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Tipo do documento: Tese
Título: Fidelidade inconteste à igreja católica e abertura aos mundos religioso e secular: a mística cristã de Chiara Lubich.
Autor: Koury, Jussara Rocha 
Primeiro orientador: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Primeiro membro da banca: Aragão, Gilbraz de Souza
Segundo membro da banca: Marques, Luiz Carlos Luz
Terceiro membro da banca: Faria, Evangelina Maria Brito de
Quarto membro da banca: Pereira, Maria Teresa Nobre
Resumo: Esta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco, debruçou-se sobre a mística cristã de Chiara Lubich, fundadora da Obra de Maria (Movimento dos Focolares), que teve seu início durante a Segunda Guerra Mundial, na cidade de Trento, norte da Itália. Definido o objeto da tese, o problema aflorou a partir de dois questionamentos: como a mística de Chiara Lubich foi além dos muros monásticos e abriu as portas para o mundo contemporâneo sem negligenciar seu caráter cristocêntrico? É possível uma mística plenamente alinhada, obediente à Igreja Católica enquanto instituição, ultrapassar seus muros, inundar mundos seculares, sem romper com a própria Igreja? Eis, então, o problema que serviu de fio condutor para esta nossa tese. Nosso objetivo geral ficou assim definido: situar o impacto da mística cristã de Chiara Lubich sob o prisma de sua fidelidade inconteste à Igreja Católica e de sua abertura aos mundos religioso e secular. Os trilhos foram definidos pelos objetivos específicos: traçar uma panorâmica acerca das ideologias e da Igreja Católica na primeira metade do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial; identificar lampejos de mística na infância e juventude de Chiara Lubich; analisar a evolução da mística cristã da Igreja Católica até a primeira metade do século XX; investigar a experiência mística de Chiara Lubich; e especificar o rompimento de muros no mundo religioso e a inundação no mundo secular provocados pela mística de Chiara Lubich. Entre os teóricos que utilizamos, destacamos Eric Hobsbawn e Giacomo Medina, que nos deram aportes importantes para a história da guerra e da Igreja, respectivamente; Bernard McGinn, com seu arcabouço sobre mística, além da grande contribuição que encontramos em Roger Bastide sobre o mesmo assunto; Johann Baptist Metz e sua proposta de uma “mística de olhos abertos”, que vai em direção ao mundo, sobretudo em busca daqueles que mais sofrem, para encontrar a face de Deus e mergulhar em seu mistério; a história de Chiara, respaldada pelos jornalistas Jim Gallagher (escocês) e Armando Torno (italiano); e a farta bibliografia disponível sobre os aspectos de sua mística, sobretudo o que ela mesma escreveu e deixou como legado, não apenas para os membros do Movimento, mas para a Igreja e para a humanidade. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, respaldamos nossa metodologia em Cecília Minayo e perseguimos duas diretrizes: a primeira, documental, sobretudo em documentos oriundos do acervo disponibilizado sobre Chiara Lubich pelos sites oficiais do Movimento dos Focolares e do Vaticano; e a segunda, bibliográfica, cuja revisão perpassa os aspectos e autores já mencionados, além de outros, inclusive a própria Chiara. Como resultado, concluímos que a mística de Chiara Lubich impactou positivamente tanto o mundo religioso quanto o mundo secular em várias direções. No que se refere ao primeiro, a proposição de vivência de um cristianismo comprometido com a vida cotidiana, e, como uma de suas consequências, a construção de diálogos com diversas denominações cristãs na direção do ecumenismo e do diálogo inter-religioso; em relação ao segundo, a atuação nos campos do mundo moderno: na economia, na política, na cultura, na preservação do meio ambiente, na educação – em especial na Educação para a Paz, propostas que apontam para o estabelecimento de relações mais justas e respeitosas para com as diferenças. Portanto, uma mística que permeia as relações humanas em sua diversidade.
Abstract: This thesis, presented to the Postgraduate Program in Religion Sciences of the Catholic University of Pernambuco, sheds light over the Christian mystique of Chiara Lubich, founder of the Society of Mary (Focolare Movement), which began during the Second World War, in the city of Trento, northern Italy. After outlining the object of the thesis, the problem emerged from two questions: how did Chiara Lubich's mystique go beyond the monastic walls and opened the doors to the contemporary world without neglecting its Christocentric character? Is a fully aligned mystique, obedient to the Catholic Church as an institution, to overcome its walls, flooding secular worlds, without breaking with the Church itself, even feasible? This, then, is the problem that served as a streamline for our thesis. Our general objective was thus defined: to situate the impact of Chiara Lubich's Christian mysticism under the prism of her undisputed fidelity to the Catholic Church and her openness to the religious and secular worlds. The trails were defined by the specific objectives: to draw an overview of the ideologies and the Catholic Church in the first half of the 20th century, during the Second World War; to identify flashes of mystique in the childhood and youth of Chiara Lubich; to analyze the evolution of the Christian mystique of the Catholic Church until the first half of the 20th century; to investigate the mystical experience of Chiara Lubich; and to specify the rupture of walls in the religious world and the flood in the secular world caused by the mystique of Chiara Lubich. Among the theorists we use, we highlight Eric Hobsbawn and Giacomo Medina, who gave us important contributions to the history of war and the Church, respectively; Bernard McGinn, with his framework on mysticism, in addition to the great contribution we found in Roger Bastide on the same subject; Johann Baptist Metz and his proposal for a “mystique with open eyes”, which goes towards the world, especially in search of those who suffer most, to find the face of God and dive into his mystery; the story of Chiara, supported by journalists Jim Gallagher (Scottish) and Armando Torno (Italian); and the abundant bibliography available on the aspects of her mystique, especially what she herself wrote and left as a legacy, not only for the members of the Movement, but for the Church and for humanity. As this is a qualitative research, we support our methodology in Cecilia Minayo and pursue two guidelines: the first, documentary, especially in documents from the collection made available on Chiara Lubich by the official websites of the Focolare Movement and the Vatican; and the second, bibliographic, whose review goes through the aspects and authors already mentioned, as well as others, including Chiara herself. As a result, we conclude that Chiara Lubich's mystique positively impacted both the religious and secular world in various directions. With regard to the first, the proposition of experiencing a Christianity committed to daily life, and, as one of its consequences, the construction of dialogues with various Christian denominations towards ecumenism and interreligious dialogue; regarding the second, we highlight the works in fields of the modern world: economics, politics, culture, preservation of the environment, education – especially in Education for Peace, proposals that point to the establishment of fairer and more respectful relations with differences. Therefore, a mystique that permeates human relations in their diversity.
