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Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de religião civil e a trajetória artística de Dom e Ravel: um estudo comparado.
Autor: Araújo, Francisco de Assis Pereira de 
Primeiro orientador: Chaves, José Afonso
Primeiro membro da banca: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Segundo membro da banca: Souza, José Roberto de
Resumo: Este trabalho analisa as relações entre Igreja e Estado durante a ditadura militar (1964 a 1970) dentro do conceito de religião civil proposto por Robert Bellah. O pressuposto metodológico realiza um estudo comparativo entre a religião tradicional e a religião civil no Brasil. O problema que norteou a pesquisa foi buscar no Censo do IBGE a presença da religião civil, seus adeptos e suas ideias. A pesquisa analisou as relações e posicionamentos entre Estado e Religião católica no Brasil por meio dos processos de adaptação e estratégias na dinâmica das transformações culturais de 1960. O resultado revelou que a religião civil foi excluída do Censo pelo critério quantitativo. A religião neste trabalho é entendida dentro de suas múltiplas formas de representação, numa perspectiva imanente em vez de um fenômeno transcendental. Pelo método comparativo descreve uma tipologia interna e externa para a religião, sua origem geográfica, o modelo cultural, a forma de organização social. A tipologia externa expõe a base ideológica da religião civil. Além dos símbolos, foram colhidos os discursos políticos dos três presidentes brasileiros desse período e analisados, a fim de encontrar referências religiosas que apelam ao sentimento religioso.
Abstract: This work analyzes the relations between Church and State during the military dictatorship (1964 to 1970) within the concept of civil religion proposed by Robert Bellah. The methodological assumption makes a comparative study between traditional religion and civil religion in Brazil. The problem that guided the research was to look for the presence of civil religion, its adherents and ideas in the IBGE Census. The research analyzed the relations and positions between the State and the Catholic Religion in Brazil through the adaptation processes and strategies in the dynamics of the cultural transformations of 1960. The result revealed that the civil religion was excluded from the Census by the quantitative criterion. Religion in this work is understood within its multiple forms of representation, in an immanent perspective rather than a transcendental phenomenon. Through the comparative method, it describes an internal and external typology for religion, its geographical origin, the cultural model, the form of social organization. The external typology exposes the ideological basis of civil religion. In addition to the symbols, the political speeches of the three Brazilian presidents of that period were collected and analyzed in order to find religious references that appeal to religious sentiment.
Palavras-chave: Dissertações
Religião e estado
Positivismo
Dissertations
Religion and state
Positivism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Religião
Citação: ARAÚJO, Francisco de Assis Pereira de. O conceito de religião civil e a trajetória artística de Dom e Ravel: um estudo comparado. 2022. 122 fl. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1672
Data de defesa: 21-Jun-2022
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