Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, José Ferreira de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199728451283691por
dc.contributor.advisor1Efken, Karl-Heinz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200543767832607por
dc.contributor.referee1Aciole, Moabe-
dc.contributor.referee2Rocha, Heitor Costa Lima da-
dc.date.accessioned2022-06-28T17:34:48Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationSOUSA, José Ferreira de Oliveira. Análise de discurso crítica sobre/da educação popular na Fundação Fé e Alegria do Brasil ¿ Filial Ceará. 2022 98 d. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Minter interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1602-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar criticamente o discurso sobre Educação Popular na Fundação Fé e Alegria do Brasil – Filial Ceará, de modo a identificar e compreender a concepção de educação proposta no material didático-pedagógico e sua tradução nas práticas educacionais dos colaboradores da Fundação, a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC), usando o modelo tridimensional de Fairclough (2003), importante método de análise discursiva das ciências sociais. Além disso, visa entender os processos metodológicos mobilizados nestas práticas. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa. Para tanto, também será utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, tendo o acervo da fundação como corpus a ser analisado. Nesse sentido, faremos uso da observação das práticas educacionais como meio de produzir dados importantes para a comparação da proposta educacional da fundação e sua tradução nas práticas dos seus colaboradores através dos instrumentos teóricos desses educadores. O embasamento teórico da proposta de pesquisa se dará por meio de autores como Ramalho e Resende (2011), Halliday (1991), Fairclough (2003), Freire (1987), Esclarin (2005), Paludo (2001), Streck (2006), Gyssels (2008), Castells (1999), Hall (2000), Neves (1996), Lakatos e Marconi (2010) e Triviños (1990). Finalmente, pudemos observar a influência direta e a importância dos aspectos ligados à metodologia da Educação Popular nas práticas educativas de Fé e Alegria, em Vazantes, apresentando a preocupação sempre consciente de causar transformação social nos espaços ao redor da comunidade.por
dc.description.abstractThis research aims to critically analyze the discourse on Popular Education at the Fé e Alegria do Brasil Foundation – Ceará Branch, in order to identify and understand the concept of education proposed in the didactic-pedagogical material and its translation into the educational practices of the Foundation's employees. From Critical Discourse Analysis, using Fairclough's (2003) three-dimensional model, an important method of discursive analysis in the social sciences. Furthermore, it aims to understand the methodological processes mobilized in these practices. The research consists of a qualitative approach, therefore, bibliographic and documentary research will also be used, having the foundation's collection as a corpus to be analyzed. In order to do so, we will make use of the observation of educational practices as a means of producing important data for the comparison of the Foundation's educational proposal and its translation into the practices of its collaborators through the theoretical instruments of these educators. The theoretical basis of the research proposal will be through authors such as Ramalho and Resende (2011), Halliday (1991), Fairclough (2003), Freire (1987), Esclarin (2005), Paludo (2001); Streck (2006), Gyssels (2008), Castells (1999), Hall (2000), Neves (1996), Lakatos and Marconi (2010) and Triviños (1990). Finally, we were able to observe the direct influence and importance of aspects linked to the methodology of Popular Education in the educational practices of Fé e Alegria, in Vazantes, presenting the always conscious concern of causing social transformation in the spaces around the community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-06-28T17:34:48Z No. of bitstreams: 2 Ok_jose_ferreira_oliveira_sousa.pdf: 1145473 bytes, checksum: e03210bd08ee408ff7863c9042fc0fc3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-28T17:34:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_jose_ferreira_oliveira_sousa.pdf: 1145473 bytes, checksum: e03210bd08ee408ff7863c9042fc0fc3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectFundação Fé e Alegria do Brasil - Cearápor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleAnálise de discurso crítica sobre/da educação popular na Fundação Fé e Alegria do Brasil – Filial Ceará.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_ferreira_oliveira_sousa.pdfDissertação na íntegra1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons