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dc.creatorLima, Victor Hugo D'Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390295390550789por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Nadia Pereira Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Santos, Kelly Cristine Martins dos-
dc.contributor.referee2Filgueiras, Arthur de Araújo-
dc.contributor.referee3Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee4Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.date.accessioned2022-08-30T18:31:42Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationLIMA, Victor Hugo D'Albuquerque. O sucesso : uma análise do discurso publicitário de/sobre o sucesso em centros universitários privados. 2022. 155 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1619-
dc.description.resumoA presente tese contempla a análise do enunciado “Sucesso”, sua formação discursiva e efeitos de sentido na publicidade dos principais Centros Universitários privados de Pernambuco - em sua circulação e força na mídia, sob a ótica da teoria e procedimento metodológico da AD Francesa, identificando o poder do mercado de interpelar ideologicamente o sujeito, assumindo que o texto é o lugar material em que se dá a relação entre língua e ideologia e a produção de efeitos. Tem por objetivo analisar a memória discursiva na publicidade de instituições de ensino superior privadas brasileiras, observando possíveis regularidades no uso do Sucesso e seus efeitos de sentido correlacionando a linguagem publicitária como expressão da formação ideológica, política e econômica dominante, que compõem suas condições de produção e interdiscurso derivados; apontar para os efeitos do discurso publicitário como espetáculo em nossa formação social; discutir as relações entre as interpelações ideológicas das publicidades (corpus), antecipação e seus possíveis efeitos no sujeito, relacionando com a mídia e mercado. A Metodologia consistiu em coleta e análise de peças publicitárias e comunicações institucionais veiculadas nos últimos cinco anos e coletadas no Instagram® dos sete principais Centros Universitários privados de Recife-PE, de acordo com o ranking de IGCs do MEC 2021: (Unibra; Unit; UniFBV; UniNassau; UniNabuco; UniFG; Estácio), de qualidade reconhecida pelo MEC com IGCs 3, 4 ou 5. Foram mobilizados prioritariamente para a análise, os conceitos de Formação Discursiva, Memória Discursiva, Interdiscurso, Condições de Produção, Formação Imaginária, Paráfrase e Polissemia. Utilizando a AD foram analisados os discursos de peças publicitárias e comunicações institucionais destas instituições de ensino superior privadas (Corpus) que abordam o sucesso, estruturando um comparativo, registrando similaridades e regularidades e identificando seu alinhamento à FD capitalista do sucesso. Pode-se observar como resultado desta pesquisa, o alinhamento dos discursos das várias IES privadas analisadas com a ‘FD capitalista do sucesso’, conceito desenvolvido ao longo deste trabalho, mostrando uma regularidade na promessa discursiva.por
dc.description.abstractThe present thesis contemplates the analysis of the utterance “Sucesso”, its discursive formation and effects of meaning in the publicity of the main private University Centers of Pernambuco - in its circulation and strength in the media, from the perspective of the theory and methodological procedure of the French AD, identifying the power of the market to ideologically challenge the subject, assuming that the text is the material place where the relationship between language and ideology and the production of effects takes place. It aims to analyze the discursive memory in the advertising of Brazilian private higher education institutions, observing possible regularities in the use of Success and its meaning effects, correlating the advertising language as an expression of the dominant ideological, political and economic formation, which make up its production conditions. and interdiscourse derivatives; point to the effects of advertising discourse as a spectacle in our social formation; to discuss the relationships between the ideological interpellations of advertisements (corpus), anticipation and their possible effects on the subject, relating to the media and the market. The Methodology consisted of collecting and analyzing advertising pieces and institutional communications published in the last five years and collected on Instagram® from the seven main private University Centers in Recife-PE, according to the MEC 2021 IGCs ranking: (Unibra; Unit; UniFBV; UniNassau; UniNabuco; UniFG; Estácio), of quality recognized by the MEC with IGCs 3, 4 or 5. The concepts of Discursive Formation, Discursive Memory, Interdiscourse, Production Conditions, Imaginary Formation, Paraphrase were primarily mobilized for the analysis. and Polysemy. Using AD, the discourses of advertising pieces and institutional communications of these private higher education institutions (Corpus) that approach success were analyzed, structuring a comparative, registering similarities and regularities and identifying their alignment with the capitalist FD of success. As a result of this research, one can observe the alignment of the discourses of the various private HEIs analyzed with the 'capitalist FD of success', a concept developed throughout this work, showing a regularity in the discursive promise.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-08-30T18:31:41Z No. of bitstreams: 2 Ok_victor_hugo_dalbuqueque_lima.pdf: 3098196 bytes, checksum: 0e03a56ad0fef1edb8277c6bccf524d5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-30T18:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_victor_hugo_dalbuqueque_lima.pdf: 3098196 bytes, checksum: 0e03a56ad0fef1edb8277c6bccf524d5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-06-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectPublicidade - Discursospor
dc.subjectComunicação - Discursospor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subjectSuccesseng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectAdvertising - Speecheseng
dc.subjectCommunication - Speecheseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO sucesso: uma análise do discurso publicitário de/sobre o sucesso em centros universitários privados.por
dc.typeTesepor
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