Questa tesi, presentata al Corso di Laurea Magistrale in Scienze Religiose, presso la UNICAP, Universidade Católica de Pernambuco, si è concentrata sulla mistica cristiana di Chiara Lubich, fondatrice dell'Opera di Maria (Movimento dei Focolari), che ha avuto il suo inizio durante la Seconda Guerra Mondiale, nella città di Trento, situata nell’Italia settentrionale. Una volta definito l'oggetto della tesi, sono stati sviluppati due interrogativi: come ha fatto il misticismo di Chiara Lubich ad oltrepassare le mura monastiche e ad aprire le porte alla contemporaneità senza trascurare il suo carattere cristocentrico? È possibile, per un mistico pienamente allineato, obbediente alla Chiesa cattolica come istituzione, andare oltre le sue mura e inondare i mondi secolari, senza rompere con la Chiesa stessa? Ecco dunque la questione, che è stata il filo conduttore della nostra tesi. Il nostro obiettivo generale è stato così definito: situare l'impatto della mistica cristiana di Chiara Lubich attraverso il prisma della sua indiscussa fedeltà alla Chiesa cattolica e della sua apertura al mondo religioso e secolare. I percorsi sono stati definiti dagli obiettivi specifici: fornire una panoramica delle ideologie e della Chiesa cattolica nella prima metà del XX secolo, durante la seconda guerra mondiale; identificare sprazzi di mistica nell'infanzia e nella giovinezza di Chiara Lubich; analizzare l'evoluzione della mistica cristiana della Chiesa cattolica fino alla prima metà del XX secolo; indagare sull'esperienza mistica di Chiara Lubich; e specificare la rottura dei muri nel mondo religioso e l'inondazione nel mondo secolare causato dalla mistica di Chiara Lubich. Tra i teorici che abbiamo utilizzato, segnaliamo Eric Hobsbawn e Giacomo Medina, che ci hanno dato importanti contributi rispettivamente nella storia della guerra e nella Chiesa; Bernard McGinn, con la sua esperienza sul misticismo, oltre al grande contributo che troviamo in Roger Bastide sullo stesso argomento; Johann Baptist Metz e la sua proposta in “La mistica degli occhi aperti”, che esce nel mondo, soprattutto alla ricerca di chi soffre di più, per trovare il volto di Dio e immergersi nel suo mistero; La storia di Chiara, supportata dai giornalisti Jim Gallagher (scozzese) e Armando Torno (italiano) e l'abbondante bibliografia disponibile su aspetti della sua mistica, in particolare ciò che lei stessa ha scritto e lasciato in eredità, non solo per i membri del Movimento dei Focolari, ma per la Chiesa e per l'umanità intera. Trattandosi di una ricerca qualitativa, abbiamo sostenuto la nostra metodologia in Cecília Minayo e perseguito due direttrici: la prima, documentale, soprattutto nella raccolta di documenti su Chiara Lubich, messa a disposizione sui siti ufficiali del Movimento dei Focolari e del Vaticano; e la seconda, bibliografica, la cui rassegna permea gli aspetti e gli autori già citati, oltre ad altri, tra cui la stessa Chiara. Di conseguenza, concludiamo che la mistica di Chiara Lubich ha avuto un impatto positivo, sia sul mondo religioso che su quello secolare in diverse direzioni. Quanto al primo, la proposta di vivere un cristianesimo impegnato nella quotidianità e, come una delle sue conseguenze, la costruzione di dialoghi con le diverse confessioni cristiane nella direzione dell'ecumenismo e del dialogo interreligioso; quanto al secondo, agendo nei campi del mondo moderno: nell'economia, nella politica, nella cultura, nella salvaguardia dell'ambiente, nell'educazione – soprattutto nell'Educazione alla Pace, proposte più eque che puntano alla creazione di rapporti più giusti e rispettosi delle reciproche differenze. Una mistica, dunque, che permea i rapporti umani nella loro diversità.
Palavras-chave: Teses
Movimento dos Focolares
Diálogo religioso
Ecumenismo
Espiritualidade
Theses
Focolare Movement
Religious dialogue
Ecumenism
Spirituality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: KOURY, Jussara Rocha. Fidelidade inconteste à igreja católica e abertura aos mundos religioso e secular : a mística cristã de Chiara Lubich. 2022 248 fl Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1631
Data de defesa: 28-Abr-2022
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