Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1734
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação da linguagem dialógica na produção de módulos de apostila para o Curso de Letras na modalidade a distância.
Autor: Alves, Jarlene Gomes 
Primeiro orientador: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Primeiro membro da banca: Brayner, Izabelly Correia dos Santos
Segundo membro da banca: Beltrão, Márcio Evaristo
Terceiro membro da banca: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Resumo: O material didático é um elemento fundamental para o alcance dos resultados no processo de ensino-aprendizagem de qualquer segmento educacional, principalmente no tocante ao Ensino a Distância. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir a fala dialogal na produção de material didático a partir da produção de um módulo da disciplina de Sociolinguística do curso de Letras na modalidade a distância com a aplicação de linguagem dialógica. Serviram de base para a pesquisa reflexões sobre a interação professor-tutor-aluno e a fala dialogal; as contribuições do dialogismo para a qualidade e a adequação do material didático à modalidade a distância. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, segundo orientações de Triviños (2010), Paiva (2019) e Appolinário (2011), com o intuito de contribuir com o papel de mediador de aprendizagem do material didático, trazendo reflexões e resultados a partir da pesquisa bibliográfica e da produção de um módulo de unidade de conteúdo (apostila) de Sociolinguística do curso de Letras EaD de uma instituição de ensino superior comunitária da cidade do Recife. Para tanto, buscamos nos fundamentar inicialmente em Bakhtin (2003), Bezerra (2013), Jakubinskij (2015), Lêdo (2013), Menezes et al. (2020) e Nogueira (2014). Foi necessária também a colaboração dos estudos de Vygotsky (1988) sobre a mediação semiótica e a interação sujeito-linguagem. Para conhecimento e compreensão da caracterização do material didático para a EaD foi necessário analisar documentos do governo federal (BRASIL, 2007; 2017) e de Abbad (2007) e de Oliveira et al. (2019) relativos a referenciais de qualidade para a EaD e competências do professor/tutor dessa modalidade, entre outras coisas. Após a produção de um módulo para a disciplina de Sociologia em curso de Letras na modalidade a distância, foi comprovada a necessidade de todos os elementos estudados nos capítulos 2 e 3 sobre a linguagem dialógica e a produção de material para a EaD para o desenvolvimento de um bom trabalho, bem como a necessidade de mais estudos e incentivos para que essa modalidade continue crescendo e superando os desafios que também crescem, principalmente no cenário pós-pandemia de COVID-19.
Abstract: The didactic material is a fundamental element to reach the results in the teaching-learning process of any educational segment, mainly with regard to Distance Learning. Thus, the present work aims to discuss the dialogic speech in the production of didactic material from the production of a module of the Sociolinguistics discipline of the Letters course in the distance modality with the application of dialogic language. Reflections on teacher-tutorstudent interaction and dialogic speech served as the basis for the research; the contributions of dialogism to the quality and adequacy of didactic material to the distance modality. The methodology involved bibliographic research and action research, according to the guidelines of Triviños (2010), Paiva (2019) and Appolinário (2011), with the aim of contributing to the role of mediator of learning of the didactic material, bringing reflections and results from from the bibliographic research and the production of a module of a content unit (workbook) of Sociolinguistics of the course of Letters EaD of a community higher education institution in the city of Recife. To do so, we initially sought to base ourselves on Bakhtin (2003), Bezerra (2013), Jakubinskij (2015), Lêdo (2013), Menezes et al. (2020) and Nogueira (2014). The collaboration of Vygotsky's (1988) studies on semiotic mediation and subject-language interaction was also necessary. For knowledge and understanding of the characterization of didactic material for distance education, it was necessary to analyze documents from the federal government (BRASIL, 2007; 2017) and from Abbad (2007) and de Oliveira et al. (2019) regarding quality benchmarks for distance education and teacher/tutor skills in this modality, among other things. After the production of a module for the discipline of Sociology in the course of Letters in the distance modality, the need for all the elements studied in chapters 2 and 3 on dialogic language and the production of material for distance education for the development of a good work, as well as the need for more studies and incentives for this modality to continue growing and overcoming the challenges that also grow, especially in the post-COVI-19 pandemic scenario.
Palavras-chave: Dissertações
Linguagem e línguas
Linguagem e educação
Ensino à distância
Material didático
Estudantes universitários
Dissertations
Language and languages
Language and education
Distance learning
Courseware
University students
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: ALVES, Jarlene Gomes. Aplicação da linguagem dialógica na produção de módulos de apostila para o Curso de Letras na modalidade a distância.. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, Recife 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1734
Data de defesa: 3-Fev-2022
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jarlene_gomes_alves.pdfDissertação na íntegra1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.