Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/161
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação do psicólogo : espaço acadêmicos de legitimação do saber de ofício
Autor: Nóbrega, Rafael Carvalho da 
Primeiro orientador: Caldas, Marcus Túlio
Primeiro membro da banca: Francisco, Ana Lúcia
Segundo membro da banca: Morato, Henriette Tognetti Penha
Resumo: Este Trabalho se propôs problematizar como a formação em Psicologia contempla espaços para o aluno de Psicologia perceber sua apropriação do saber de ofício, bem como sua legitimação. Partindo de considerações sobre a História da Psicologia e da formação de Psicólogos, chegamos a abordar temas como Aprendizagem Significativa e Conhecimento Tácito. Através da perspectiva Fenomenológica Existencial, desenvolvemos uma pesquisa com alunos de Graduação em Psicologia, oriundos de duas das mais bem conceituadas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco. Tal pesquisa proporcionou, através de suas narrativas, compreender suas experiências acerca de seus modos de incorporação, apropriação e legitimação do saber de ofício desta profissão. Por fim, estas compreensões nortearam reflexões sobre a formação em Psicologia e seus espaços de legitimação, além de sugerir novas propostas que possam contribuir para a formação profissional, dentro e fora do circuito acadêmico
Abstract: This Work intends to interrogate how Psychology achievements contemplate places for the student to perceive his own appropriation in his métier knowledge as well as his legitimacy. Departing from some considerations about the history of Psychology and its academic path, we approach themes as significative learning and tacit knowledge. Through the existential phenomenological perspective, we develop a research with Psychology undergraduate students, coming from two of the most important Universities of Pernambuco State in Brazil. Such investigation permitted, through a narrative mode, to comprehend the students experiences concerned to their modes of incorporating, appropriating and legitimating the métier knowledge of such profession. Finally, those comprehensions directed some reflexions about how Psychology achievements occur and what are the places for such legitimacy, besides to offer new proposes that may contribute for professional developments, either within or out the academic endeavors
Palavras-chave: dissertações
psicologia clínica
formação profissional
psicólogos
dissertations, clinical psychology, vocational training
psychologists
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: NÓBREGA, Rafael Carvalho da. Formação do psicólogo : espaço acadêmicos de legitimação do saber de ofício. 2006. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/161
Data de defesa: 1-Jan-2006
Appears in Collections:Psicologia Clinica



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.