Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1601
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos entre a terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise sobre o autismo.
Autor: Barreto, Lucila 
Primeiro orientador: Passos, Maria Consuêlo
Primeiro membro da banca: Lima, Rossano Cabral
Segundo membro da banca: Barros, Paula Cristina Monteiro de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer um diálogo entre a teoria Psicanalítica e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) acerca do autismo a fim de demonstrar as discordâncias e possíveis aproximações entre elas. Para tanto, descrevemos conceitos psicanalíticos de tradição inglesa como o desenvolvimento psíquico do bebê na sua relação com a mãe/cuidador e o ambiente facilitador (Winnicott, 1989), o desenvolvimento do psicossoma (1949), facilitação da emergência do self (Winnicott, 1971), dos objetos internos e externos (Klein, 1937) e o surgimento do desejo de conhecimento (Bion, 1867). Na terapia cognitivo-comportamental descrevemos as propostas do método ABA e TEACCH, assim como os principais aspectos do enfoque cognitivista que tem discutido o autismo enquanto uma questão de déficit cognitivo (Baron-Cohen, Leslie & Frith, 1985) dando ênfase nas discussões sobre os processos de atenção, memória, sensibilidade e estímulos à linguagem. Apesar das grandes distinções quanto ao método científico, à forma de cuidar terapeuticamente dos sujeitos com autismo e às diferentes expectativas de cura, uma possível articulação entre a Psicanálise e a TCC pode ser feita. A partir da neurociência e das discussões acerca do cérebro social (Laurentino, 2020), baseado na ideia da Teoria da Mente (ToM), concluímos que esta pode ser uma ponte entre ambas as teorias, respeitando as suas profundas distinções.
Abstract: The present study sets out to establish a dialogue between psychoanalytic theory and cognitive-behavioral therapy on autism in order to demonstrate the disagreements and possible approximations between them. To this end we describe psychoanalytic concepts of the English tradition, such as the psychic development of a baby and its relationship with the mother/carer and the facilitating environment (Winnicott, 1989), the development of the pychosome (Winnicott, 1949), facilitation of the emergence of the self objects (Klein, 1937) and the appearance of the desire for knowledge (Bion, 1967). In cognitive-behavioral therapy we describe the proposals of the ABA and TEACCH method, as well as the main features of the cognitivist approach . They have discussed autism as a question of cognitive deficit (Baron-Cohen, Leslie & Frith, 1985), emphasizing the discussions on the process of attention, memory, sensibility and stimuli of language. Despite the major distinctions regarding the scientific method, the way of caring therapeutically for the individuals with autism and the different expectations of cure, a possible articulation between psychoanalytic and cognitive-behavioral therapy can be established. For neuroscience and the discussions on the social brain (Laurentino, 2020), on the basis of the idea of the Theory of the Mind (ToM), we conclude that this may be a bridge between their two theories, respecting the profound differences.
Palavras-chave: Dissertações
Autismo
Psicanálise
Terapia cognitiva
Dissertations
Autism
Psychoanalysis
Cognitive therapy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: BARRETO, Lucila. Diálogos entre a terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise sobre o autismo. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1601
Data de defesa: 9-Mar-2022
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_lucila_barreto_monteiro_santos.pdfDissertação na íntegra642,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons