Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Ladjane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691104393962588por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Benedito Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286734462024652por
dc.contributor.referee1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Dionísio, Ângela Paiva-
dc.contributor.referee3Melo, Bárbara Olímpio Ramos de-
dc.contributor.referee4Lêdo, Amanda Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-06-14T17:59:34Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Ladjane dos Santos. Ensino interativo de gêneros: a escrita da resenha no curso de graduação em direito. 2022 323 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1588-
dc.description.resumoDiante dos crescentes estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias de gêneros, ainda consideramos tímido o número de pesquisas que se dediquem ao processo de ensino-aprendizagem de gêneros, como um todo, mas, especialmente, de gêneros acadêmicos. Dessa escassez em pesquisas e da vivência subjetiva como docente, ou mesmo como estudante de Pós-graduação, surge o desafio de explorar essa perspectiva, tomada a partir da experiência com turmas iniciantes em um curso de Direito. Com isso, esta tese parte da necessidade construir respostas ao seguinte questionamento: como os estudantes do curso de graduação em Direito respondem ao ensino do gênero resenha acadêmica, quando expostos ao ensino interativo de gêneros? De modo que nosso principal objetivo é analisar como os estudantes recém ingressantes no curso de graduação em Direito respondem ao ensino do gênero resenha acadêmica, quando expostos ao ensino interativo de gêneros, visando ao desenvolvimento da consciência crítica de gêneros e ao letramento acadêmico. Dessa forma, nosso corpus consiste em 74 exemplares de resenhas acadêmicas produzidas por esses estudantes, coletados em atividade aplicada em duas instituições privadas localizadas no interior do Estado de Pernambuco. Para análise, partimos do pressuposto de que o gênero agrega elementos linguísticos associados à sua função social e, por isso, os textos serão analisados considerando aspectos textuais e contextuais. Para tanto, partimos das contribuições dos Estudos Retóricos de Gêneros, representados nos trabalhos de Miller (2009); Bazerman (2015); Freedman (1993, 2003); Bhatia (2004); Devitt (2004; 2009); assim como da Linguística Sistêmico-Funcional (MARTIN; ROSE, 2015) e nas questões que envolvem o letramento acadêmico, a partir dos postulados de Street (2014), Lea e Street (2008), Bezerra e Lêdo (2019). Os resultados apontam para um ensino mais integrativo que pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes, de modo a tornar o acesso e a circulação na nova Comunidade Discursiva Acadêmica menos problemática para eles. A produção da resenha, por meio desse ensino interativo, decerto permitirá ao estudante o desenvolvimento de uma consciência crítica de gênero, aferível a longo prazo, o que somente poderemos constatar em pesquisas futuras. Esperamos, assim, poder contribuir para as discussões que emergem desse fértil ambiente da escrita acadêmica, não só compreendendo o gênero, mas sinalizando para a ampliação das possibilidades de ensino mais eficientes para o desenvolvimento do letramento acadêmico desses estudantes.por
dc.description.abstractIn view of the growing studies in the area of Language Sciences focused on the discussion of genre theories, we still consider the number of researches dedicated to the teaching-learning process of genres as a whole, but especially on genres to be small academics. From this lack of research and subjective experience as a teacher, or even as a graduate student, the challenge arises to explore this perspective, taken from the experience with groups beginning a Law course. Thus, this thesis starts from the need to build answers to the following question: how do undergraduate law students respond to the teaching of academic review genres, when exposed to interactive teaching of genres? So, our main objective is to analyze how students who have just entered the Law degree course respond to the teaching of the academic review genre, when exposed to interactive teaching of genres, aiming at the development of critical awareness of genres and academic literacy. Thus, our corpus consists of 74 copies of academic reviews produced by these students, collected in an applied activity in two private institutions located in the interior of the State of Pernambuco. For analysis, we assume that the genre aggregates linguistic elements associated with its social function and, therefore, the texts will be analyzed considering textual and contextual aspects. For that, we start from the contributions of Rhetorical Studies of Genre, represented in the works of Miller (2009); Bazerman (2015); Freedman (1993, 2003); Bhatia (2004); Devitt (2004; 2009); as well as Systemic-Functional Linguistics (MARTIN; ROSE, 2015) and issues involving academic literacy, based on the postulates of Street (2014), Lea and Street (2008), Bezerra and Lêdo (2019). The results point to a more integrative teaching that can contribute to student learning, in order to make access and circulation in the new Academic Discursive Community less problematic for them. The production of the review, through this interactive teaching, will certainly allow the student to develop a critical awareness of genre, measurable in the long term, which we will only be able to see in future research. We hope, thus, to be able to contribute to the discussions that emerge from this fertile environment of academic writing, not only understanding the genre, but also signaling the expansion of more efficient teaching possibilities for the development of these students' academic literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-06-14T17:59:34Z No. of bitstreams: 2 Ok_maria_ladjane_santos_pereira.pdf: 12793301 bytes, checksum: 2a3d5a22060401ea02ddef84aa549920 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T17:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_maria_ladjane_santos_pereira.pdf: 12793301 bytes, checksum: 2a3d5a22060401ea02ddef84aa549920 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectRedação acadêmicapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectAcademic writingeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subjectStudentseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEnsino interativo de gêneros: a escrita da resenha no curso de graduação em direito.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maria_ladjane_santos_pereira.pdfTese na íntegra12,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons