Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1733
Tipo do documento: Tese
Título: Embates epistemológicos em Ciência da Religião: a cartografia discursiva de uma prática científica.
Autor: Souza, Mailson Fernandes Cabral de 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Souza, José Tadeu Batista de
Segundo membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Terceiro membro da banca: Costa, Waldney de Souza Rodrigues
Quarto membro da banca: Souto, Caio Augusto Teixeira
Quinto membro da banca: Ribeiro, Flávio Augusto Senra
Resumo: Desde o início dos anos 2000, a Ciência da Religião tem experimentado, no Brasil, um forte período de expansão acadêmica, com a abertura de vários cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Como efeito desse processo, o delineamento político e institucional desses cursos adquiriu contornos mais nítidos, tornando a epistemologia um tema central nas discussões acerca do perfil acadêmico do cientista da religião, de sua área de formação e atuação. No entanto, as posições assumidas nesse debate são heterogêneas, especialmente no que tange à existência ou não de um quadro teórico-metodológico e de uma genealogia que sejam próprias à Ciência da Religião. A fim de cartografar essa questão, nossa tese tem como objetivo geral analisar como são produzidos os discursos referentes ao objeto, métodos e filiações conceituais da Ciência da Religião no Brasil. E como desdobramento, os seguintes objetivos específicos: a) apresentar como a articulação entre a Epistemologia Histórica, praticada por Georges Canguilhem, e a Análise do Discurso, elaborada por Michel Pêcheux, permite examinar a produção de valores e sentidos de uma prática científica em uma dada época; b) rastrear, a partir de uma genealogia do conceito de religião para a Ciência da Religião, a emergência, desenvolvimento e diáspora dessa prática científica; c) examinar o aparecimento e disseminação dos cursos de Ciências da Religião no Brasil e das reflexões teórico-metodológicas sobre a área; d) mapear o funcionamento discursivo do termo epistemologia no debate sobre estatuto epistemológico da Ciência da Religião no cenário nacional entre 2001 e 2022. Metodologicamente ancorados na cartografia discursiva das práticas científicas, traçamos uma história epistemológica da Ciência da Religião em sua fase formativa e período clássico, bem como analisamos as condições de produção que caracterizam a sua institucionalização universitária em terras brasileiras e as contradições inerentes a esse processo, investigando como o tema da epistemologia adquire importância nessa conjuntura. Na análise discursiva do debate em torno do termo epistemologia, observamos que apesar das variadas tentativas de equacionar o tema, persiste uma série histórica de problemas teóricos, metodológicos e institucionais nos modos dominantes de compreender o que seja a Ciência da Religião. Nas linhas que marcam o desfecho desse estudo, indicamos que apesar das incompreensões que atravessam os embates epistemológicos da disciplina em nosso país, permanecer nelas não precisa ser o destino final dos cientistas da religião. A possibilidade de novas partidas não está fechada.
Abstract: Since the beginning of the 2000s, the Religious Studies has experienced, in Brazil, a strong period of academic expansion, with the opening of several undergraduate and postgraduate courses (master's and doctorate degree). As an effect of this process, the political and institutional outline of these courses acquired clearer contours, making epistemology a central theme in discussions about the academic profile of the scholar in Religious Studies, his area of training and performance. However, the positions taken up in this debate are heterogeneous, especially regarding the existence or not of a theoretical-methodological framework and a genealogy that are proper to the Religious Studies. In order to map this issue, our thesis has the general objective of analyzing how the discourses referring to the object, methods and conceptual affiliations of Religious Studies in Brazil are produced. And as a development, the following specific objectives: a) to present how the articulation between Historical Epistemology, practiced by Georges Canguilhem, and Discourse Analysis, elaborated by Michel Pêcheux, allows examining the production of values and meanings of a scientific practice in a given time; b) to track, from a genealogy of the concept of religion to the Science of Religion, the emergence, development and diaspora of this scientific practice; c) to examine the emergence and dissemination of courses in Religious Studies in Brazil and the theoretical-methodological reflections on the area; d) to map the discursive functioning of the term epistemology in the debate on the epistemological status of Religious Studies on the national scene between 2001 and 2022. Methodologically anchored in the discursive cartography of scientific practices, we outline an epistemological history of the Religious Studies in its formative phase and classical period, as well as analyzing the production conditions that characterize its university institutionalization in Brazilian lands and the contradictions inherent to this process, investigating how the theme of epistemology acquires importance in this context. In the discursive analysis of the debate around the term epistemology, we observed that despite the various attempts to equate the theme, a historical series of theoretical, methodological and institutional problems persists in the dominant ways of understanding what the Religious Studies is. In the lines that mark the outcome of this study, we indicate that despite the misunderstandings that cross the epistemological clashes of the discipline in our country, remaining in them need not be the final destination of scholars in Religious Studies. The possibility of new departures is not closed.
