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Tipo do documento: Dissertação
Título: O suicídio na adolescência contemporânea: um dizer da psicanálise e a ética da escuta.
Autor: Oliveira, Ubiratan Pereira de 
Primeiro orientador: Barros, Paula Cristina Monteiro de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edilene Freire de
Segundo membro da banca: Zanotti, Susane Vasconcelos
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) analisa com preocupação os indicadores de suicídio, os quais apontam que o Brasil, além de não acompanhar a redução dos casos no mundo, apresenta números ainda mais expressivos na faixa etária de 15 a 19 anos. Esta pesquisa objetivou problematizar o protagonismo da passagem ao ato suicida do adolescente frente ao mal-estar contemporâneo, fazendo um contraponto entre as políticas universais de prevenção e a escuta singular ao sujeito. Situamos como a psicanálise se debruçou sobre o tema desde Freud e como, ao longo do tempo, apesar do avanço nas formulações teóricas, o suicídio persistiu como um enigma no texto freudiano. Na obra freudiana, as proposições sobre a identificação com o objeto perdido, a pulsão de morte e a desfusão pulsional serviram-nos de aporte teórico importante no que parece delinear uma metapsicologia do suicídio. A retomada da abordagem freudiana sobre o suicídio feita por Lacan, com as noções de acting out, como uma tentativa de endereçamento ao Outro, e a passagem ao ato, como um ato extremo diante da angústia, constituiu um avanço teórico e clínico importante para pensarmos a propensão ao agir na adolescência. A partir de uma leitura do mal-estar contemporâneo e de suas reverberações nos laços sociais, discutimos a passagem adolescente no cenário de declínio do referencial paterno que caracteriza o contexto atual. Este caminho possibilitou analisar o fato de a adolescência - marcada pela ambivalência e pela separação, tanto das referências físicas como simbólicas – remeter o sujeito às vulnerabilidades, riscos e atuações que o deixa muitas vezes em situações limite, vivendo a vida e flertando com a morte. No decorrer desta pesquisa, esbarramos e analisamos criticamente as políticas e estratégias de prevenção ao suicídio adotadas pela OMS e instituições correlatas, contrapondo a possibilidade de um dizer ético que a psicanálise concebe em relação ao tema. Este percurso nos desafia a buscar subsídios para pensar e propor estratégias de intervenção e dispositivos clínicos, que permitam ao sujeito adolescente construir um saber sobre si a partir do seu sofrimento, em que um endereçamento ao Outro se faça possível, a despeito de todas as dificuldades de organização dos serviços de saúde mental. O desafio proposto é de não recuar diante do suicídio na adolescência, o que impõe uma convocação da psicanálise à cena pública, não apenas enquanto técnica, mas principalmente enquanto uma ética que poderá reposicionar o sujeito diante do seu sofrimento, fazendo com que, do fim da linha, o dispositivo de escuta o auxilie a fazer um novo alinhavo para a sua vida.
Abstract: The World Health Organization (WHO) analyzes with concern the suicide indicators, which point out that Brazil doesn't follow the worldwide trend of case reduction but presents even more expressive numbers in the age group from 15 to 19 years. This research aimed to analyze the teenagers' protagonism in the transition to the suicide act, facing the contemporary malaise and making a counterpoint to the universal prevention policies and singular listening to subjects. We describe how psychoanalysis has focused on the topic since Freud and how, despite the advancements in theoretical formulations, suicide remained an enigma in Freudian texts. In Freudian texts, the propositions on the identification with the lost object, the death drive, and pulsional defusion served as an important theoretical framework that seems to outline a metapsychology of suicide. The revisiting of Freudian approach on suicide made by Lacan, with the concept of acting out as an attempt to address the Other, and the passage to the act, as an extreme act in face of the anguish of reality, constituted an important theoretical and clinical advancement to think about the propensity of acting in adolescence. Based on an interpretation of contemporary malaise and its reverberations in social relationships, we discuss the teenagers' passing in a scenario of a decline of the paternal reference that characterizes the current context. This path has allowed us to analyze that adolescence - marked by ambivalence and separation, both from physical and symbolic references - leads the subject to vulnerabilities, risks, and actions that often leave him in extreme situations, living life but flirting with death. In this research, we analyzed critically the policies and strategies of suicide prevention adopted by WHO and correlated institutions, opposing the possibility of an ethical discourse that psychoanalysis conceives regarding the subjects. This path challenges us to seek subsidies to think and propose intervention strategies and clinical dispositions, which allow the adolescent subject to build knowledge about himself based on his suffering, where an address to the Other becomes possible, despite all the difficulties of mental health services. The proposed challenge is not to retreat in the face of suicide in adolescence, which imposes a call for psychoanalysis to the public scene, not only as a technique but mainly as an ethic that can reposition the subject in the face of his suffering, making the listening as a basis for a new ground in their lives.
Palavras-chave: Dissertações
Suicídio
Comportamento suicida - Aspectos psicológicos
Adolescentes - Comportamento suicida
Escuta clínica
Psicanálise
Dissertations
Suicide
Suicidal behavior - Psychological aspects
Teenagers - Suicidal behavior
Clinical listening
Psychoanalysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: OLIVEIRA, Ubiratan Pereira de. O suicídio na adolescência contemporânea : um dizer da psicanálise e a ética da escuta. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1573
Data de defesa: 6-Abr-2022
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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