Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Kamyla Pradines-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658334388017965por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Benedito Gomes-
dc.contributor.referee1Moraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.contributor.referee2Ledo, Amanda Cavalcante de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-09-06T17:01:49Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Kamyla Pradines. Escrita acadêmica : construção de padrões de recorrência retórica entre resumos e introduções de artigos científicos de graduandos e especialistas. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1625-
dc.description.resumoÀ medida que ingressa na universidade, o estudante precisa desenvolver práticas de escrita de gêneros textuais acadêmicos. Textos produzidos por graduandos podem não compartilhar os mesmos propósitos daqueles produzidos por autores experientes, bem como o nível de familiaridade com os gêneros textuais não é o mesmo entre esses dois grupos de autores. O estudante novato precisa lidar com gêneros específicos do ambiente universitário, dentre os quais se destaca o artigo científico e, nele, o resumo e a introdução como portas de entrada ao texto na íntegra. É de se esperar que haja uma relação de continuidade entre o resumo e a introdução do artigo, do ponto de vista das informações incluídas e de sua distribuição nos respectivos movimentos retóricos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar comparativamente, à luz da teoria de gêneros swalesiana, a distribuição das informações entre o resumo e a introdução do artigo científico de dois grupos de autores: os autores iniciantes e os especialistas da Linguística. Para tanto, serão selecionados 20 artigos, sendo 10 produzidos por graduandos e 10 produzidos por especialistas, os textos serão submetidos à análise de sua organização retórica a partir do modelo CARS (1990) e do modelo de Biasi-Rodrigues (1998). Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que as seções partilham de informações similares, mas, em alguns casos, de natureza cognitiva distinta. Observamos ainda que seções de resumo e introdução produzidas por graduandos não realizam na íntegra as unidades retóricas esperadas para elas. E, como uma possível remediação, foi observado, entretanto, que as seções poucas vezes assumem papel de intercambiar informações que foram omitidas em uma delas. E, no que tange as seções produzidas por especialistas, notamos que a maioria realiza as unidades retóricas esperadas. Logo, a distribuição de informações entre as seções se deu muito mais no sentido de reiterar algo previamente dito ou ampliar o detalhamento no relato das informações. Em suma, o intercâmbio de informações se mostrou mais recorrente nos artigos de graduandos.por
dc.description.abstractAs they enter the university, the student needs to develop writing practices in academic textual genres. Texts produced by undergraduates may not share the same purposes as those produced by experienced authors, and the level of familiarity with textual genres is not the same between these two groups of authors. The novice student needs to deal with specific genres of the university environment, among which the scientific article stands out and, in it, the abstract and introduction as gateways to the full text. It is to be expected that there is a relationship of continuity between the abstract and the introduction of the article, from the point of view of the information included and its distribution in the respective rhetorical movements. Therefore, the objective of this work is to comparatively analyze, in the light of Swalesian genre theory, the distribution of information between the abstract and the introduction of the scientific article of two groups of authors: the novice authors and the specialists of Linguistics. For that, 20 articles will be selected, 10 produced by undergraduates and 10 produced by specialists, the texts will be submitted to the analysis of their rhetorical organization from the CARS model (1990) and the Biasi-Rodrigues model (1998). The results obtained in this research indicate that the sections share similar information, but, in some cases, of a different cognitive nature. We also observed that summary and introduction sections produced by undergraduates do not fully realize the rhetorical units expected for them. And, as a possible remedy, it was observed, however, that the sections rarely assume the role of exchanging information that was omitted in one of them. And, regarding the sections produced by specialists, we noticed that most perform the expected rhetorical units. Therefore, the distribution of information between the sections was much more in the sense of reiterating something previously said or expanding the detail in the reporting of information. In short, the exchange of information was more recurrent in undergraduate articles.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-09-06T17:01:49Z No. of bitstreams: 2 Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdf: 1575901 bytes, checksum: b1d43e501a7be7cc6edea0e1c99b0dc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T17:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdf: 1575901 bytes, checksum: b1d43e501a7be7cc6edea0e1c99b0dc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectRedação acadêmicapor
dc.subjectGêneros textuais - Resumospor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectAcademic writingeng
dc.subjectTextual Genres - Abstractseng
dc.subjectRhetoriceng
dc.subjectUniversity studentseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleEscrita acadêmica: construção de padrões de recorrência retórica entre resumos e introduções de artigos científicos de graduandos e especialistas.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdfDissertação na íntegra1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons