Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Felipe Alves Felinto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6994813765898575por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Breno José de Andrade-
dc.contributor.referee1Ferreira, Alexandre Figueirôa-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcos Buccini Pio-
dc.date.accessioned2023-10-18T17:48:26Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationLIRA, Felipe Alves Felinto de. O vazio e a construção narrativa de animações. 2022. 148 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1735-
dc.description.resumoNum momento no qual a produção fílmica é marcada pelo uso exacerbado de recursos, principalmente os visuais, algumas obras persistem em promover uma imagem de vazio para o espectador. O mercado de animação é responsável por uma parcela significativa destas obras, a versatilidade da construção do seu espaço fílmico é ímpar, tornando-a um campo rico a ser explorado dentro das Indústrias Criativas. Mas assim sendo, é preciso investigar qual o papel do vazio na construção narrativa de animações, já que este recurso é frequentemente visto como uma “ausência de” e muito pouco como a “presença de”. Desta forma, esta pesquisa considera a presença do vazio na composição do espaço fílmico dos filmes de animação, buscando compreender sua influência sobre o espaço fílmico, além de investigar como diferentes culturas abordam o vazio. Para tal, este trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica que explorou tanto o vazio, como os filmes de animação, e por fim, foi proposta uma abordagem metodológica para análise fílmica do vazio, a qual considerou as características que eram associadas a sensação de vazio para tecer uma categorização. A Análise Poética do Vazio (APV) foi utilizada para examinar o filme O Menino e o Mundo (2013) de Alê Abreu, no qual se observou uma forte associação do vazio aos mecanismos atencionais do protagonista, como também ao contexto de encantamento frente as descobertas que faz em sua jornada.por
dc.description.abstractAt a time when film production is marked by the exacerbated use of resources, especially visual ones, some works persist in promoting an image of emptiness for the spectator. The animation market is responsible for a significant portion of these works, and the versatility of building its filmic space is unique, making it a rich field to be explored within the Creative Industries. But that being the case, it is necessary to investigate the role of emptiness in the narrative construction of animations since this resource is often seen as an “absence of” and very little as the “presence of”. In this way, this research considers the presence of emptiness in the composition of filmic space in animated films, seeking to understand its influence on filmic space, in addition to investigating how different cultures approach emptiness. To this end, this work consisted of a bibliographical review that explored both emptiness and animated films, and finally, a methodological approach was proposed for the film analysis of emptiness, which considered the characteristics that were the sensation of emptiness to make a categorization. The Poetic Analysis of the Void (APV) was used to examine the film O Menino e o Mundo (2013) by Alê Abreu, in which a strong association of the void with the attention switches of the protagonist was observed, as well as with the context of enchantment in the face of the discoveries that do on your journey.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-10-18T17:48:26Z No. of bitstreams: 1 Ok_felipe_alves_felinto_lira.pdf: 9020241 bytes, checksum: cb9c288a6c7668e88cb46a6ab61c2772 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T17:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_felipe_alves_felinto_lira.pdf: 9020241 bytes, checksum: cb9c288a6c7668e88cb46a6ab61c2772 (MD5) Previous issue date: 2023-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAnimação (Cinematografia) - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFilmes - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectIndústrias culturaispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectAnimation (Cinematography) - Criticism and interpretationeng
dc.subjectFilms - Criticism and interpretationeng
dc.subjectCultural industrieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO vazio e a construção narrativa de animações.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_felipe_alves_felinto_lira.pdfDissertação na íntegra8,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.