Depuis le début des années 2000, la Science de la Religion a connu, au Brésil, une forte période d'expansion académique, avec l'ouverture de plusieurs cursus de premier cycle et cycles supérieurs (master et doctorat). En conséquence de ce processus, la conception politique et institutionnelle de ces cours a acquis des contours plus clairs, faisant de l'épistémologie un thème central dans les discussions sur le profil académique du scientifique de la religion, son domaine de formation et de performance. Cependant, les positions prises dans ce débat sont hétérogènes, notamment en ce qui concerne l'existence ou non d'un cadre théorique et méthodologique et d'une généalogie propres à la Science des Religions. Afin de cartographier cette question, notre thèse vise à analyser comment les discours liés à l'objet, aux méthodes et aux affiliations conceptuelles de la Science de la Religion au Brésil sont produits. Et par conséquent, les objectifs spécifiques suivants: a) présenter comment l'articulation entre l'Épistémologie Historique, pratiquée par Georges Canguilhem, et l'Analyse du Discours, élaborée par Michel Pêcheux, permet d'examiner la production des valeurs et des significations d'une pratique scientifique à une époque donnée; b) retracer, d'une généalogie du concept de religion à la Science de la Religion, l'émergence, le développement et la diaspora de cette pratique scientifique; c) examiner l'émergence et la diffusion des cours de Sciences de la Religion au Brésil et les réflexions théoriques et méthodologiques sur ce domaine; d) cartographier le fonctionnement discursif du terme épistémologie dans le débat sur le statut épistémologique de la Science de la Religion dans le scénario national entre 2001 et 2022. Méthodologiquement ancré dans la cartographie discursive des pratiques scientifiques, nous retraçons une histoire épistémologique de la Science de la Religion dans sa phase de formation et sa période classique, ainsi que l’analyse des conditions de production qui caractérisent son institutionnalisation universitaire dans les terres brésiliennes et les contradictions inhérentes à ce processus, en étudiant comment le thème de l’épistémologie acquiert de l’importance dans cette conjoncture. Dans l’analyse discursive du débat autour du terme épistémologie, nous avons observé que malgré les tentatives variées d’assimiler le thème, une série historique de problèmes théoriques, méthodologiques et institutionnels persiste dans les moyens dominants de comprendre ce qu’est la Science de la Religion. Dans les lignes qui marquent le résultat de cette étude, nous indiquons que malgré les malentendus qui traversent les affrontements épistémologiques de la discipline dans notre pays, y rester ne doit pas être la destination finale des scientifiques de la religion. La possibilité de nouveaux matchs n'est pas fermée.
Palavras-chave: Tese
Religião e ciência
Teoria do conhecimento
Análise do discurso
Theses
Religion and science
Theory of knowledge
Speech analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. Embates epistemológicos em Ciência da Religião : a cartografia discursiva de uma prática científica. 2023. 506 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1733
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_mailson_fernandes_cabral_souza.pdfTese na íntegra3,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.