Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1722
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade e atenção conjunta na construção de um almanaque digital no 6º ano do ensino fundamental público em Camaragibe-PE.
Autor: Carvalho, Marcia Antonia de Souza 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Segundo membro da banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Resumo: A escola, enquanto lugar de aprendizado, incentiva e possibilita a reflexão de como se realizam as habilidades linguísticas dos sujeitos na construção de seu conhecimento. Assim sendo, esta dissertação teve como objetivo principal investigar o processo de referenciação multimodal de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental (anos finais), em cenas de atenção conjunta, durante atividade colaborativa de produção de um almanaque digital. Para tanto, adotamos a perspectiva multimodal, na qual gesto e fala integram o mesmo sistema linguístico-cognitivo, conforme defendem McNeill (2014) e Kendon (1981, 2009, 2019); respaldando-nos nas discussões sobre Envelope Multimodal, de Ávila-Nóbrega (2010, 2017), e nos estudos sobre atenção conjunta, de Tomasello (1999, 2019), Costa Filho (2016), entre outros. Nesse cenário, realizamos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, a respeito do funcionamento multimodal da linguagem em interações de atenção conjunta, entre crianças de 10 e 12 anos de idade, de uma escola da rede estadual em Camaragibe-PE. A pesquisa se baseou em um estudo de caso de três grupos, em que cada um integrou três crianças. As etapas da pesquisa foram: (i) apresentação da obra Morte e Vida Severina e do almanaque, (ii) realização de encontros com atividades sobre a obra, numa relação interdisciplinar, e (iii) produção de um almanaque digital sobre a obra. No período de desenvolvimento da atividade, foi observado o engajamento dos educandos em situações de trabalho colaborativo e suas produções vocais, gestuais e movimentos de olhares nas cenas de atenção conjunta durante a elaboração do almanaque digital. Os dados foram coletados em nove encontros: com uma filmadora digital, analisamos o total de seis recortes relativos aos três grupos. Cada filmagem dos nove encontros teve em média 30 minutos de gravação, e os dados encontram-se armazenados em HD externo e em notebook, os quais são próprios da pesquisadora. Para a transcrição dos dados, consideramos as seguintes etapas: (i) escolha de trechos para a transcrição, em que adotamos o critério da presença da atenção conjunta; (ii) transcrição dos dados selecionados, utilizando o software ELAN, que permite a transcrição de áudio e vídeo, simultaneamente. A análise dos dados, realizada de modo qualitativo e quantitativo, destaca a composição de vários Envelopes Multimodais numa mescla dos planos gestual, do olhar e da produção vocal e o processo de referenciação que ocorreu pela relação da repetição e reiteração, além da estratégia da retomada e do direcionamento da cena no engajamento interativo. Durante o processo, o gesto dêitico foi o que mais ocorreu nas cenas interativas, seguido dos gestos icônicos e da gesticulação, enquanto o tipo de direcionamento do olhar mais recorrente foi o olhar de acompanhamento e partilha de expectativa. Posto isso, o presente trabalho possibilitou a compreensão da relação entre atenção conjunta, referenciação multimodal e tecnologia, durante a atividade de elaboração do almanaque digital, fornecendo informações relevantes sobre o protagonismo dos discentes no engajamento compartilhado ao longo dessa produção coletiva.
Abstract: The school, as a place of learning, encourages and makes possible the reflection of how the language skills of the subjects are realized in the construction of their knowledge, therefore, this dissertation had as main objective to investigate the process of multimodal referencing of children of the 6th year of Elementary School final years, in scenes of joint attention, during the collaborative activity of producing a digital almanac. We adopted the multimodal perspective, in which gesture and speech are part of the same linguistic-cognitive system, as advocated by McNeill (2014) and Kendon (1981, 2009, 2019); supporting us in the discussions on Multimodal Envelope by Ávila-Nóbrega (2010, 2017); and in studies on joint attention by Tomasello (1999, 2019), Costa Filho (2016), among others. We carried out a qualitative action-research regarding the multimodal functioning of language in joint attention interactions between 10 and 12-year-old children from a state school in Camaragibe. The research was based on a case study of three groups, each comprising three children. The research stages were: (i) Presentation of the work Morte e vida Severina and the almanac (ii) holding meetings with activities about the work, in an interdisciplinary relationship, (iii) production of a digital almanac about the work. During the development period of the activity, the students' engagement in collaborative work situations and their vocal productions, gestures and eye movements in joint attention scenes during the elaboration of the digital almanac were observed. Data were collected in nine meetings, with a digital camcorder, we analyzed a total of six clippings related to the three groups, each filming of the nine meetings, had an average of 30 minutes of recording, the data are stored in external HD and own notebook of the researcher. For data transcription, we considered the following steps: (i) choice of excerpts for transcription, we adopted the criterion of the presence of joint attention; (ii) transcription of the selected data, using the ELAN software, which allows simultaneous audio and video transcription. The data analysis, carried out qualitatively and quantitatively, highlights the composition of several Multimodal Envelopes in a mixture of gestural planes, look and vocal production and the referencing process that occurred through the relationship of repetition and reiteration, in addition to the strategy of resuming and the direction of the scene in the interactive engagement. The deictic gesture was the one that most occurred in the interactive scenes, followed by the iconic gestures and gesticulation. The most recurrent type of gaze direction was the look of accompaniment and sharing of expectation. This work made it possible to understand the relationship between joint attention, multimodal referencing and technology during the activity of creating the digital almanac, providing relevant information about the role of students in shared engagement during this collective production.
Palavras-chave: Dissertações
Semiótica
Tecnologia educacional
Multimodalidade (Linguística)
Dissertations
Semiotics
Educational technology
Multimodality (linguistics)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: CARVALHO, Marcia Antonia de Souza. Multimodalidade e atenção conjunta na construção de um almanaque digital no 6º ano do ensino fundamental público em Camaragibe-PE. 2022. 157 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1722
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_marcia_antonia_souza_carvalho.pdfDissertação na íntegra6,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons