Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1714
Tipo do documento: Tese
Título: A limitação temporal expressa do precedente judicial em períodos de excecionalidade.
Autor: Freitas, Fellipe Domingues de Barros 
Primeiro orientador: Teixeira, Sérgio Torres
Primeiro membro da banca: Saldanha, Alexandre Henrique Tavares
Segundo membro da banca: Pereira, Mateus Costa
Terceiro membro da banca: Saldanha, Paloma Mendes
Quarto membro da banca: Castro, Gina Gouveia Pires de
Quinto membro da banca: Duarte Neto, Bento Herculano
Resumo: O propósito do presente trabalho é o de verificar se existe fundamento teórico e dogmático aptos a embasarem a construção de um precedente limitado temporalmente a uma circunstância de excepcionalidade. Isso porque diante de uma cultura de julgamentos singulares sem que se extraia com clareza e coerência uma ratio decidendi, torna-se ainda mais necessária a utilização de ferramentas que contribuam para a segurança jurídica. Ao longo do trabalho, verificou-se por meio da revisão de literatura sobre o tema, que os elementos de superação e distinção do precedente judicial seriam insuficientes para contribuir com a estabilidade, coerência e integridade do sistema preconizados pelo art. 927 do CPC em uma situação atípica de excepcionalidade. Verificou-se que se tornaria necessário um rigor formalista e vinculante com a finalidade de não existirem decisões contraditórias e baseadas em uma principiologia que reduziria ao arbítrio, a exemplo de um voto ocorrido no julgamento da ADI 6363. A conclusão demonstra a existência de requisitos necessários para abarcar a possibilidade de construção de um precedente limitado ao evento excepcional e de que é possível a aplicação dele para outras situações de anormalidades semelhantes.
Abstract: The purpose of the present work is to verify if there is a theoretical and dogmatic foundation capable of supporting the construction of a precedent limited in time to an exceptional circumstance. This is because in the face of a culture of singular judgments without extracting a ratio decidendi with clarity and consistency, it becomes even more necessary to use tools that contribute to legal certainty. Throughout the work, it was verified through the literature review on the subject, that the elements of overcoming and distinguishing the judicial precedent would be insufficient to contribute to the stability, coherence and integrity of the system advocated by art. 927 of the CPC in an atypical situation of exceptionality. It was found that a formalistic and binding rigor would be necessary in order to avoid contradictory decisions based on principles that would reduce arbitrariness, such as a vote that occurred in the judgment of ADI 6363. The conclusion demonstrates the existence of necessary requirements to encompass the possibility of building a precedent limited to the exceptional event and that it is possible to apply it to other situations of similar abnormalities.
Palavras-chave: Teses
Precedentes judiciais
COVID-19 (Doença)
Precedentes judiciais - Brasil - Legislação
Processo civil - Brasil
Theses
Judicial precedents
COVID-19 (Disease)
Judicial precedents - Brazil - Legislation
Civil procedure - Brazil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Direito
Citação: FREITAS, Fellipe Domingues de Barros. A limitação temporal expressa do precedente judicial em períodos de excecionalidade. 2023 148 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Direito. Doutorado em Direito, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1714
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_fellipe_domingues_barros_freitas.pdfTese na íntegra1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons