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Tipo do documento: Tese
Título: A experiência de professores(as) universitários(as) com ideações e/ou tentativas de pôr fim à vida.
Autor: Oliveira, Andréa Carla Ferreira de 
Primeiro orientador: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Primeiro membro da banca: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Segundo membro da banca: Caldas, Marcus Túlio
Terceiro membro da banca: Dutra, Elza Maria do Socorro
Quarto membro da banca: Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
Resumo: O pôr fim à vida, temática repleta de preconceitos e diferentes motivações, tem sido uma possibilidade do Dasein desde o mundo antigo até o contemporâneo. Alçada à condição de problema de saúde pública, tem afetado a população em geral, entre essa, os(as) docentes, que vêm sofrendo com mudanças significativas no cenário laboral nos últimos anos, como o aumento da carga de trabalho e a precarização das condições. O ponto de partida assumido neste trabalho foi o de compreender a experiência dos(as) professores(as) universitários(as) com ideações e/ou tentativas de findar a existência em sua singularidade, afastando qualquer tentativa de explicar o fenômeno. A configuração deste estudo é de uma pesquisa fenomenológica hermenêutica, inspirada nos pressupostos do pensamento de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer. Foram entrevistados remotamente, em virtude da pandemia da covid-19 e da restrição do contato presencial, quatro professores(as) de uma universidade pública federal. O caminho metódico recorreu à análise das entrevistas narrativas dos(as) participantes e do diário de afetações da pesquisadora para compreender o sentido da experiência de cada um. Os(as) professores(as) sinalizaram um cansaço coletivo, no qual as ideações de findar a existência podem sugerir um modo de lidar com o sofrimento diante da dimensão sociopolítica que orienta os projetos de ensino das instituições acadêmicas. Narraram como se sentem diante das imposições institucionais e das precárias condições de trabalho, as quais se apresentaram como fontes de adoecimento e perda de sentido do projeto da docência. Nas dobras do existir, o pôr fim à vida se apresenta como uma possibilidade para os(as) docentes quando não conseguem controlar as situações adversas, como um desassossego do Dasein que se encontra no “entre” do mistério vida e morte, levando-os(as) a decidir a todo instante como existir diante do que acontece nas diversas dimensões da vida.
Abstract: Ending life, a theme full of prejudices and different motivations, has been a possibility of Dasein from the ancient to the contemporary world. Raised to the condition of public health problem, has affected the general population, among these, teachers, who have been suffering from significant changes in the work scenario in recent years, such as increased workload and precarious conditions. The starting point assumed in this work was to understand the experience of university professors with ideations and/or attempts to end existence in its singularity, removing any attempt to explain the phenomenon. The configuration of this study is of hermeneutic phenomenological research, inspired by the assumptions of the thought of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer. Four professors from a federal public university were interviewed remotely due to the covid-19 pandemic and the restriction of face-to-face contact. The methodical path used the analysis of the narrative interviews of the participants and the researcher's affectations diary to understand the meaning of each one's experience. The professors signaled a collective tiredness, in which the ideation sums of ending existence may suggest a way to deal with suffering in the face of the sociopolitical dimension that guides the teaching projects of academic institutions. They narrated how they feel in the face of institutional impositions and precarious working conditions, which presented themselves as sources of illness and loss of meaning of the teaching project. In the folds of existence, ending of life presents itself as a possibility for teachers, when they cannot control adverse situations, such as a restlessness of the Dasein that lies in the "between" of the mystery life and death, leading them to decide at all times how to exist in the face of what happens in the various dimensions of life.
Terminar con la vida, un tema lleno de prejuicios y motivaciones diferentes, ha sido una posibilidad para el Dasein desde el mundo antiguo hasta el mundo contemporáneo. Elevado a la condición de problema de salud pública, ha afectado a la población en general, entre estos, los maestros, que han estado sufriendo cambios significativos en el escenario laboral en los últimos años, como el aumento de la carga de trabajo y la precariedad de las condiciones laborales. El punto de partida asumido en este trabajo fue comprender la experiencia de los profesores universitarios con ideaciones y/o intentos de terminar con la existencia en su singularidad, eliminando cualquier intento de explicar el fenómeno. La configuración de este estudio es de una investigación fenomenológica hermenéutica, inspirada en los presupuestos del pensamiento de Martin Heidegger y Hans-Georg Gadamer. Cuatro profesores de una universidad pública federal fueron entrevistados a distancia, debido a la pandemia del covid-19 y la restricción del contacto cara a cara. El camino metódico utilizó el análisis de las entrevistas narrativas de los participantes y el diario de afectaciones del investigador para comprender el significado de la experiencia de cada uno. Los profesores señalaron un cansancio colectivo, en el que las ideaciones de acabar con la existencia final pueden sugerir una forma de lidiar con el sufrimiento frente a la dimensión sociopolítica que guía los proyectos de enseñanza de las instituciones académicas. Narraron cómo se sienten frente a las imposiciones institucionales y las condiciones de trabajo precarias, que se presentaron como fuentes de enfermedad y pérdida de sentido del proyecto de enseñanza. En los pliegues de la existencia, poner fin a la vida se presenta como una posibilidad para los maestros, cuando no pueden controlar situaciones adversas, como una inquietud del Dasein que se encuentra en el "entre" del misterio de la vida y la muerte, llevándolos a decidir en todo momento cómo existir frente a lo que sucede en las diversas dimensiones de la vida.
Palavras-chave: Teses
Psicologia fenomenológica
Suicídio
Professores - Aspectos psicológicos
Professoras - Aspectos psicológicos
Theses
Phenomenological psychology
Suicide
Teachers -- Psychological aspects
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: OLIVEIRA, Andréa Carla Ferreira de. A experiência de professores(as) universitários(as) com ideações e/ou tentativas de pôr fim à vida . 2023 256 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1703
Data de defesa: 7-Mar-2023
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