Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Ana Márcia Braga de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4648888256379277por
dc.contributor.advisor1Gomes, Robson Teles-
dc.contributor.referee1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ermelinda Maria Araújo-
dc.date.accessioned2023-03-29T18:32:53Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationAMORIM, Ana Márcia Braga de; GOMES, Robson Teles. O heterodiscurso na encenação futurista lusíadas 2500, de Lailson de Holanda Cavalcanti. 2019. 174 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, Recife 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1696-
dc.description.resumoO estudo acerca do heterodiscurso é relevante para a compreensão do gênero discursivo história em quadrinhos, numa configuração de encenação futurista, constituindo a obra Lusíadas 2500, de Lailson de Holanda Cavalcanti, transmutada a partir da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, uma vez que os discursos proferidos pelos autores e pelos personagens são elementos construtores de ideologia e, assim, revelam o posicionamento social pela ressonância de vozes mediante o contexto. Nessa perspectiva discursiva da linguagem, o entendimento da obra diz respeito ao signo verbal presente no título, na carta escrita por KMOS1572, na legenda que contém o poema camoniano e nos balões de fala que contemplam a inserção de discurso proposta por Cavalcanti; e ao signo não verbal contido na representação dos personagens e dos cenários. Dessa forma, tais signos transpassam a obra original, de 1572, para um contexto futurista do ano de 2500, refletindo e refratando a história da sociedade portuguesa e a viagem às Índias de Vasco da Gama. Para desenvolver esta pesquisa, fizemos uso dos pressupostos da Teoria Dialógica do Discurso considerando as concepções de Bakhtin, Jakubinskij, Medviédev; Volóchinov; e da linguagem da arte sequencial se baseando em McCloud, Eisner, Cagnin, Groensteen, Ramos e Barbieri. Nossa pesquisa consiste em analisar o Canto I com a finalidade de compreender o heterodiscurso a partir da conjugação sígnica verbo-visual, própria da narrativa sequencial, que compõe a encenação futurista Lusíadas 2500.por
dc.description.abstractThe study upon the heterodiscourse is relevant to the comprehension of the Comics discursive genre in the futuristic setting framework which composes Lusíadas 2500 of Lailson de Holanda Cavalcanti. The author has transposed his work from the classic epic Os Lusíadas, from Luís de Camões. The discourses of these authors, as well as those of their characters, are elements that construct an ideology, and thus reveal their social position through the contextualized resonance of voices. In this discursive perspective of language, the understanding of the work passes by the verbal sign of the title, the letter written by KMOS1572, the subtitles that contain the poem of Camões, the speech balloons that contemplate the insertion of the discourse proposed by Cavalcanti and finally the non-verbal sign from the representation of the characters and of the settings. Therefore, those signs transpose the original work from 1572 to a futuristic context at the year of 2500, which reflects and refracts the story of the Portuguese society and the journey to Indies of Vasco da Gama. For the development of this research, we have based our discussion in the theoretical assumptions of the Dialogic Theory of the Discourse according to Bakhtin, Jakubinskij, Medviédev, Volóchinov, and also those of the sequencial art language based on McCloud , Eisner, Cagnin, Groensteen, Ramos and Barbieri. The present paper proposes the analysis of the Canto I in the intent of understanding the heterodiscourse applied in a structure that combines verbal and visual signs. This hybrid structure is characteristic of sequential narratives as Lusíadas 2500.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-03-29T18:32:53Z No. of bitstreams: 2 Ok_ana_marcia_braga_amorim.pdf: 22320563 bytes, checksum: e32fffd5d225c6172a366787673cb9a3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-29T18:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_ana_marcia_braga_amorim.pdf: 22320563 bytes, checksum: e32fffd5d225c6172a366787673cb9a3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subjectsocial identityeng
dc.subjectlanguage and languageseng
dc.subjectComicseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO heterodiscurso na encenação futurista lusíadas 2500, de Lailson de Holanda Cavalcanti.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_ana_marcia_braga_amorim.pdfDissertação na íntegra21,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons