Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1643
Tipo do documento: Tese
Título: Perspectivas profissionais de estudantes de escola pública: um olhar bioecológico.
Autor: Boff, Denise 
Primeiro orientador: Cunha, Marisa Amorim Sampaio
Primeiro coorientador: Schuler, Flávia de Maria Gomes
Primeiro membro da banca: Falcão, Maria Teresa Barros
Segundo membro da banca: Castilho, Rosane Maria de
Terceiro membro da banca: Francisco, Ana Lucia
Quarto membro da banca: Silva, Cirlene Francisca Sale da
Resumo: A presente tese buscou compreender, sob a ótica da teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), as condições de possibilidade ofertadas a estudantes terceiranistas de escola pública para a construção de perspectivas na tomada de decisão profissional. Entende-se que a preparação para o campo profissional representa um marco psíquico e social, uma transição ecológica no acesso à vida adulta. Este estudo foi desenvolvido em meio à pandemia da COVID 19 e teve como foco a pessoa (estudante) e o contexto escolar no qual se desenvolvem as múltiplas relações proximais que forjam possíveis identificações na construção de perspectivas de futuro. Assim, buscou-se conhecer o ambiente escolar e os elementos nele presentes quanto à formação dos estudantes para a construção da tomada de decisão profissional; compreender como os processos proximais vivenciados pelos estudantes no ambiente escolar interagem com o seu repertório identitário no processo de formação profissional; e analisar as interações escolares e familiares, a partir da visão dos estudantes, nos seus processos de desenvolvimento de autonomia para a tomada de decisão profissional. O Método da pesquisa foi qualitativo, construído a partir de uma inserção ecológica na escola. Os participantes foram seis estudantes do terceiro ano do ensino médio, a diretora, uma professora e uma funcionária. Os critérios de inclusão foram: ser alunos do terceiro ano do ensino médio, com idade entre 18 e 21 anos, com frequência regular na escola. E para os demais participantes, trabalhar com as turmas do ensino médio há no mínimo seis meses. E o critério de exclusão utilizado para todos foi: apresentar alguma dificuldade cognitiva importante a ser observada no rapport inicial. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário biossociodemográfico, e, como técnica, a entrevista individual semiestruturada com cada participante, além dos registos do diário de bordo da pesquisadora. Os dados da coleta foram organizados e analisados a partir dos Sistemas da TBDH: micro, meso, exo, macro e pelo cronossistema. Os resultados apontaram para uma lacuna no campo da Orientação Profissional na rede pública de ensino, com a ausência de práticas auxiliadoras aos estudantes na construção de seus projetos de vida. Identificou-se ainda que as relações proximais vivenciadas na escola são facilitadoras de interações, apoio e incentivo aos estudantes nos seus processos de decisão profissional, forjadas a partir de um repertório identitário que se concentra, principalmente, no micro e no mesossistema. Destacaram-se no estudo duas transições ecológicas presentes na fala dos estudantes: concluir o ensino médio e trabalhar. Há neles a crença na capacidade laboral como promotora de mudança de vida, movendo alguns para a decisão de abrirem um negócio ou buscarem um emprego formal, além do desejo de seguirem estudando via ingresso em curso superior. Em outros casos, a necessidade básica para a subsistência foi o que impulsionou o processo de tomada de decisão profissional. Considerando que todos os estudantes entrevistados indicaram ter projetos e planos de estudo ou trabalho após a conclusão do terceiro ano e reconheceram esse fechamento de ciclo escolar como um marco de transição para uma nova etapa de suas vidas, conclui-se que o contexto relacional escolar contribuiu para a tomada de decisão profissional.
Abstract: This thesis sought to understand, from the perspective of the Bioecological Theory of Human Development (TBDH), the conditions of possibility offered to third-year public school students for the construction of perspectives in professional decisionmaking. It is understood that the preparation for the professional field represents a psychic and social mark, an ecological transition in the access to adult life. This study was developed in the midst of the COVID 19 pandemic and focused on the person (student) and the school context in which the multiple proximal relationships are developed that forge possible identifications in the construction of perspectives for the future. Thus, we sought to know the school environment and the elements present in it regarding the training of students for the construction of professional decision-making; understand how the proximal processes experienced by students in the school environment interact with their identity repertoire in the process of professional training; and to analyze school and family interactions, from the point of view of students, in their processes of developing autonomy for professional decision-making. The research method was qualitative, built from an ecological insertion in the school. The participants were six third year high school students, the principal, a teacher and an employee. The inclusion criteria were: being students in the third year of high school, aged between 18 and 21, with regular attendance at school. E For the other participants, working with high school classes for at least six months. And the exclusion criterion used for all was: having some important cognitive difficulty to be observed in the initial rapport. A biosociodemographic questionnaire was used as an instrument for data collection, and, as a technique, the individual semi-structured interview with each participant, in addition to the records of the researcher's logbook. The collection data were organized and analyzed from the TBDH Systems: micro, meso, exo, macro and chronosystem. The results pointed to a gap in the field of Vocational Guidance in the public school system, with the absence of helpful practices for students in the construction of their life projects. It was also identified that the close relationships experienced at school facilitate interactions, support and encourage students in their professional decision-making processes, forged from an identity repertoire that focuses mainly on the micro and mesosystem. Two ecological transitions present in the students' speech stood out in the study: completing high school and working. There is a belief in their ability to work as a promoter of life change, leading some to the decision to open a business or look for a formal job, in addition to the desire to continue studying via higher education. In other cases, the basic need for subsistence was what drove the professional decision-making process. Considering that all the students interviewed indicated that they had projects and study or work plans after completing the third year and recognized this closing of the school cycle as a transitional milestone for a new stage of their lives, it is concluded that the school relational context contributed for professional decision making.
