Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1717
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatro de Santa Isabel: da polêmica construção ao esplendor da inauguração (1840 – 1850).
Autor: Palmeira, Rosemária de Assunção 
Primeiro orientador: Santos, Lídia Rafaela Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Cadena, Paulo Henrique Fontes
Segundo membro da banca: Salles, André Mendes
Resumo: Neste relatório procuramos apresentar como se deu a construção, bem como a inauguração do Teatro de Santa Isabel, entre os anos de 1840 e 1850, tendo em vista à elaboração de um livro como produto final da pesquisa. Prezamos por utilizar nosso viés acadêmico para pensar como expectativas, comportamentos e códigos de interação social, que eram operacionalizados nesse espaço, associados a um ideário de modernidade, poderiam nos apontar como o Teatro demarcou a construção de um novo espaço de lazer voltado para os mais abastados na capital da província de Pernambuco. Privilegiamos as relações que existiram e foram percebidas por meio dos conflitos e das expectativas gestadas em torno desse empreendimento. Assim, buscamos apoio, especialmente, em fontes jornalísticas, Relatórios e Leis Provinciais do período e no Diário Íntimo do engenheiro Louis Léger Vauthier. Consultamos autores alinhados à História Cultural e à História Social. Reiteramos que nossa pesquisa está materializada em um livro digital onde constam narrativas, reflexões, imagens e ilustrações que apresentam uma leitura histórico-interpretativa da construção do Teatro de Santa Isabel como ícone arquitetônico e simbólico no Recife oitocentista.
Abstract: In this report, we seek to present how the construction and inauguration of the Teatro de Santa Isabel took place, between the years 1840 and 1850, with a view to preparing a book as the final product of the research. We value for using our academic bias to think about how expectations, behaviors and codes of social interaction that were operationalized in this space, associated with an ideal of modernity, could show us how the Theater demarcated the construction of a new leisure space aimed at the wealthier in the capital of the province of Pernambuco. We privilege the relationships that existed and were perceived through the conflicts and expectations generated around this undertaking. Thus, we sought support, especially, in journalistic sources, Provincial Reports and Laws of the period and the Intimate Diary of the engineer Louis-Léger Vauthier. We consulted authors aligned with Cultural History and Social History. We reiterate that our research was materialized in a digital book which contains narratives, reflections, images and illustrations that present a historical-interpretative reading of the construction of the Santa Isabel Theater as an architectural and symbolic icon in nineteenth-century Recife.
Palavras-chave: Dissertações
Teatro de Santa Isabel - História
Teatros - Recife (PE) - História
Dissertations
Santa Isabel Theater - History
Theaters - Recife (PE) - History
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: PALMEIRA, Rosemária de Assunção. Teatro de Santa Isabel : da polêmica construção ao esplendor da inauguração (1840 ¿ 1850). 2021. 44 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1717
Data de defesa: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_rosemaria_assuncao_palmeira.pdfRelatório1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ok_rosemaria_assuncao_palmeira_PRODUTO.pdfProduto24,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons