Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1701
Tipo do documento: Tese
Título: Correção de textos escolares mediada por ferramentas digitais de uma plataforma adaptativa na perspectiva cognitiva e textual-interativa.
Autor: Bazarim, Milene 
Primeiro orientador: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Primeiro membro da banca: Florencio, José Herbertt Neves
Segundo membro da banca: Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
Terceiro membro da banca: Daróz, Elaine Pereira
Quarto membro da banca: Moraes, Antônio Henrique Coutelo de
Resumo: A prática corretiva em contexto escolar não pode ser dissociada do processo de ensino-aprendizagem da escrita, no entanto as pesquisas que contemplam a correção não são tão numerosas sobretudo quando envolvem a articulação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Desse modo, o objetivo deste trabalho foi investigar, tanto na perspectiva cognitiva quanto na textual-interativa, o processo de correção de textos escolares escritos mediado por ferramentas digitais de uma Plataforma Adaptativa. Em relação à fundamentação teórica, esta pode ser considerada uma pesquisa inter/trandisciplinar, realizada no âmbito das Ciências da Linguagem, que se situa no entrecruzamento dos campos de investigação, principalmente, da Linguística Textual, da Análise Dialógica do Discurso e dos estudos cognitivos da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o estudo de caso é a metodologia de análise dominante e em que há a incorporação dos modos de fazer e de construir o objeto de pesquisa típicos da Linguística Aplicada. O corpus é constituído por: a) 74 produções escritas por alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental, sendo 39 referentes à primeira versão e 35, à reescrita; b) textos de correção de ambas as versões; c) 11 vídeos que registram a prática corretiva. Os resultados apontam que, no contexto investigado, a correção mediada por ferramentas digitais é um processo recursivo, reflexivo e responsivo, o qual depende não só da adequação das ferramentas, mas também da axiologia e dos conhecimentos do corretor, bem como do seu comprometimento com a prática corretiva. Nesse contexto, o texto de correção é nato digital, multissemiótico e, sobretudo, linkado, transformando a produção do aluno em um hipertexto digital, bem como transcendendo a mera higienização, ainda que não prescindindo dela. Por causa de tais características, a correção funcionou com um andaime produtivo no qual os alunos puderam se apoiar durante a elaboração de uma nova versão de suas produções. A partir desses resultados, é possível concluir que os efeitos da correção de texto escolar mediada por ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem da escrita estão inteiramente relacionados à adequada articulação entre as TDIC e a ação humana. Isso aponta para a necessidade de reconfiguração do espaço dedicado à prática corretiva e ao uso de novas tecnologias na formação inicial e continuada de professores.
Abstract: The feedback practice in the school context cannot be dissociated from the teaching-learning process of writing. However, the researches that contemplate such act are not so numerous, especially when they involve the articulation with Information and Communication Technologies (ICTs). Thus, the objective of this work was to investigate, both in the cognitive and in the textual-interactive perspective, the process of scholar feedback mediated by digital tools of an Adaptive Hypermedia. Regarding the theoretical foundation, it can be considered an inter/transdisciplinary research, carried out within the scope of Language Sciences, which is located at the intersection of research fields, principally Textual Linguistics, Dialogical Discourse Analysis and cognitive writing studies. From the methodological point of view, this is a qualitative research, in which the case study is the dominant analysis methodology and in which there is the incorporation of the ways of doing and building the research object typical of Applied Linguistics. The corpus is made up of: a) 74 productions written by students of the ninth-grade education (Elementary School), 39 referring to the first version and 35 to the rewriting; b) feedback of both versions; c) 11 videos that record the feedback practice. The results indicate that, in the investigated context, feedback mediated by digital tools is a recursive, reflective and responsive process, which depends not only on the adequacy of the tools, but also on the axiology and knowledge of the corrector, as well as on their commitment to feedback practice. In this context, the feedback is born digital, multisemiotic and, above all, linked, transforming the student's production into a digital hypertext, as well as transcending mere hygiene, although not disregarding it. Because of such characteristics, the feedback worked as a productive scaffolding on which the students could lean during the elaboration of a new version of their writing productions. Based on these results, it is possible to conclude that the effects of scholar feedback mediated by digital tools in the writing teaching-learning process are entirely related to the proper articulation between ICTs and human action. It points to the need of reconfiguration of the space dedicated to feedback practice and the use of new technologies in the initial and continuing training of teachers.
La práctica correctiva en el contexto escolar no puede desvincularse del proceso de enseñanza-aprendizaje de la escritura, sin embargo las investigaciones que contemplan la corrección no son tan numerosas sobre todo cuando involucran la articulación con las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC). Así, el objetivo de este trabajo ha sido investigar, tanto en la perspectiva cognitiva como en la textual-interactiva, el proceso de corrección de textos escolares escritos mediado por herramientas digitales de una Plataforma Adaptativa. En cuanto a la base teórica, esta puede considerarse una investigación inter/transdisciplinar, realizada en el ámbito de las Ciencias del Lenguaje, que se ubica en la intersección de los campos de investigación, principalmente de la Lingüística Textual, del Análisis Dialógico del Discurso y de los estudios cognitivos de la escritura. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualitativa, en la que el estudio de caso es la metodología de análisis dominante y en la que se incorporan los modos de hacer y construir el objeto de investigación propios de la Lingüística Aplicada. El corpus consta de: a) 74 producciones escritas por estudiantes de 9° año de la enseñanza primaria, de las cuales 39 son referentes a la primera versión y 35 a la reescritura; b) textos de corrección de ambas versiones; c) 11 videos que registran la práctica correctiva. Los resultados indican que, en el contexto investigado, la corrección mediada por herramientas digitales es un proceso recursivo, reflexivo y responsivo, que depende no solo de la adecuación de las herramientas, sino también de la axiología y de los conocimientos del corrector, como también de su compromiso con la práctica correctiva. En este contexto, el texto de corrección nace digital, multisemiótico y, sobre todo, enlazado, convirtiendo la producción del estudiante en un hipertexto digital, además de trascender la mera higienización, aunque sin despreciarla. Por estas características, la corrección funcionó como un andamiaje productivo en el que los estudiantes podían apoyarse durante la elaboración de una nueva versión de sus producciones. A partir de estos resultados, es posible concluir que los efectos de la corrección de textos escolares mediada por herramientas digitales en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la escritura están enteramente relacionados con la adecuada articulación entre las TIC y la acción humana. Esto señala la necesidad de reconfigurar el espacio dedicado a la práctica correctiva y al uso de nuevas tecnologías en la formación inicial y continua de los docentes.
Palavras-chave: Teses
Escrita - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Análise do discurso
Letramento digital
Theses
Writing - Study and Teaching
Applied Linguistics
Speech analysis
Digital literacy
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: BAZARIM, Milene. Correção de textos escolares mediada por ferramentas digitais de uma plataforma adaptativa na perspectiva cognitiva e textual-interativa. 2023. 474 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da Linguagem, Recife 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1701
Data de defesa: 2-Mar-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_milene_bazarim.pdfTese na íntegra18,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons