Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Fabia Geórgia dos Santos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0521615704615658 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Benedito Gomes | - |
dc.contributor.referee1 | Vidal, José Sales | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Rossana Regina Guimarães Henz | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T14:44:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Fabia Geórgia dos Santos de. A produção de artigos científicos em cursos de pós-graduação : estratégias pedagógicas e seus resultado. 2022 95 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1609 | - |
dc.description.resumo | O ensino da escrita acadêmica baseada em gêneros textuais se orienta, no âmbito dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), por abordagens classificadas como explícitas, implícitas ou interativas, em que estas últimas contemplam tanto os aspectos do ensino explícito como a imersão em situações reais de interação requerida pelas abordagens implícitas. Esta dissertação tem o objetivo de analisar as abordagens utilizadas no ensino do gênero artigo científico na pós-graduação. Para este fim, foram analisadas, com base na abordagem sociorretórica e no modelo CARS (Create a Research Space), proposto por Swales (1990; 2004), as introduções de 30 artigos produzidos por pós-graduandos como trabalhos finais de disciplinas dos respectivos cursos. Os estudantes que participaram desta pesquisa são todos da área de ciências da linguagem. Adicionalmente, por meio de um questionário gerado no Google Forms, buscou-se captar as percepções dos alunos sobre aspectos pedagógicos e textuais-discursivos envolvidos na escrita. Assim, os resultados contribuem para a compreensão do processo de letramento do gênero e das estratégias pedagógicas que facilitam essa aquisição e permitem observar como se realizam as características linguísticas e retóricas desta comunidade. | por |
dc.description.abstract | The teaching of academic writing based on textual genres is guided, within the scope of Rhetorical Studies of Genres, by approaches classified as explicit, implicit, or interactive, in which the latter contemplates both aspects of explicit teaching and immersion in real situations of interaction required by implicit approaches. In this thesis, the aim was to analyze the approaches applied in teaching such a scientific article in higher studies. For this purpose, based on the socio-rhetorical approach and the CARS (Create a Research Space) model proposed by Swales (1990; 2004), the introductions of 30 articles written by post-graduate students as final works of subjects were analyzed. The students involved in this thesis came from the field of applied linguistics. Furthermore, through a questionnaire generated on Google platforms, we sought to capture the students' perceptions on the pedagogical and textual-discursive aspects involved in writing. Thus, the results contribute to the understanding of the genre's literacy process and the pedagogical strategies that facilitate this acquisition and to observe how the linguistic and rhetorical characteristics of this community are carried out. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-07-08T14:44:07Z No. of bitstreams: 2 Ok_fabia_georgia_santos_melo.pdf: 1699490 bytes, checksum: 2653d91961520108c5aefe2806861db5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-08T14:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_fabia_georgia_santos_melo.pdf: 1699490 bytes, checksum: 2653d91961520108c5aefe2806861db5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Dissertações | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | Retórica | por |
dc.subject | Dissertations | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject | Textual genres | eng |
dc.subject | Rhetoric | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | A produção de artigos científicos em cursos de pós-graduação: estratégias pedagógicas e seus resultado. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_fabia_georgia_santos_melo.pdf | Dissertação na íntegra | 1,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons