Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Helenita Meyer de Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813997338771847por
dc.contributor.advisor1Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789160662822616por
dc.contributor.referee1Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2033390392365323por
dc.contributor.referee2Lima, Albenise de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796825725927994por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:37Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2004-02-27-
dc.identifier.citationCOELHO, Helenita Meyer de Macedo. The dynamics of families whose children have learning difficulties during the period of literancy. 2004. 266 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2004.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/156-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica de famílias com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, em fase de alfabetização. Na fundamentação teórica, adotamos um enfoque sistêmico, tanto para definir dinâmica familiar, quanto para tratar das dificuldades de aprendizagem. Para alcançar nosso objetivo, tomamos, para investigação, cinco mães, um pai (que compareceu à entrevista, junto com a esposa), duas professoras e duas coordenadoras pedagógicas dos dois colégios onde as crianças estudam; e cinco crianças, formando, no total, cinco casos ou cinco sistemas familiares. Com as referidas crianças, usamos a técnica de Desenhos da Família com Estória (DF-E). Com os pais, as professoras e as coordenadoras, usamos a entrevista semi-estruturada. Nossa análise deu-se em dois momentos distintos: uma análise caso a caso e, no segundo momento, a análise geral dos casos. Os resultados apontam para uma dinâmica familiar que se centraliza nos filhos, com a preocupação de promover o seu bem-estar e valoriza o estudo como meio de alcançar sucesso na vida. Por outro lado, verificamos a dificuldade no processo de diferenciação/individuação com relação aos filhos, traduzida através de mecanismos, como a superproteção, excesso de zelo, fragilização, excesso de controle e rigidez, identificações e comparações. Nosso estudo aponta também para os falsos conhecimentos que estão por trás dos segredos e mitos, as duplas mensagens, os mandatos familiares, que se tornam elementos estruturantes das dinâmicas familiares. Estes fatores acabam por funcionar como inibidores do sujeito na sua exploração autônoma, fazendo-nos refletir sobre a sua influência na aprendizagem. O propósito deste estudo é oferecer subsídios aos pais e profissionais que lidam com crianças que têm dificuldades de aprendizagem e suas famílias, ressaltando a importância do contexto familiar no desenvolvimento integral do indivíduopor
dc.description.abstractThe objective of this work is to understand the dynamics of families whose children have learning difficulties, during the period of literacy. In theoretical grounding, we adopt a systemic approach, as much to define family dynamics as to discuss difficulties of learning. To get our objective, during the investigation, we count on five mothers, one father, one (that shows up for interwiew next to his wife), two teachers and two school coordinatiors from two schools where the children study; and five children, this way consisting of five cases or five family sistems. To the children, we use the technique of Drawings of the Family with Estory (DF-E). To the fathers, the teachers and the school coordinatiors, we use the semi- strutured interwiew. Our analysis occur on two different moments: one analysis case by case and, on second moment, the general analysis of the cases. The results indicate a family dynamics that focus itself in children, with concern to get their well-being and it values the study as to achieve success in life. By other side, we check the difficult on differentiation/individual process that concerns the children, translated though mechanisms like a superprotection, excess of care, fragile tough excess of control and strict tough, identifications and comparisons. Our study show also the false knowledge that are behind the secrecies and myths, the double messages, the family commands, that become structural elements of family dynamics. This way, these elements of family dynamics. This way these elements work like something that inhibits the character in his own exploration, taking ourselves to reflect about its influence on learning. The purpose of this study is to offer subsidies to parents and profissional workers that deal with children that have learning difficulties and their families, emphasizing the importance of family context on full development of individualeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Helenita Meyer.pdf: 5018681 bytes, checksum: 3daec4b23b46d6999430c05a71022240 (MD5) Previous issue date: 2004-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectpsicologia infantilpor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectpsicologia do desenvolvimentopor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectinfantile psychologyeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectdevelopmental psychologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleUm estudo sobre dinâmica familiar de crianças com dificuldades de aprendizagem em fase de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe dynamics of families whose children have learning difficulties during the period of literancyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Helenita Meyer.pdf4,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.