Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1663
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino religioso escolar como via promotora de humanização: experiências vivenciadas em escolas cristãs da cidade do Recife.
Autor: Pedroza, Eduardo Alves 
Primeiro orientador: Lima, Degislando Nóbrega de
Primeiro membro da banca: Aragão, Gilbraz de Souza
Segundo membro da banca: Lima, Conceição Gislane Nóbrega de
Resumo: Este trabalho de pesquisa busca analisar, a partir da discussão acerca do Ensino Religioso no contexto atual brasileiro, formas ou aspectos desta vertente pedagógica não pela sua identificação ideológica ou pragmática, mas com vistas em seus resultados concretos, bem como nas experiências positivas de resgate da dignidade e da promoção humanas notadas através de uma dinâmica de aproximação do aprendiz, em vez de empreender uma práxis com nuances de proselitismo ou pragmatismos de interesses governamentais. A partir da análise dos resultados obtidos em algumas experiências observadas em escolas confessionais cristãs da cidade do Recife percorreremos um caminho visando responder a uma pergunta como fio condutor principal de nossa empresa, a saber, o Ensino Religioso realmente pode contribuir como via de humanização dos aprendizes? Esta pergunta será o norte que guiará toda nossa pesquisa em sua busca por tal resposta.
Abstract: This research seeks to analyze, from the discussion of Religious Education in the current Brazilian context, forms or aspects of this educational aspect not by their ideological or pragmatic identification, but aiming at concrete results, as well as the positive experiences of rescue noted human dignity and the promotion through a dynamic approach of the learner, rather than undertaking a praxis with hints of proselytism or pragmatisms governmental interests. From the analysis of the results observed in some experiments in Christian denominational schools in the city of Recife will travel a path aiming to answer a question as the main driver of our work project yarn, namely Religious Education can really contribute as a way of humanizing the apprentices ? This question will be the north that will guide all our research in their quest for such a response.
Palavras-chave: Dissertações
Escolas religiosas - Recife, Região Metropolitana do (PE)
Ensino religioso
Cristianismo
Dissertations
Religious Schools - Recife, Metropolitan Region of (PE)
Religious education
Christianity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: PEDROZA, Eduardo Alvez. O ensino religioso escolar como via promotora de humanização : experiências vivenciadas em escolas cristãs da cidade do Recife. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1663
Data de defesa: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_eduardo_alves_pedroza.pdfDissertação na íntegra748,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons