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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diversidade e inclusão nos jogos: proposta de comunicação para empresas de jogos com foco na comunidade LGBTQIA+.
Autor: Lima, Juliana de Andrade 
Primeiro orientador: Carvalho, Breno José Andrade de
Primeiro membro da banca: Rocha Júnior, Dario Brito
Segundo membro da banca: Campos, Ivelise Fortim de
Resumo: Com a economia digital atualmente, o marketing de conteúdo se tornou a principal ferramenta para o público alvo e empresas, e também, a representatividade nas redes sociais vem crescendo, fazendo com que as pessoas sejam mais ouvidas. Apesar de as empresas de jogos digitais estarem realizando mais representações de minorias sociais dentro dos seus jogos, ainda existem falhas de comunicação com o seu público. Diante disso, foi utilizado aportes teóricos sobre economia digital e marketing de conteúdo de Kotler (2017) e Rez (2016), acrescentando sobre representação nos jogos eletrônicos de Dias (2020), Ribeiro e Valadares (2018) e análise sobre as propagandas da representação LGBTQIA+ nos jogos de Piccinin (2019), Golçaves (2020) e Macalossi (2022). Este trabalho pretende focar como as empresas de jogos eletrônicos estão trabalhando o seu marketing de conteúdo com o público LGBTQIA+, a partir de uma mudança de comportamento das empresas, principalmente na última década, tendo como consequência a elaboração de um guia de comunicação de marketing de conteúdo para essas empresas. Para o desenvolvimento do guia foram realizadas três etapas: análise da comunicação nas redes sociais, pesquisa com o público e validação com os especialistas. “O Guia da Diversidade e Inclusão nos Jogos: Guia de comunicação e Marketing de conteúdo” possui três capítulos com total de onze tópicos, com fins de ajudar empresas a melhorar sua comunicação com o público LGBTQIA+ e principal ferramenta para uma plataforma de assinatura com atualizações do guia.
Abstract: With the digital economy today, content marketing has become the main tool for the target audience and companies, and also, the representation on social networks has been growing, making people more heard. Although digital game companies are making more representations of social minorities within their games, there are still failures in communication with their audience. In view of this, theoretical contributions on digital economy and content marketing by Kotler (2017) and Rez (2016) were used, adding on representation in electronic games by Dias (2020), Ribeiro and Valadares (2018) and analysis of representation advertisements. LGBTQIA+ in the games of Piccinin (2019), Golçaves (2020) and Macalossi (2022). This work intends to focus on how video game companies are working their content marketing with the LGBTQIA+ audience, based on a change in companies' behavior, especially in the last decade, resulting in the elaboration of a marketing communication guide for content for these companies. For the development of the guide, three steps were carried out: analysis of communication in social networks, research with the public and validation with experts. “The Game Diversity and Inclusion Guide: Communication and Content Marketing Guide” has three chapters with a total of eleven topics, with the aim of helping companies improve their communication with the LGBTQIA+ audience and main tool for a subscription platform with updates of the guide.
Palavras-chave: Dissertações
Comunicação em marketing
Jogos eletrônicos
Economia criativa
Minorias sexuais
Dissertations
Marketing communication
Electronic games
Creative economy
Sexual minorities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: LIMA, Juliana de Andrade. Diversidade e inclusão nos jogos : proposta de comunicação para empresas de jogos com foco na comunidade LGBTQIA+. 2022. 87 f Projeto de pesquisa (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1594
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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