Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1611
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aquisição de linguagem em aluno/Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva dos docentes: um estudo de caso. |
Autor: | Monte, Márcia Mesquita |
Primeiro orientador: | Carvalho, Glória Maria Monteiro de |
Primeiro membro da banca: | Leopoldino, Cláudio Bezerra |
Segundo membro da banca: | Barros, Isabela Barbosa do Rego |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar como as professoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE compreendem a questão da aquisição de linguagem no aluno com autismo. Para tal, seguimos a teoria psicanalitica, que amplia a concepção de língua e linguagem por meio da noção lacaniana de lalíngua. Recorremos a autores como Saussure, Lacan, Cláudia Lemos, dentre outros. Como metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo sido aplicado um questionário semiestruturado a um grupo, cuidadosamente escolhido, de quatro docentes da educação infantil que tivessem em comum o mesmo aluno com TEA, tendo sido os resultados obtidos, devidamente, transcritos na íntegra. Como resultados, este grupo de docentes expôs suas concepções sobre sujeito, linguagem, aquisição de linguagem, estratégias e inclusão desse aluno. Os resultados indicaram, então, uma predominância, na fala das docentes, de uma concepção biológica-cognitivista-comportamentalista de sujeito, de linguagem e de sua aquisição, com repercussões sobre a noção de inclusão. Esta Dissertação demonstrou também que, ao se incluir a noção de lalíngua no campo da linguagem, a consequência será alargar esse campo para além de seus limites preestabelecidos, aumentando o leque de possibilidades na relação entre a criança (aluno autista) e o outro (professor). Como visto pelas docentes, para alcançar o sucesso nessa empreitada, a formação e a capacitação dos professores precisam ser abordadas e incentivadas, pois assim, maiores serão os avanços desses alunos em sala de aula. |
Abstract: | The present study aimed to investigate how the teachers of a school in the Municipal Education Network of Fortaleza/CE understand the issue of language acquisition in students with autism. To this end, we follow the psychoanalytic theory, which expands the conception of language and language through the Lacanian notion of lalangue. We turn to authors such as Saussure, Lacan, Cláudia Lemos, among others. As a methodology, we carried out a qualitative research, of the case study type, having applied a semi-structured questionnaire to a carefully chosen group of four early childhood teachers who had the same student with ASD in common. The results obtained were carefully transcribed in full. As a result, this group of professors exposed their conceptions about the subject, language, language acquisition, strategies and inclusion of this student. The results then indicated a predominance, in the teachers' speech, of a biological-cognitivist-behavioralist conception of the subject, of language and of its acquisition, with repercussions on the notion of inclusion. This dissertation also demonstrated that, by including the notion of lalangue in the scope of language, the consequences are materialized in expanding this field beyond its pre-established limits and increasing the range of possibilities in the relationship between the child (autistic student) and the other (teacher). As seen by the teachers, in order to achieve success in this experience, the training and qualification of teachers need to be addressed and encouraged, because, in this way, the progress of these students in the classroom will be greater. |
Palavras-chave: | Dissertações Educação inclusiva Aquisição da linguagem Crianças com transtorno do espectro autista Dissertations Inclusive education Children with autism spectrum disorder Language acquisition |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Mestrado em Ciências da Linguagem |
Citação: | MONTE, Márcia Mesquita. Aquisição de linguagem em aluno/Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva dos docentes : um estudo de caso. 2022. 112 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Minter interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1611 |
Data de defesa: | 30-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_marcia_mesquita_monte.pdf | Dissertação na íntegra | 850,97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons