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Tendo como objetivos específicos: Despertar uma percepção pedagógica crítica, com vistas às formações discursivas em torno das mulheres presentes no LDLP; Comparar as ideologias presentes nas representações sociais atribuídas às mulheres e aos homens no LDLP; Avaliar a posição-sujeito mulher no LDLP e seus efeitos discursivos; Significar os sentidos do silêncio atribuído às mulheres.Verificamos que as mulheres estão presentes nos livros didáticos, no entanto, quando são visibilizadas, na maioria das vezes, de forma estereotipada, reforçando uma superioridade masculina. Quanto à autoria dos textos e das indicações de leituras nas seções Práticas de Leituras e Ampliando Horizontes, constata-se uma ausência significante de autoras mulheres, reflexo da histórica desigualdade de gênero imposta à mulheres. Constatamos também um silenciamento das problemáticas sociais que afetam a vida das mulheres. Concluímos que apenas o livro didático não reúne condições de despertar a criticidade e cultivar valores culturais que busque a igualdade de gênero. O papel da escola e dos educadores e educadoras são imprescindíveis, sendo necessária uma proposta pedagógica capaz de trabalhar a construção de uma educação crítica, libertária e emancipatória, baseada em valores igualitários de gênero, silenciados da coleção de livro didático.
Abstract: This study analyzed the Portuguese language textbook adopted in the municipal education networks of the municipalities of Caucaia and Fortaleza in the State of Ceará, from the Tecendo Linguagens Collection, from the 6th, 7th, 8th and 9th year of elementary school, by the authors Tânia Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo, from the IBEP publishing house. Textbook. We adopted qualitative research, whose method chosen to meet the purposes of this study was the French Discourse Analysis (AD). In the methodological resources, we opted for a bibliographical and documental research, with the general objective of Analyzing the Discursive Functioning of Gender Diversity in Textbooks of Portuguese Language in Elementary School. With specific objectives: To awaken a critical pedagogical perception, with a view to the discursive formations around the women present in the LDLP; To compare the ideologies present in the social representations attributed to women and men in LDLP; To evaluate the female subject position in LDLP and its discursive effects; Meaning the meanings of silence attributed to women. We found that women are present in textbooks, however, when they are visualized, most of the time, in a stereotyped way, reinforcing a male superiority. As for the authorship of texts and reading indications in the Reading Practices and Expanding Horizons sections, there is a significant absence of female authors, a reflection of the historical gender inequality imposed on women. We also found a silencing of social issues that affect women's lives. We conclude that the textbook alone does not meet the conditions to awaken criticality and cultivate cultural values that seek gender equality. The role of the school and of educators are essential, requiring a pedagogical proposal capable of working on the construction of a critical, libertarian and emancipatory education, based on gender egalitarian values, silenced from the textbook collection.
Palavras-chave: Dissertações
Análise do discurso
Livros didáticos
Identidade social
Ensino fundamental
Dissertations
Speech analysis
Didatic books
Social identity
Elementary School
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SILVA, Enedina Soares da. O funcionamento discursivo da diversidade de gênero em livros didáticos de língua portuguesa no ensino fundamental. 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1564
Data de defesa: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_enedina_soares_silva.pdfDissertação na íntegra12,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons