Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Iana Maria de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401629819920778por
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Wanilda Maria Alves-
dc.contributor.referee1Barros, Isabela Barbosa Rêgo-
dc.contributor.referee2Azevedo, Nadia Pereira Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.referee4Sousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.date.accessioned2022-11-17T18:11:32Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationALVES, Iana Maria de Carvalho. Um corpo que não para, uma mente que brilha? dados da linguagem de alunos com TDAH de um grupo de acessibilidade. 2022. 259 fl. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1644-
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou adentrar no universo da pessoa com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) passando pela inclusão escolar e letramento; a partir da vivência de alunos de uma escola particular do Recife. O objetivo geral do presente estudo foi analisar a linguagem, na sua modalidade escrita e em outras formas, enquanto mediadora do processo de ensino aprendizagem de alunos com TDAH participantes de um grupo de acessibilidade em uma instituição de ensino. O suporte teórico apoiou-se no sociointeracionismo de Vygotsky em primeiro plano, e contribuições de outros autores tais como: Salum Junior, Hora, Maia e Confortin, Silva que embasam as discussões sobre TDAH; Soares, Kleiman na área de letramento; Mantoan, Mittler, Amaro, Cavalcanti, na área de inclusão, dentre outros. Trabalhamos com a pesquisa qualitativa, tendo vinte e nove participantes envolvidos em alguma das fases da pesquisa (entrevistas, observação em sala de aula e texto escrito). Os resultados apontaram para os seguintes pontos: a) A maioria dos educadores pesquisados, procuraram aplicar estratégias de inclusão para esses alunos, buscando desenvolver suas potencialidades, para além das suas dificuldades. b) Os familiares pontuaram a existência de conflitos decorrentes do TDAH nos seus filhos, como também dificuldades escolares, caracterizando o transtorno como algo negativo. c) Grande parte das famílias consideram os profissionais da escola capacitados para lidar com o filho com TDAH. d) Os alunos observados em sala de aula apresentaram linguagem corporal e dispersão atencional evidenciadas. e) A análise dos textos dos alunos com TDAH e da observação em sala de aula possibilitou verificar que eles compreenderam bem a tarefa que lhes foi solicitada. Os dados nos permitiram afirmar que são crianças espertas, criativas, originais em muitos momentos além de apresentar boa oratória, porém não temos elementos suficientes para atestar que têm altas habilidades. O brilhantismo desses alunos com TDAH pode ser observado dentro da singularidade deles.por
dc.description.abstractThis research sought to enter the universe of the person with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) through school inclusion and literacy; from the experience of students from a private school in Recife. The general objective of the present study was to analyze language, in its written form and in other forms, as a mediator of the teaching-learning process of students with ADHD participating in an accessibility group in an educational institution. Theoretical support was based on Vygotsky's socio-interactionism in the foreground, and contributions from other authors such as: Salum Junior, Hora, Maia and Confortin, Silva that support the discussions on ADHD; Soares, Kleiman in the area of literacy; Mantoan, Mittler, Amaro, Cavalcanti, in the inclusion area, among others. We work with qualitative research, with twenty-nine participants involved in some of the research phases (interviews, classroom observation and written text). The results pointed to the following points: a) Most of the educators surveyed sought to apply inclusion strategies for these students, seeking to develop their potential, beyond their difficulties. b) The family members pointed out the existence of conflicts arising from ADHD in their children, as well as school difficulties, characterizing the disorder as something negative. c) Most families consider the school professionals qualified to deal with the child with ADHD. d) The students observed in the classroom showed evidence of body language and attentional dispersion. e) The analysis of the texts of the students with ADHD and the observation in the classroom made it possible to verify that they understood well the task that was asked of them. The data allowed us to say that they are smart, creative, original children in many moments, in addition to presenting good oratory, but we do not have enough elements to attest that they have high skills. The brilliance of these ADHD students can be seen within their uniqueness.eng
dc.description.abstractEsta investigación buscó adentrarse en el universo de la persona con TDAH (Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad) a través de la inclusión escolar y la alfabetización; a partir de la experiencia de alumnos de una escuela privada de Recife. El objetivo general del presente estudio fue analizar el lenguaje, en su forma escrita y en otras formas, como mediador del proceso de enseñanza-aprendizaje de estudiantes con TDAH participantes de un grupo de accesibilidad en una institución educativa. El sustento teórico se basó en el sociointeraccionismo de Vygotsky en primer plano, y aportes de otros autores como: Salum Junior, Hora, Maia y Confortin, Silva que sustentan las discusiones sobre el TDAH; Soares, Kleiman en el área de alfabetización; Mantoan, Mittler, Amaro, Cavalcanti, en el área de inclusión, entre otros. Trabajamos con investigación cualitativa, con veintinueve participantes involucrados en algunas de las fases de la investigación (entrevistas, observación en el aula y texto escrito). Los resultados apuntaron los siguientes puntos: a) La mayoría de los educadores encuestados buscó aplicar estrategias de inclusión para estos estudiantes, buscando desarrollar su potencial, más allá de sus dificultades. b) Los familiares señalaron la existencia de conflictos derivados del TDAH en sus hijos, así como dificultades escolares, caracterizando el trastorno como algo negativo c) La mayoría de las familias consideran a los profesionales de la escuela capacitados para tratar al niño con TDAH. d) Los estudiantes observados en el aula mostraron evidencia de lenguaje corporal y dispersión atencional. e) El análisis de los textos de los alumnos con TDAH y la observación en el aula permitió comprobar que comprendían bien la tarea que se les pedía. Los datos nos permitieron decir que son niños inteligentes, creativos, originales en muchos momentos, además de presentar buena oratoria, pero no contamos con suficientes elementos para atestiguar que tengan altas habilidades. La brillantez de estos estudiantes con TDAH se puede ver dentro de su singularidad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2022-11-17T18:11:32Z No. of bitstreams: 2 Ok_iana_maria_carvalho_alves.pdf: 3870847 bytes, checksum: c9902fce2220b6fb31de33e5bfa4c9c2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T18:11:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_iana_maria_carvalho_alves.pdf: 3870847 bytes, checksum: c9902fce2220b6fb31de33e5bfa4c9c2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-06-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTesespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadepor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivityeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleUm corpo que não para, uma mente que brilha?: dados da linguagem de alunos com TDAH de um grupo de acessibilidade.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_iana_maria_carvalho_alves.pdfTese na íntegra3,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons