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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestos de crianças com transtorno do espectro autista em aquisição da linguagem: o que dizem os estudos de 2017 a 2021 na área de Letras-Linguística do CNPQ?
Autor: Rodrigues, Hilda Maria Juca 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Sousa, Wilma Pastor de Andrade
Segundo membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Resumo: O estudo dos gestos em autismo pode revelar a representação de linguagem, principalmente em crianças com TEA, que são não verbais. A interação social e comunicação são os grandes desafios para crianças com TEA, mas por meio dos gestos podem expressar sentimentos, pensamentos e necessidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os estudos sobre gestos nas crianças com TEA em aquisição da linguagem, considerando a área de conhecimento Letras/Linguística do CNPq. Desse modo, realizamos um estudo de natureza bibliográfica através de um levantamento de artigos científicos nacionais, nas bases de dados: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Google Acadêmico usando os descritores: (i) gestos; (ii) autismo; (iii) aquisição da linguagem. Para o levantamento dos estudos, consideramos como recorte as pesquisas nacionais publicadas a partir do ano de 2017 até 2021. Nesta dissertação, defendemos que os gestos sejam considerados a partir da perspectiva multimodal, que concebe seu estatuto linguístico, conforme defendem Kendon(1972, 1980, 2017), McNeill(1985,1992, 2000, 2002); ou seja, coatuam, juntamente com a produção vocal, na aquisição da linguagem, assim como sugerem os estudos de Fonte et al (2014), Fonte e Cavalcante (2016), Cavalcante (2018),entre outros. Os resultados parciais desta pesquisa mostram diferentes perspectivas teóricas nos estudos sobre os gestos no autismo, com predominância da perspectiva multimodal. Os gestos pesquisados foram: gestos emblemáticos, gestos dêiticos, incluindo os gestos apontar, estereotipias motoras, expressão facial-olhar e movimentos corporais, sendo o gesto apontar o mais estudado nas pesquisas nacionais no período de 2017 a 2021. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a área de aquisição de linguagem e os estudos sobre a linguagem na criança com autismo, possibilitando a compreensão sobre gestos delas na perspectiva multimodal.
Abstract: The study of gestures in autism may reveal the representation of language, especially in children with ASD, who are non-verbal. Social interaction and communication are the great challenges for children with ASD, but through gestures they can express feelings, thoughts and needs. The general objective of this research is to investigate studies on gestures in children with ASD in language acquisition, considering the area of knowledge Letters/Linguistics of CNPq. Thus, we carried out a study of a bibliographic nature through a survey of national scientific articles, in the databases: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar using the descriptors: (i) gestures; (ii) autism; (iii) language acquisition. For the survey of the studies, we considered as a cut the national research published from the year 2017 to 2021. In this dissertation, we defend that gestures are considered from a multimodal perspective, which conceives their linguistic status, as defended by Kendon(1972, 1980). , 2017), McNeill (1985, 1992, 2000, 2002); that is, they co-operate, together with vocal production, in language acquisition, as suggested by studies by Fonte et al (2014), Fonte and Cavalcante (2016), Cavalcante (2018), among others. The partial results of this research show different theoretical perspectives in studies on gestures in autism, with a predominance of the multimodal perspective. The researched gestures were: deictic gestures, emblematic gestures, pointing gestures, motor stereotypes, facial expression-gaze and body movements, with the pointing gesture being the most studied in national research from 2017 to 2021. It is expected that the results of this study contribute to the area of language acquisition and studies on language in children with autism, enabling the understanding of their gestures in a multimodal perspective.
Palavras-chave: Dissertações
Crianças com transtorno do espectro autista
Aquisição da linguagem
Multimodalidade (Linguística)
Lingüística
Dissertations
Children with autism spectrum disorder
Language acquisition
Multimodality (Linguistics)
Linguistics
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: RODRIGUES, Hilda Maria Juca. Gestos de crianças com transtorno do espectro autista em aquisição da linguagem : o que dizem os estudos de 2017 a 2021 na área de Letras-Linguística do CNPQ? 2022. 51 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1673
Data de defesa: 9-Set-2022
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