Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1681
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de alfabetização e de sujeito em pesquisas no campo das Ciências da Linguagem.
Autor: Nogueira, Nívia Maria de Oliveira 
Primeiro orientador: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Segundo membro da banca: Salgado, Ana Paula Martins Alves
Resumo: Este trabalho propõe-se a identificar e analisar as concepções de sujeito e alfabetização em produções acadêmicas, dissertações e teses, produzidas no campo das Ciências da Linguagem, com a pretensão de contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita pela criança. Optamos em excluir outros campos de estudo como, por exemplo, a Educação, por entendermos que já existem inúmeras pesquisas abordando questões relacionadas à alfabetização e aquisição da linguagem escrita por crianças da educação infantil e séries iniciais, enquanto no campo determinado para esta pesquisa, a ocorrência em trabalhos acadêmicos publicados é reduzida, especificamente nesta última década. Nosso interesse particular foi contribuir com reflexões que pudessem levar a uma revisão das práticas pedagógicas, uma vez que acreditamos que a teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito vem romper com as perspectivas psicológica, sociológica e histórico-cultural sobre a linguagem, a partir da noção de outro (entendido como campo da linguagem ou ordem simbólica). Para tanto, partimos da perspectiva interacionista em aquisição da linguagem, tal como formulada por Cláudia de Lemos, a qual é influenciada pelos estudos da linguística e da psicanálise. Mais especificamente, teremos como objetivos: investigar nas propostas teóricas utilizadas pelos autores dos trabalhos acadêmicos que concepção de alfabetização e de sujeito utilizam; analisar as concepções utilizadas para pensar o sujeito na linguagem; apreender a relação linguagem e sujeito, em função da concepção assumida. Metodologicamente, utilizamos a triangulação fazendo análise quantitativa e uma observação documental (análise qualitativa) do objeto de estudo. Os procedimentos de análise foram guiados por princípios e conceitos oriundos da linguística estrutural, particularmente Saussure e Jakobson, e da psicanálise freudiana e lacaniana. O percurso teórico que deu consistência a essa pesquisa nos permite algumas considerações. Os resultados apontam para a hegemonia de concepções ligadas ao sujeito epistêmico, de uma aprendizagem focada na construção do conhecimento pelo aluno, legado deixado sobretudo por Emília Ferreiro, cuja perspectiva teórica segue os princípios da Epistemologia Genética de Piaget.
Abstract: This work aims to identify and analyze the conceptions of subject and literacy in academic productions, dissertations and theses, produced in the field of Language Sciences, with the intention of contributing to the debate about the role of the other in the acquisition of writing by the child. We chose to exclude other fields of study, such as Education, because we understand that there are already numerous studies addressing issues related to literacy and language acquisition written by children of early childhood education and initial grades, while in the field determined for this research, the occurrence in published academic papers is reduced, specifically in this last decade. Our particular interest was to contribute with reflections that could lead to a review of pedagogical practices, since we believe that the psychoanalytic theory about the constitution of the subject comes to break with the psychological, sociological and historical-cultural perspectives on language, from the notion of another (understood as the field of language or symbolic order). To this end, we start from the interactionist perspective in language acquisition, as formulated by Cláudia de Lemos, which is influenced by the studies of linguistics and psychoanalysis. More specifically, we will have as objectives: to investigate in the theoretical proposals used by the authors of the academic papers that conception of literacy and subject use; to analyze the conceptions used to think the subject in language; understand the relationship language and subject, depending on the conception assumed. Methodologically, we used triangulation by doing quantitative analysis and a documental observation (qualitative analysis) of the object of study. The analysis procedures were guided by principles and concepts derived from structural linguistics, particularly Saussure and Jakobson, and Freudian and Lacanian psychoanalysis. The theoretical path that gave consistency to this research allows us some considerations. The results point to the hegemony of conceptions related to the epistemic subject, of an learning focused on the construction of knowledge by the student, a legacy left by Emília Ferreiro, disciple of Piaget.
Palavras-chave: Dissertações
Lingüística
Alfabetização
Sujeito (Filosofia)
Psicanálise
Escrita
Dissertations
Linguistics
Literacy
Subject (Philosophy)
Psychoanalysis
Writing
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: NOGUEIRA, Nívia Maria de Oliveira. Concepções de alfabetização e de sujeito em pesquisas no campo das Ciências da Linguagem . 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1681
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_nivia_maria_oliveira_nogueira.pdfDissertação na íntegra959,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons