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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/157
Tipo do documento: Dissertação
Título: O diálogo como comunicação e co-elaboração : possibilidade de intervenção psicossociais
Autor: Sabiá, Pácifer Maia 
Primeiro orientador: Francisco, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Nascimento, Luis Felipe Rios do
Segundo membro da banca: Caldas, Marcus Túlio
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o Diálogo como possibilidade de atenção psicológica à compreensão de processos psicossociais no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Verde, unidade do Hospital Escola Portugal Ramalho (Hepr) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Trata-se de uma modalidade de prática condizente com os princípios do pensamento psicossocial de Paulo Freire, pressupondo relações intersubjetivas que transcendem sua imediaticidade, atingindo outras dimensões da vida social. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de apresentar e caracterizar uma nova práxis de atenção psicológica que congrega, a um só tempo, a participação de todos os atores sociais que transitam na Instituição, voltados à busca de compreensão acerca de inúmeras questões que atravessam o seu cotidiano psicopedagógicas, subjetivas e institucionais -, e que exigem posicionamentos éticos e políticos; além de poder vir a contribuir, também, para pensarmos tal modalidade em outros espaços sociais. Nesta perspectiva, enquanto recorte de aprofundamento psicológico da concepção da subjetividade histórico-cultural em Freire, buscamos, ainda, nos aproximar do pensamento do psicólogo social Fernando L. González Rey, considerando o diálogo como estratégia possibilitadora de uma atenção psicológica inerente à clínica psicossocial. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, sob uma perspectiva psicossocial, e interventiva, visto que a análise das implicações daqueles que integram o campo de intervenção permite acessar os processos subjetivos e institucionais dos atores sociais envolvidos. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos intencionalmente, considerando a participação dos usuários, estagiários, visitantes e funcionários do Caps Casa Verde nos grupos de Diálogo. Não houve um número predeterminado de participantes, considerando-se que o recurso utilizado trabalho em grupo permitiu uma participação livre e voluntária dos interessados. Realizaram-se seis encontros do Diálogo, com regularidade semanal e duração de uma hora cada, sendo os temas discutidos relacionados às motivações, necessidades e interesses do próprio grupo participante, não havendo, a priori, temáticas delimitadas. O desenvolvimento do trabalho com os grupos contou com a presença de uma co-facilitadora, objetivando compartilhar com o pesquisador as percepções e intervenções feitas nos grupos. Além dos encontros grupais, foi realizada uma entrevista junto à co-facilitadora, visando avaliar as possíveis ressonâncias do trabalho grupal para aqueles que dele participaram. Foi também construído um diário de campo para o registro de aspectos e fenômenos relacionados ao trabalho desenvolvido e não contemplado nos encontros grupais. Para o processo de compreensão do material, utilizamos a metodologia proposta por González Rey, considerando as seguintes etapas: a produção de indicadores para a análise das temáticas emergidas nos grupos de Diálogo a partir da construção dos núcleos de sentido; síntese dos núcleos de sentido dos encontros grupais; análise das temáticas emergidas na entrevista a partir dos núcleos de sentido; e observações produzidas pelo diário de campo, consideradas em dois eixos de apresentação: o grupo e a Instituição. A análise deste material revelou-nos que o grupo Diálogo desenvolve um caráter ético/político, psicossocial e pedagógico em sua produção de cultura e conhecimento, contribuindo para a elaboração do sofrimento e das questões apresentadas na perspectiva da produção de uma subjetividade crítica
Abstract: The objective of this research was to characterize the dialogue with possibilities of psychological attention to the understanding of psychosocial processes in the Center for Psychosocial Care (CAPS) Casa Verde, and, in the Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) and, Universidade Estadual de ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL .) It is a genre of practice consistent with the principles of psychosocial thinking of Paulo Freire, assuming inter subjective relations that transcend its immediacy and affect other dimensions of social life. The research is justified by the opportunity to present and characterize a new praxis of psychological care that brings together, at the same time, the participation of all social actors who moves in the institution, focused on the search for understanding of many issues that cross their everyday lives psycho pedagogical, subjective and institutional - and required ethical and political positions, in addition to being able to contribute, even more, to think of this modality in other social contexts. In this perspective, while going deeper into psychological conception of subjectivity in historical and cultural of Freire‟s, we also approach the thoughts of the social psychologist Fernando L. González Rey, considering the dialogue as an enabler of strategy inherent in clinical psychological care psychosocial. This is a qualitative research, in a psychosocial perspective, and interventional, as the analysis of the implications of those that implied the field of intervention allows access to the subjective processes of institutional and social actors involved. The subjects were chosen intentionally, considering the participation of users, trainees, visitors and staff of Casa Verde Caps in groups Dialogue. There was not a predetermined number of participants, given that the resource used - group work - allowed a free and voluntary participation of the stakeholders. There were six meetings of the Dialogues, a regular weekly one-hour each groups, and the issues discussed related to the motivations, needs and interests of the participants in the group itself, with no defined topics. The development of work groups with the presence of a co-facilitator, aiming to share with the researcher's perceptions and interventions made in groups. In addition to group meetings, an interview was conducted with the co-facilitator, to evaluate the possible resonances of group work for those who participated. It also built a diary to record aspects and phenomena related to work, and do not contemplated in the group meetings. For the process of understanding the material, we use the methodology proposed by González Rey, considering the following steps: the production of indicators for the analysis of the themes emerging in dialogue groups from the construction of the units of meaning; synthesis of core meaning of group meetings, analysis of themes emerged in the interview from the core meaning, and observations made by field, taken on two forms of presentation: the group and the institution. The analysis of this material showed us that the group developed a dialogue ethical / political, psychosocial and educational in its production of culture and knowledge, contributing to the development of suffering and the issues presented in the context of the production of a critical subjectivity
Palavras-chave: dissertações
psicologia clínica
adolescentes
subjetividade
escuta (psicologia)
psicologia social
psicologia institucional
psicologia clínica da saúde
dissertations
clinical psychology
teenagers
subjectivity
listening
social psychology
institutional psychology
clinical health psychology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: SABIÁ, Pácifer Maia. O diálogo como comunicação e co-elaboração : possibilidade de intervenção psicossociais. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/157
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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