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dc.creatorMorais, Lídya Rafaella da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6543944898620204por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Benedito Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286734462024652por
dc.contributor.referee1Moraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.contributor.referee2Pimentel, Renato Lira-
dc.date.accessioned2022-06-28T13:01:06Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationMORAIS, Lídya Rafaella da Silva. Identidade acadêmica em artigos científicos : uma análise comparativa da construção das vozes autorais por alunos de graduação. 2022. 169 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação e Inovação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1600-
dc.description.resumoAo longo de sua trajetória em um curso de graduação, o estudante sente a necessidade de construir uma identidade social que seja compatível com a sua comunidade acadêmica. Seus professores costumam fomentar expectativas sobre como deve se portar ao se deparar com os diversos gêneros que fazem parte dos eventos de letramento próprios do ambiente. Assim, propusemos uma pesquisa comparativa sobre a relação entre as formas de manifestação da voz autoral nos textos e a construção da identidade acadêmica por alunos de graduação. Para tanto, foi utilizado um corpus composto de 20 artigos científicos divididos em dois grupos de estudantes, o primeiro formado por 10 trabalhos de graduandos em Letras da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) que não foram publicados, e o segundo por 10 estudos de graduandos do mesmo curso de diferentes universidades brasileiras que foram publicados na Revista Ao Pé da Letra, criada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), podendo ter mais de uma autoria. Metodologicamente, apoiamo-nos na proposta integrativa de Castelló et al. (2011), que aborda a manifestação da voz nos textos utilizando um sistema composto por três dimensões de análise para ser usado no estudo da construção de textos em rascunho e finalizados, que integra a intertextualidade nas formas de citação e alusão proposta pelos autores, os recursos discursivos de posicionamento de Hyland (2005a), e os movimentos retóricos de Swales (1990). Nosso objetivo com este trabalho foi analisar comparativamente as formas de manifestação da voz autoral nesses dois grupos de textos, tomando-as como estratégias adotadas na construção da identidade acadêmica. Os resultados sugerem que, nos textos não publicados, a voz tende a ser menos intensa e categórica do que nos textos publicados, sendo menos enfática em suas colocações, enquanto nos textos efetivamente publicados há a presença de uma voz mais assertiva que demonstra um maior grau de confiança nas suas afirmações, investindo em argumentos que reivindicam uma identidade acadêmica própria. Deste modo, os dois grupos analisados apresentaram mais semelhanças do que diferenças, divergindo apenas quanto a alguns aspectos que refletem os propósitos finais de seus trabalhos, expressando uma voz que caracteriza os autores, demonstrando também que os estudantes são capazes de produzir textos acadêmicos, mas, ao mesmo tempo, ainda estão construindo suas identidades.por
dc.description.abstractThroughout their trajectory in an undergraduate course, students feel the need to build a social identity that is compatible with their academic community. Their teachers tend to raise expectations about how they should behave when faced with the different genres that are part of the literacy events that are typical of this environment. Thus, we proposed a comparative research on the relationship between the forms of expression of the authorial voice in texts and the construction of academic identity by undergraduate students. For this purpose, we used a corpus composed of 20 scientific articles divided into two groups of students, the first one consists of 10 articles written by Letters undergraduates from the Catholic University of Pernambuco (UNICAP), and the second one of 10 articles written by Letters undergraduates from different Brazilian universities that were published in the Journal Ao Pé da Letra, created by the Federal University of Pernambuco (UFPE), which may have more than one authorship. Methodologically, we relied on the integrative proposal of Castelló et al. (2011) that addresses the manifestation of voice in texts using a system composed of three dimensions of analysis to be used in the study of the construction of draft and finalized texts, which integrates intertextuality in the forms of citation and allusion proposed by the authors, the discursive resources of positioning presented by Hyland (2005a), and the rhetorical movements pointed out by Swales (1990). Our objective with this work was to comparatively analyze the forms of expression of the authorial voice in these two groups of texts, taking them as strategies adopted in the construction of academic identity. The results suggest that, in unpublished texts, the voice tends to be less intense and categorical than in published texts, being less emphatic in its placements, while in effectively published texts there is the presence of a more assertive voice that demonstrates a greater degree of confidence in their statements, investing in arguments that claim an academic identity of their own. Thus, the two groups analyzed presented more similarities than differences, differing only in some aspects that reflect the final purposes of their work, expressing a voice that characterizes the authors, and showing that the students are capable of producing academic texts, but, at the same time, they are still building their identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-06-28T13:01:06Z No. of bitstreams: 2 Ok_lidya_rafaella_silva_morais.pdf: 1113914 bytes, checksum: b5c286189ec29cf0c38429de4843b25c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T13:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_lidya_rafaella_silva_morais.pdf: 1113914 bytes, checksum: b5c286189ec29cf0c38429de4843b25c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectVozpor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectRedação acadêmicapor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectAcademic writingeng
dc.subjectUniversity studentseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleIdentidade acadêmica em artigos científicos: uma análise comparativa da construção das vozes autorais por alunos de graduação.por
dc.typeDissertaçãopor
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