Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Mércia Duarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0320059014168726por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee1Nóbrega, Paulo Vinícius Ávila-
dc.contributor.referee2Henz, Rossana Regina Guimarães-
dc.date.accessioned2022-04-11T18:47:57Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationLIRA, Mércia Duarte de. Relação entre práticas pedagógicas multimodais e atenção conjunta na aquisição da linguagem : o que pensam docentes da educação infantil? 2021. 223 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Pró-Reitoria de Pesquisa Acadêmica. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1567-
dc.description.resumoDocumentos oficiais como a Base Comum Nacional Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco defendem o trabalho pedagógico para a educação infantil voltado para brincadeiras e interação. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas relatadas por professores da Educação Infantil, de modo a compreender seu impacto no estabelecimento da atenção conjunta com crianças em Aquisição da Linguagem. Dessa forma, o aporte teórico está pautado principalmente nas contribuições de McNeill (1985, 1992, 1997), Kendon (2009, 2016), Cavalcante e Brandão (2012), Fonte (2014), Fonte e Cavalcante (2016), Ávila Nóbrega (2018), Goldin-Meadow (2004), Bruner (1975, 1983) e Tomasello (2003; 2019). Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa a partir de análise documental e pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores da Educação Infantil, que ministram aulas para crianças de cinco anos de idade, lotados em uma escola da rede pública de ensino de Ipojuca (PE). O conhecimento sobre multimodalidade e as práticas multimodais para o estabelecimento da atenção conjunta foram o foco das entrevistas, realizadas antes e após palestra e oficinas para se constatar se houve variação em relação ao conhecimento e práticas multimodais dos docentes. Os dados coletados demonstraram que as concepções apresentadas pela maioria das entrevistadas acerca de multimodalidade destoam da proposta multimodal, defendida por autores como Kendon e McNeill, que entendem fala e gestos como elementos linguísticos e indissociáveis. Além disso, as orientações dos documentos oficiais da Educação, ao terem como principais eixos brincadeiras e interação, sinalizam para o trabalho pedagógico que explore diferentes manifestações linguísticas do estudante. Quanto à atenção conjunta, a maioria das docentes afirmou desconhecer esse termo, apesar de acreditarem que outros elementos linguísticos sejam complementares para compartilhar a atenção com os estudantes. Após palestra e oficinas, a maioria das docentes entendeu a linguagem na perspectiva multimodal, o que provocou a proposição de atividades que exploraram as diferentes modalidades da linguagem, como ferramentas para partilhar a atenção com os estudantes e engajá-los no processo de aprendizagem.por
dc.description.abstractOfficial documents such as the Common National Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco Curriculum advocate pedagogical work for early childhood education focused on play and interaction. In this sense, the aim of this research was to analyze the pedagogical practices reported by early childhood education teachers, in order to understand their impact on the establishment of joint attention with children in language acquisition. Thus, the theoretical contribution is based mainly on the contributions of McNeill (1985, 1992, 1997), Kendon (2009, 2016), Cavalcante and Brandão (2012), Fonte (2014), Fonte and Cavalcante (2016), Ávila Nóbrega (2018), Goldin-Meadow (2004), Bruner (1975, 1983) and Tomasello (2003; 2019). This study presents a qualitative approach from document analysis and action research. Data collection was carried out through semi structured interviews with Early Childhood Education teachers, who teach classes for five-year-old children, assigned to a public school in Ipojuca (PE). Knowledge about multimodality and multimodal practices for the establishment of joint attention were the focus of the interviews, conducted before and after lectures and workshops to see if there was variation in the teachers' multimodal knowledge and practices. The data collected showed that the conceptions presented by most of the interviewees about multimodality are different from the multimodal proposal advocated by authors such as Kendon and McNeill, who understand speech and gestures as linguistic and inseparable elements. Moreover, the guidelines of the official educational documents, by having play and interaction as the main axes, signalize pedagogical work that explores different linguistic manifestations of the student. As for joint attention, most of the teachers said they were unaware of this term, although they believe that other linguistic elements are complementary to share attention with students. After the lecture and workshops, most of the teachers understood language from a multimodal perspective, which led to the proposition of activities that explored the different language modalities as tools to share attention with students and engage them in the learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-04-11T18:47:57Z No. of bitstreams: 2 Ok_mercia_duarte_lira.pdf: 9634626 bytes, checksum: a6a60092d8cdb29cb3379ac0a38a9f98 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T18:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_mercia_duarte_lira.pdf: 9634626 bytes, checksum: a6a60092d8cdb29cb3379ac0a38a9f98 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)por
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLanguage acquisitioneng
dc.subjectMultimodality (Linguistics)eng
dc.subjectChildren educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleRelação entre práticas pedagógicas multimodais e atenção conjunta na aquisição da linguagem: o que pensam docentes da educação infantil?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_mercia_duarte_lira.pdfDissertação na íntegra9,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons