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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos produzidos pela música sobre a linguagem da criança com transtorno do espectro autista.
Autor: Nocrato, Yanne Maria Araújo 
Primeiro orientador: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Primeiro membro da banca: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Segundo membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: A música consiste numa manifestação artística que possui vasta possibilidade de despertar diferentes tipos de sentimentos, emoções e sensações em cada pessoa. Assim sendo, esta Dissertação tem como objetivo compreender os efeitos da música sobre a linguagem da criança com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa que se situa na interface da linguística com a psicanálise, considerando, na perspectiva da constituição da criança como sujeito/falante, mudanças no que diz respeito à linguagem e à relação do autista com o outro. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, mediante o estudo de caso, por apresentar uma maior compatibilidade com os objetivos pretendidos. A pesquisa ocorreu no município de Guaiúba, na residência da criança selecionada, que foi filmada em diversos momentos de interação com sua mãe. As sessões de filmagem foram realizadas, semanalmente, pela própria mãe que também introduziu determinadas canções, em algumas situações dessas interações. Tal procedimento de obtenção de resultados decorreu de adaptações feitas – nos procedimentos previstos anteriormente – adaptações que foram imprescindíveis para a realização do projeto, em virtude da condição de isolamento social em que o estado do Ceará se encontrava em razão da pandemia da covid 19. Por exemplo, deu-se a mudança de local onde a pesquisa foi realizada, pois antes era a escola que a criança frequentava e, posteriormente, passou a ser sua residência. A análise e a discussão dos resultados desta investigação indicaram que os jogos ritmados de que a criança participou, nas sessões destacadas, produziram efeitos em suas verbalizações e em sua interação com o outro. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir tanto para melhorar o convívio da criança, como para indicar estratégias que possam levar a alguma mudança de posição da criança com Transtorno do Espectro Autista na linguagem.
Abstract: Music is an artistic manifestation which possesses tremendous possibilities to awaken a variety of feelings, emotions and many different sensations in every person. Therefore, this dissertation aims to understand the effects of music on language development in children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). In it, we pursue research that lies on the interface between linguistics and psychoanalysis considering, from the perspective of the child’s transformation into a speech capable being, changes regarding language and the relationship with other people. The implemented methodology is of a qualitative nature, through case-observations, since it presents a higher level of compatibility with our goals. This research was done in the town of Guaiúba, Ceará at the residence of a selected child who was observed in interaction with his mother. The filming sessions were done on a weekly basis by the child’s mother who also introduced him to certain previously chosen songs throughout this period. Such a procedure for obtaining results was a consequence of certain adaptations to the original plans, adaptations absolutely necessary due to the social isolation period we have been going through. For example, there was a change with respect to the research location, initially set to be the school that the child goes to, which had to be changed to the residence. The analysis and the discussion of the results of this investigation indicate that rhythmic games in which the child was involved, during the sessions of observation do produce an effect on verbalization and also on the interaction with the others. We hope that this research will serve both to create a better family time and to indicate strategies that could positively change the approach to language for children with ASD.
Palavras-chave: Dissertações
Crianças com transtorno do espectro autista - Linguagem
Música na educação
Psicanálise e linguística
Autismo
Dissertations
Children with autism spectrum disorder - Language
Music in education
Psychoanalysis and linguistics
Autism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: NOCRATO, Yanne Maria Araújo. Efeitos produzidos pela música sobre a linguagem da criança com transtorno do espectro autista. 2022 145 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Minter interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1608
Data de defesa: 24-Fev-2022
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