Cette thèse a cherché à comprendre, sous l'angle de la Théorie Bioécologique du Développement Humain (TBDH), les conditions de possibilité offertes aux élèves de troisième année de l'école publique pour la construction de perspectives dans la prise de décision professionnelle. Il est entendu que la préparation au domaine professionnel représente une marque psychique et sociale, une transition écologique dans l'accès à la vie adulte. Cette étude a été développée en pleine pandémie de COVID-19 et centrée sur la personne (élève) et le contexte scolaire dans lesquels se développent les multiples relations proximales qui forgent des identifications possibles dans la construction de perspectives futures. Ainsi, nous avons cherché à connaître le milieu scolaire et les éléments présents dans celui-ci concernant la formation des élèves pour la construction de la prise de décision professionnelle ; comprendre comment les processus proximaux vécus par les élèves en milieu scolaire interagissent avec leur répertoire identitaire dans le processus de formation professionnelle ; et d'analyser les interactions scolaires et familiales, du point de vue des élèves, dans leurs processus de développement de l'autonomie de décision professionnelle. La méthode de recherche était qualitative, construite à partir d'une insertion écologique dans l'école. Les participants étaient six élèves de troisième année du secondaire, le directeur, une professeure et un employé. Les critères d'inclusion étaient : être des élèves de troisième année du secondaire, âgés entre 18 et 21 ans, avec une fréquentation scolaire régulière et, pour les autres participants, travailler avec des classes de lycée pendant au moins six mois. Le critère d'exclusion utilisé pour tous était : rencontrer une difficulté cognitive importante à observer dans le rapport initial. Un questionnaire biosociodémographique a été utilisé comme instrument de collecte de données et, comme technique, l'entretien semi-structuré individuel avec chaque participant, en plus des enregistrements du journal de bord de la chercheuse. Les données de collecte ont été organisées et analysées à partir des systèmes TBDH : micro, méso, exo, macro et chronosystème. Les résultats ont mis en évidence une lacune dans le domaine de l'orientation professionnelle dans le système scolaire public, avec l'absence de pratiques utiles aux élèves dans la construction de leurs projets de vie. Il a également été identifié que les relations de proximité vécues à l'école facilitent les interactions, soutiennent et encouragent les élèves dans leurs processus décisionnels professionnels, forgés à partir d'un répertoire identitaire focalisé surtout en le micro et le mésosystème. Deux transitions écologiques présentes dans le discours des élèves se sont démarquées dans l'étude : terminer le secondaire et travailler. Il y a une croyance en leur capacité à travailler comme promoteur de changement de vie, conduisant certains à la décision d'ouvrir une entreprise ou de chercher un emploi formel, en plus du désir de poursuivre leurs études via l'enseignement supérieur. Dans d'autres cas, le besoin fondamental de subsistance était le moteur du processus décisionnel professionnel. Considérant que tous les élèves interrogés ont indiqué qu'ils avaient des projets et des plans d'études ou de travail après la fin de la troisième année et ont reconnu cette fermeture du cycle scolaire comme une étape transitoire vers une nouvelle étape de leur vie, il est conclu que le contexte relationnel scolaire a contribué pour la prise de décision professionnelle.
Palavras-chave: Teses
Psicologia do adolescente
Escolas públicas
Psicobiologia
Psicologia do desenvolvimento
Orientação profissional
Theses
Adolescent psychology
Public schools
Psychobiology
Developmental psychology
Professional orientation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: BOFF, Denise. Perspectivas profissionais de estudantes de escola pública : um olhar bioecológico. 2022. 149 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1643
Data de defesa: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_denise_boff.pdfTese na íntegra2,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons