Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Hilda Maria Juca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722993281959567por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee1Sousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.referee2Moraes, Antônio Henrique Coutelo de-
dc.date.accessioned2023-01-26T19:22:50Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Hilda Maria Juca. Gestos de crianças com transtorno do espectro autista em aquisição da linguagem : o que dizem os estudos de 2017 a 2021 na área de Letras-Linguística do CNPQ? 2022. 51 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1673-
dc.description.resumoO estudo dos gestos em autismo pode revelar a representação de linguagem, principalmente em crianças com TEA, que são não verbais. A interação social e comunicação são os grandes desafios para crianças com TEA, mas por meio dos gestos podem expressar sentimentos, pensamentos e necessidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os estudos sobre gestos nas crianças com TEA em aquisição da linguagem, considerando a área de conhecimento Letras/Linguística do CNPq. Desse modo, realizamos um estudo de natureza bibliográfica através de um levantamento de artigos científicos nacionais, nas bases de dados: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Google Acadêmico usando os descritores: (i) gestos; (ii) autismo; (iii) aquisição da linguagem. Para o levantamento dos estudos, consideramos como recorte as pesquisas nacionais publicadas a partir do ano de 2017 até 2021. Nesta dissertação, defendemos que os gestos sejam considerados a partir da perspectiva multimodal, que concebe seu estatuto linguístico, conforme defendem Kendon(1972, 1980, 2017), McNeill(1985,1992, 2000, 2002); ou seja, coatuam, juntamente com a produção vocal, na aquisição da linguagem, assim como sugerem os estudos de Fonte et al (2014), Fonte e Cavalcante (2016), Cavalcante (2018),entre outros. Os resultados parciais desta pesquisa mostram diferentes perspectivas teóricas nos estudos sobre os gestos no autismo, com predominância da perspectiva multimodal. Os gestos pesquisados foram: gestos emblemáticos, gestos dêiticos, incluindo os gestos apontar, estereotipias motoras, expressão facial-olhar e movimentos corporais, sendo o gesto apontar o mais estudado nas pesquisas nacionais no período de 2017 a 2021. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a área de aquisição de linguagem e os estudos sobre a linguagem na criança com autismo, possibilitando a compreensão sobre gestos delas na perspectiva multimodal.por
dc.description.abstractThe study of gestures in autism may reveal the representation of language, especially in children with ASD, who are non-verbal. Social interaction and communication are the great challenges for children with ASD, but through gestures they can express feelings, thoughts and needs. The general objective of this research is to investigate studies on gestures in children with ASD in language acquisition, considering the area of knowledge Letters/Linguistics of CNPq. Thus, we carried out a study of a bibliographic nature through a survey of national scientific articles, in the databases: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Google Scholar using the descriptors: (i) gestures; (ii) autism; (iii) language acquisition. For the survey of the studies, we considered as a cut the national research published from the year 2017 to 2021. In this dissertation, we defend that gestures are considered from a multimodal perspective, which conceives their linguistic status, as defended by Kendon(1972, 1980). , 2017), McNeill (1985, 1992, 2000, 2002); that is, they co-operate, together with vocal production, in language acquisition, as suggested by studies by Fonte et al (2014), Fonte and Cavalcante (2016), Cavalcante (2018), among others. The partial results of this research show different theoretical perspectives in studies on gestures in autism, with a predominance of the multimodal perspective. The researched gestures were: deictic gestures, emblematic gestures, pointing gestures, motor stereotypes, facial expression-gaze and body movements, with the pointing gesture being the most studied in national research from 2017 to 2021. It is expected that the results of this study contribute to the area of language acquisition and studies on language in children with autism, enabling the understanding of their gestures in a multimodal perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-01-26T19:22:50Z No. of bitstreams: 2 Ok_hilda_maria_juca_rodrigues.pdf: 782484 bytes, checksum: bdd17a73df9b9221f4a1cce1ba37c75d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-26T19:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_hilda_maria_juca_rodrigues.pdf: 782484 bytes, checksum: bdd17a73df9b9221f4a1cce1ba37c75d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-09-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autistapor
dc.subjectAquisição da linguagempor
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)por
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectChildren with autism spectrum disordereng
dc.subjectLanguage acquisitioneng
dc.subjectMultimodality (Linguistics)eng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleGestos de crianças com transtorno do espectro autista em aquisição da linguagem: o que dizem os estudos de 2017 a 2021 na área de Letras-Linguística do CNPQ?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_hilda_maria_juca_rodrigues.pdfDissertação na íntegra764,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons