Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1616
Tipo do documento: Dissertação
Título: As vidas invisíveis importam também.
Autor: Câmara Júnior, José René 
Primeiro orientador: Cadena, Paulo Henrique Fontes
Primeiro membro da banca: Cabral, Flávio José Gomes
Segundo membro da banca: Alexandre, Jucieldo Ferreira
Resumo: O trabalho As vidas invisíveis importam também, tem por objetivo principal analisar as vidas dos escravizados a partir dos inventários. A contribuição da micro-história possibilitou compreender como os bens são descritos nos inventários, dando destaque para os escravizados, por exemplo, nome, gênero, idade, local de origem, ocupação e a saúde. Nessa pesquisa percebemos que os escravizados tinham valores econômicos e sociais relevantes, muito embora não fossem reconhecidos de forma explícita. Para chegarmos às nossas conclusões, utilizamos uma amostra de quatro inventários post-mortem como fonte histórica que contribuísse para entender a escravização no Recife entre os anos de 1830 e 1840. Esses arquivos que estão digitalizados e acondicionados no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Em virtude de educação passa por mudanças nos tempos atuais, principalmente com a pandemia do coronavírus, a educação vem ganhando mais destaque, concomitante com o uso de novas tecnologias. Em virtude disso, realizamos como produto final um paradidático intitulado Vidas invisíveis importam também que visa uma formação para os estudantes do 8º ano do Ensino fundamental. Este livro será disponibilizado em e-book e hospedado em plataformas digitais de distribuição de livros de forma gratuita. Sobre a consciência história proposta por Jörn Rüsen de que como os sujeitos interpretam as experiências de vida e de que maneira implica na identidade do estudante, observando rupturas e continuidades da história entendendo as relações de poder e sociabilidade com os donos dos escravizados e devido às circunstâncias atuais precisamos oferecer uma visibilidade às pessoas negras que há tempos são invisíveis.
Abstract: El trabajo Las vidas invisibles también importan, hay cómo principal objetivo analizar la vida de los esclavizados a partir de inventarios. El aporte de la microhistoria permitió comprender cómo se describen los bienes en los inventarios, destacando a los esclavizados, por ejemplo, nombre, género, edad, sitio de origen, ocupación y salud. En esta investigación, nos dimos cuenta de que los esclavizados tenían valores económicos y sociales relevantes, aunque no fueron reconocidos explícitamente. Para llegar a nuestras conclusiones, utilizamos una muestra de cuatro inventarios post-mortem como fuente histórica que llevaron a comprender la esclavitud en Recife entre los años 1830 y 1840. Estos archivos están digitalizados y almacenados en el Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Debido al facto de que la educación está experimentando cambios en los tiempos actuales, especialmente con la pandemia del coronavirus, la educación hay ganando más protagonismo, concomitante con el uso de nuevas tecnologías. Como resultado, producimos como producto final un paradidáctico titulado intitulado Vidas invisibles también importan: esclavitud, salud, el trabajo en debate (Vidas invisíveis importam também: a escravização, a saúde, o trabalho em questão) destinado a formar a los alumnos de 8º grado en la escuela primaria. Este libro estará disponible como libro electrónico (e-book) y se alojará en plataformas de distribución de libros digitales de forma gratuita. Sobre la conciencia histórica propuesta por Jörn Rüsen de cómo los sujetos interpretan las vivencias y cómo implica la identidad del estudiante, observando rupturas y continuidades de la historia, entendiendo las relaciones de poder y sociabilidad con los dueños de los esclavizados y por las circunstancias que hoy necesitamos. para dar visibilidad a los negros invisibles desde hace mucho tiempo.
Palavras-chave: Dissertações
Escravidão - Recife (PE) - História
Escravos - Educação
Inventários
Dissertations
Slavery - Recife (PE) - History
Slaves - Education
Inventories
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: CÂMARA JÚNIOR, José René. As vidas invisíveis importam também. 2021. 85 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1616
Data de defesa: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OK_jose_rene_camara_junior.pdfDissertação na íntegra11,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons