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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Nívia Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1039584810502606por
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Vilar de-
dc.contributor.referee1Carvalho, Glória Maria Monteiro de-
dc.contributor.referee2Salgado, Ana Paula Martins Alves-
dc.date.accessioned2023-02-10T18:33:30Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Nívia Maria de Oliveira. Concepções de alfabetização e de sujeito em pesquisas no campo das Ciências da Linguagem . 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1681-
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a identificar e analisar as concepções de sujeito e alfabetização em produções acadêmicas, dissertações e teses, produzidas no campo das Ciências da Linguagem, com a pretensão de contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita pela criança. Optamos em excluir outros campos de estudo como, por exemplo, a Educação, por entendermos que já existem inúmeras pesquisas abordando questões relacionadas à alfabetização e aquisição da linguagem escrita por crianças da educação infantil e séries iniciais, enquanto no campo determinado para esta pesquisa, a ocorrência em trabalhos acadêmicos publicados é reduzida, especificamente nesta última década. Nosso interesse particular foi contribuir com reflexões que pudessem levar a uma revisão das práticas pedagógicas, uma vez que acreditamos que a teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito vem romper com as perspectivas psicológica, sociológica e histórico-cultural sobre a linguagem, a partir da noção de outro (entendido como campo da linguagem ou ordem simbólica). Para tanto, partimos da perspectiva interacionista em aquisição da linguagem, tal como formulada por Cláudia de Lemos, a qual é influenciada pelos estudos da linguística e da psicanálise. Mais especificamente, teremos como objetivos: investigar nas propostas teóricas utilizadas pelos autores dos trabalhos acadêmicos que concepção de alfabetização e de sujeito utilizam; analisar as concepções utilizadas para pensar o sujeito na linguagem; apreender a relação linguagem e sujeito, em função da concepção assumida. Metodologicamente, utilizamos a triangulação fazendo análise quantitativa e uma observação documental (análise qualitativa) do objeto de estudo. Os procedimentos de análise foram guiados por princípios e conceitos oriundos da linguística estrutural, particularmente Saussure e Jakobson, e da psicanálise freudiana e lacaniana. O percurso teórico que deu consistência a essa pesquisa nos permite algumas considerações. Os resultados apontam para a hegemonia de concepções ligadas ao sujeito epistêmico, de uma aprendizagem focada na construção do conhecimento pelo aluno, legado deixado sobretudo por Emília Ferreiro, cuja perspectiva teórica segue os princípios da Epistemologia Genética de Piaget.por
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze the conceptions of subject and literacy in academic productions, dissertations and theses, produced in the field of Language Sciences, with the intention of contributing to the debate about the role of the other in the acquisition of writing by the child. We chose to exclude other fields of study, such as Education, because we understand that there are already numerous studies addressing issues related to literacy and language acquisition written by children of early childhood education and initial grades, while in the field determined for this research, the occurrence in published academic papers is reduced, specifically in this last decade. Our particular interest was to contribute with reflections that could lead to a review of pedagogical practices, since we believe that the psychoanalytic theory about the constitution of the subject comes to break with the psychological, sociological and historical-cultural perspectives on language, from the notion of another (understood as the field of language or symbolic order). To this end, we start from the interactionist perspective in language acquisition, as formulated by Cláudia de Lemos, which is influenced by the studies of linguistics and psychoanalysis. More specifically, we will have as objectives: to investigate in the theoretical proposals used by the authors of the academic papers that conception of literacy and subject use; to analyze the conceptions used to think the subject in language; understand the relationship language and subject, depending on the conception assumed. Methodologically, we used triangulation by doing quantitative analysis and a documental observation (qualitative analysis) of the object of study. The analysis procedures were guided by principles and concepts derived from structural linguistics, particularly Saussure and Jakobson, and Freudian and Lacanian psychoanalysis. The theoretical path that gave consistency to this research allows us some considerations. The results point to the hegemony of conceptions related to the epistemic subject, of an learning focused on the construction of knowledge by the student, a legacy left by Emília Ferreiro, disciple of Piaget.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-02-10T18:33:30Z No. of bitstreams: 2 Ok_nivia_maria_oliveira_nogueira.pdf: 982261 bytes, checksum: 121857fe1bad093468a17ed50bd44e7b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-10T18:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_nivia_maria_oliveira_nogueira.pdf: 982261 bytes, checksum: 121857fe1bad093468a17ed50bd44e7b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-10-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectSujeito (Filosofia)por
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectSubject (Philosophy)eng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleConcepções de alfabetização e de sujeito em pesquisas no campo das Ciências da Linguagem.por
dc.typeDissertaçãopor
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