Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Helena Peixoto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707144952393182por
dc.contributor.advisor1Rocha, Zeferino de Jesus Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1077087900721074por
dc.contributor.advisor-co1Pereira Filho, Antonio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1687140974197600por
dc.contributor.referee1Coutinho, Luciana Gageiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2308234336807405por
dc.contributor.referee2Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:38Z-
dc.date.available2012-10-19-
dc.date.issued2012-04-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Helena Peixoto de. O manejo da transferência e contratransferência na relação, professor e aluno adolescente : sua função no processo de aprendizagem. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/162-
dc.description.resumoA pesquisa articula Psicanálise e Educação, trata da relação professor-aluno adolescente e discute sua importância para a efetivação da aprendizagem. Como temática central, destaca-se o processo da transferência e da contratransferência na perspectiva psicanalítica. O estudo da transferência teve como referencial teórico os textos de Freud no contexto evolutivo de sua obra. Como o conceito de contratransferência foi pouco trabalhado por Freud, recorremos a alguns pós-freudianos para fundamentar nosso estudo; dentre estes ressaltamos as contribuições de Sándor Ferenczi, Paula Heimann, Pierre Fèdida e Luís Cláudio Figueiredo. Os processos da transferência e da contratransferência, que podem ser observados em qualquer relacionamento interpessoal, ganham importância diferenciada no âmbito da relação professor-aluno adolescente. Partindo da convicção de que o manejo da transferência e da contratransferência, na relação professor-aluno adolescente, tem um impacto positivo, ou negativo, sobre o processo da aprendizagem, desenvolvemos a presente pesquisa de natureza qualitativa, observando e escutando professores e alunos acerca de suas experiências no contexto escolar. O locus da pesquisa foi a Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Madeiros, localizada no município de Garanhuns (PE), no bairro Magano. Quanto aos resultados alcançados, verificamos, nas narrativas dos professores, fatos que indicam relações positivas, alicerçadas no respeito, admiração e vínculos de amizade. As maiores dificuldades indicadas pelos professores para o estabelecimento de uma boa relação com os alunos foram a falta de respeito, a rebeldia e a agressividade. Quanto aos alunos adolescentes, a afetividade permeia suas relações com os professores e constrõe vínculos positivos de admiração, mas existem também aqueles que se distanciam dos professores devido à rigidez com que são tratados e à desconfiança que este tratamento provoca. A maioria dos alunos apresenta um melhor desempenho nas disciplinas com as quais mantêm um bom relacionamento com o professor. A pesquisa pretende também contribuir para a comunidade escolar, favorecendo uma nova forma de entendimento dos fatores que podem concorrer para uma melhor eficácia do processo de aprendizagempor
dc.description.abstractThe research articulates Psychoanalysis and Education, approaches the teacher-teenager student relationship and discusses its importance for an effective learning. As a central theme, the process of transference and counter-transference is highlighted into the psychoanalytic perspective. The study of transference has as theorical reference Freud s writings in the evolutive context of his work. As the concept of counter-transference has been little explored by Freud, we resorted to some post-Freudian in order to base our study among them we highlight the contributions of Sandor Ferenczi, Paula Heimann, Pierre Fèdida and Luis Cláudio Figueiredo. The transference and counter-transference that con be observed in any interpersonal relationship, gains differentiated importance in the teacher-teenager student context. Based on the conviction that the management of transference and counter-transference in the teacher-teenager student relationship has a positive or negative impact on the learning process, we developed the current qualitative- nature research, by watching and listening teachers and students about their experiences into the school context. The locus of the research was the school of reference in High School Madeiros Francisco of Garanhuns (PE) in Magano neighborhood. As for reached results, according to the teacher s narratives, we found facts indicating positive relationships, based on respect, admiration and friendship bonds. The greatest difficulties pointed by the teachers to establish a good relationship with students were lack of respect, rebellion and aggression. As for teenagers students affectivity permeates their relationship with the teacher and builds positive bonds of admiration, but there also those ones who set apart from the teacher due to the way they are treated and the suspicion provoked by this treatment. Most students show a better performance in subjects with which they have a good relationship with the teacher. The research also intends to contribute to the school community , by promoting a new understanding of factors that may contribute to a better efficiency of the learning processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_maria_helena.pdf: 3081569 bytes, checksum: 160e02182c3b78794b17dff901d45aaf (MD5) Previous issue date: 2012-04-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectcontratransferência (psicologia)por
dc.subjecttransferência (psicologia)por
dc.subjectpsicanálise e educaçãopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectprofessores e alunospor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectdissertationseng
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectcountertransference (psychology)eng
dc.subjecttransference (psychology)eng
dc.subjectpsychoanalysis and educationeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectteacher-student relationshipseng
dc.subjectteenagerseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO manejo da transferência e contratransferência na relação, professor e aluno adolescente : sua função no processo de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_maria_helena.pdf3,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.