Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Kamyla Pradines | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6658334388017965 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Benedito Gomes | - |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Antonio Henrique Coutelo de | - |
dc.contributor.referee2 | Ledo, Amanda Cavalcante de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T17:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Kamyla Pradines. Escrita acadêmica : construção de padrões de recorrência retórica entre resumos e introduções de artigos científicos de graduandos e especialistas. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1625 | - |
dc.description.resumo | À medida que ingressa na universidade, o estudante precisa desenvolver práticas de escrita de gêneros textuais acadêmicos. Textos produzidos por graduandos podem não compartilhar os mesmos propósitos daqueles produzidos por autores experientes, bem como o nível de familiaridade com os gêneros textuais não é o mesmo entre esses dois grupos de autores. O estudante novato precisa lidar com gêneros específicos do ambiente universitário, dentre os quais se destaca o artigo científico e, nele, o resumo e a introdução como portas de entrada ao texto na íntegra. É de se esperar que haja uma relação de continuidade entre o resumo e a introdução do artigo, do ponto de vista das informações incluídas e de sua distribuição nos respectivos movimentos retóricos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar comparativamente, à luz da teoria de gêneros swalesiana, a distribuição das informações entre o resumo e a introdução do artigo científico de dois grupos de autores: os autores iniciantes e os especialistas da Linguística. Para tanto, serão selecionados 20 artigos, sendo 10 produzidos por graduandos e 10 produzidos por especialistas, os textos serão submetidos à análise de sua organização retórica a partir do modelo CARS (1990) e do modelo de Biasi-Rodrigues (1998). Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que as seções partilham de informações similares, mas, em alguns casos, de natureza cognitiva distinta. Observamos ainda que seções de resumo e introdução produzidas por graduandos não realizam na íntegra as unidades retóricas esperadas para elas. E, como uma possível remediação, foi observado, entretanto, que as seções poucas vezes assumem papel de intercambiar informações que foram omitidas em uma delas. E, no que tange as seções produzidas por especialistas, notamos que a maioria realiza as unidades retóricas esperadas. Logo, a distribuição de informações entre as seções se deu muito mais no sentido de reiterar algo previamente dito ou ampliar o detalhamento no relato das informações. Em suma, o intercâmbio de informações se mostrou mais recorrente nos artigos de graduandos. | por |
dc.description.abstract | As they enter the university, the student needs to develop writing practices in academic textual genres. Texts produced by undergraduates may not share the same purposes as those produced by experienced authors, and the level of familiarity with textual genres is not the same between these two groups of authors. The novice student needs to deal with specific genres of the university environment, among which the scientific article stands out and, in it, the abstract and introduction as gateways to the full text. It is to be expected that there is a relationship of continuity between the abstract and the introduction of the article, from the point of view of the information included and its distribution in the respective rhetorical movements. Therefore, the objective of this work is to comparatively analyze, in the light of Swalesian genre theory, the distribution of information between the abstract and the introduction of the scientific article of two groups of authors: the novice authors and the specialists of Linguistics. For that, 20 articles will be selected, 10 produced by undergraduates and 10 produced by specialists, the texts will be submitted to the analysis of their rhetorical organization from the CARS model (1990) and the Biasi-Rodrigues model (1998). The results obtained in this research indicate that the sections share similar information, but, in some cases, of a different cognitive nature. We also observed that summary and introduction sections produced by undergraduates do not fully realize the rhetorical units expected for them. And, as a possible remedy, it was observed, however, that the sections rarely assume the role of exchanging information that was omitted in one of them. And, regarding the sections produced by specialists, we noticed that most perform the expected rhetorical units. Therefore, the distribution of information between the sections was much more in the sense of reiterating something previously said or expanding the detail in the reporting of information. In short, the exchange of information was more recurrent in undergraduate articles. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-09-06T17:01:49Z No. of bitstreams: 2 Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdf: 1575901 bytes, checksum: b1d43e501a7be7cc6edea0e1c99b0dc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-06T17:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdf: 1575901 bytes, checksum: b1d43e501a7be7cc6edea0e1c99b0dc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-22 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Pós-Graduação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências da Linguagem | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Dissertações | por |
dc.subject | Redação acadêmica | por |
dc.subject | Gêneros textuais - Resumos | por |
dc.subject | Retórica | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Dissertations | eng |
dc.subject | Academic writing | eng |
dc.subject | Textual Genres - Abstracts | eng |
dc.subject | Rhetoric | eng |
dc.subject | University students | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
dc.title | Escrita acadêmica: construção de padrões de recorrência retórica entre resumos e introduções de artigos científicos de graduandos e especialistas. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_kamyla_pradines_guimaraes.pdf | Dissertação na íntegra | 1,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons