Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria das Dores Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2104800301496019por
dc.contributor.advisor1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee1Gomes, Robson Teles-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ermelinda-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:01:05Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maria das Dores Soares da. Trilhas da leitura : uma perspectiva de interação família/escola em tempos de pandemia . 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1565-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar o processo de interação família/escola no que diz respeito ao incentivo à leitura de livros infantis, por meio de uma pesquisa de campo, realizada a partir de atividades de leitura propostas no projeto “Meu Livro, Minha Alegria!”, implementado no CEI Jornalista Demócrito Dummar, direcionado às crianças do Infantil III. A pesquisa proposta consiste em averiguar o envolvimento das famílias com o incentivo à leitura em atividades on-line propostas em época de pandemia. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura sobre a temática que envolve a literatura infantil e os reflexos na formação de futuros leitores. Entendemos com isso que as práticas de contação de histórias auxiliam no desenvolvimento, cognitivo e social da criança, ampliando, sobretudo, seu conhecimento de mundo. O conteúdo das histórias lidas para crianças ao longo do projeto, por se tratarem de temas sociais, contribuem para a formação da personalidade das crianças. Além disso, a leitura, como se sabe, aproxima os pequenos do processo de aquisição da escrita. O fato das crianças permanecerem em suas residências, sem qualquer contato presencial com a escola, no campo da metodologia de aplicação do projeto, optou-se por desenvolver as atividades nas próprias casas com auxílio de seus responsáveis. Assim sendo, os familiares foram incumbidos de ler os livros, contar e recontar as histórias para as crianças em seus lares. Com isso, esperava-se ampliar o envolvimento dos pais no sentido de que eles ampliassem a compreensão da função social da leitura e da escrita em suas vidas. Os resultados da pesquisa apontaram para situações que se pode considerar como positivas, tendo em vista que houve participação ativa das famílias, ao logo das contações e atividades propostas, as crianças se expressaram, interagiram, demostrando o quão foi prazeroso ouvir histórias em família. Os registros e impressões obtidos e sistematizados na coleta de dados, mostrou-nos seu alcance como meio para integrar a família ao contexto escolar, fortalecer laços entre escola e responsáveis, ao mesmo tempo que serviu para promover aprendizagens significativas às crianças.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the process of family/school interaction with regard to encouraging the reading of children's books, through a field research, carried out from reading activities proposed in the project "My book, my joy!”, implemented at CEI Jornalista Demócrito Dummar, aimed at children in Infantil III. The proposed research consists of investigating the involvement of families in encouraging reading in online activities proposed in the time of a pandemic. Therefore, we carried out a literature review on the theme that involves children's literature and the reflexes in the formation of future readers. We understand that storytelling practices help in the child's cognitive and social development, expanding, above all, their knowledge of the world. The content of the stories read to children throughout the project, as they deal with social themes, contribute to the formation of the children's personality. In addition, reading, as we know, brings children closer to the process of acquiring writing. The fact that the children remain in their homes, without any face-to-face contact with the school, in the field of the project application methodology, it was decided to develop the activities in their own homes with the help of their guardians. Therefore, the family members were responsible for reading the books, telling and retelling the stories for the children in their homes. With this, it was hoped to increase the involvement of parents in the sense that they would broaden their understanding of the social function of reading and writing in their lives. The research results pointed to situations that can be considered positive, given that there was active participation of families, after the stories and proposed activities, the children expressed themselves, interacted, demonstrating how pleasant it was to hear family stories. The records and impressions obtained and systematized in the data collection showed us its reach as a means of integrating the family into the school context, strengthening ties between school and guardians, at the same time that it served to promote significant learning for children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-04-08T18:01:05Z No. of bitstreams: 2 Ok_maria_dores_soares_silva.pdf: 3800675 bytes, checksum: 94141b34b6344038044f897ec5cd3346 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-08T18:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_maria_dores_soares_silva.pdf: 3800675 bytes, checksum: 94141b34b6344038044f897ec5cd3346 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLivros e leiturapor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPandemiaspor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectBooks and readingeng
dc.subjectChildren's Literatureeng
dc.subjectSchoolseng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectPandemicseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleTrilhas da leitura: uma perspectiva de interação família/escola em tempos de pandemia.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maria_dores_soares_silva.pdfDissertação na íntegra3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons