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dc.creatorBarreto, Lucila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818383070435295por
dc.contributor.advisor1Passos, Maria Consuêlo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776158790365624por
dc.contributor.referee1Lima, Rossano Cabral-
dc.contributor.referee2Barros, Paula Cristina Monteiro de-
dc.date.accessioned2022-06-28T13:32:39Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationBARRETO, Lucila. Diálogos entre a terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise sobre o autismo. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia Clínica, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1601-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo fazer um diálogo entre a teoria Psicanalítica e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) acerca do autismo a fim de demonstrar as discordâncias e possíveis aproximações entre elas. Para tanto, descrevemos conceitos psicanalíticos de tradição inglesa como o desenvolvimento psíquico do bebê na sua relação com a mãe/cuidador e o ambiente facilitador (Winnicott, 1989), o desenvolvimento do psicossoma (1949), facilitação da emergência do self (Winnicott, 1971), dos objetos internos e externos (Klein, 1937) e o surgimento do desejo de conhecimento (Bion, 1867). Na terapia cognitivo-comportamental descrevemos as propostas do método ABA e TEACCH, assim como os principais aspectos do enfoque cognitivista que tem discutido o autismo enquanto uma questão de déficit cognitivo (Baron-Cohen, Leslie & Frith, 1985) dando ênfase nas discussões sobre os processos de atenção, memória, sensibilidade e estímulos à linguagem. Apesar das grandes distinções quanto ao método científico, à forma de cuidar terapeuticamente dos sujeitos com autismo e às diferentes expectativas de cura, uma possível articulação entre a Psicanálise e a TCC pode ser feita. A partir da neurociência e das discussões acerca do cérebro social (Laurentino, 2020), baseado na ideia da Teoria da Mente (ToM), concluímos que esta pode ser uma ponte entre ambas as teorias, respeitando as suas profundas distinções.por
dc.description.abstractThe present study sets out to establish a dialogue between psychoanalytic theory and cognitive-behavioral therapy on autism in order to demonstrate the disagreements and possible approximations between them. To this end we describe psychoanalytic concepts of the English tradition, such as the psychic development of a baby and its relationship with the mother/carer and the facilitating environment (Winnicott, 1989), the development of the pychosome (Winnicott, 1949), facilitation of the emergence of the self objects (Klein, 1937) and the appearance of the desire for knowledge (Bion, 1967). In cognitive-behavioral therapy we describe the proposals of the ABA and TEACCH method, as well as the main features of the cognitivist approach . They have discussed autism as a question of cognitive deficit (Baron-Cohen, Leslie & Frith, 1985), emphasizing the discussions on the process of attention, memory, sensibility and stimuli of language. Despite the major distinctions regarding the scientific method, the way of caring therapeutically for the individuals with autism and the different expectations of cure, a possible articulation between psychoanalytic and cognitive-behavioral therapy can be established. For neuroscience and the discussions on the social brain (Laurentino, 2020), on the basis of the idea of the Theory of the Mind (ToM), we conclude that this may be a bridge between their two theories, respecting the profound differences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-06-28T13:32:39Z No. of bitstreams: 2 Ok_lucila_barreto_monteiro_santos.pdf: 657514 bytes, checksum: 5dfde6aaa80543cf310c717deddfc5df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T13:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_lucila_barreto_monteiro_santos.pdf: 657514 bytes, checksum: 5dfde6aaa80543cf310c717deddfc5df (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectTerapia cognitivapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectCognitive therapyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleDiálogos entre a terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise sobre o autismo.por
dc.typeDissertaçãopor
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