Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1737
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “O corpo de Deus”: administrando controvérsias entre o corpo algorítmico do movimento pós-humanista e o simbolismo religioso da corporeidade humana. |
Autor: | SILVA, Emerson da ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, José Tadeu Batista de |
Primeiro coorientador: | Lima, Rodrigo José de |
Primeiro membro da banca: | Correia Júnior, João Luíz |
Segundo membro da banca: | Aragão, Gilbraz de Souza |
Terceiro membro da banca: | Souza, José Roberto de |
Quarto membro da banca: | Oliveira, André Luiz Holanda de |
Resumo: | A presente tese tem por objetivo propor uma avaliação crítica ao entendimento sobre a corporeidade humana por parte da filosofia pós-humanista. Refutar-se-á neste trabalho sua compreensão abstrativa da realidade, que se estende das teorias modernas de natureza dualista, responsáveis por moldar o pensamento crítico de então, para a proposta crítica do corpo enquanto tal. Uma série de eventos socioculturais e tecnocientíficos ensejaram consideráveis mudanças no que se convencionou chamar no Ocidente de “Humanismo”, das tais, a ideia de que o ser humano não pode ser concebido como originalmente fora concebido, isto é, sob os limites da sua constituição corporal, torna-se a próxima meta “humanista” a ser pensada por parte dos intelectuais comprometidos com o intento. A proposta em tela se valerá do simbolismo religioso sobre os nossos corpos encontrado na linguagem cristã nos termos de uma “epistemologia das controvérsias”, aporte teórico metodológico ligado às novas teorias da complexidade surgidas na pesquisa científica a partir da primeira metade do século XX. A referida tese propõe uma nova configuração ao impasse apresentado entre humanistas e pós-humanistas em torno da disputa sobre o significado da corporeidade humana. A noção husserliana de “corpo vivido”, defendida neste trabalho como basilar para o humanismo ocidental, será reinterpretada a partir de uma semântica religiosa, apontando um profícuo diálogo entre ciência e religião e um direcionamento crítico para a disputa em tela. A tese possui um caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, constituindo-se como uma contribuição inédita no campo interdisciplinar das Ciências da Religião que versa sobre o amplo diálogo entre pensamento complexo, discurso religioso e cibercultura. |
Abstract: | This thesis proposes a critical evaluation of the post-humanist philosophy's
understanding of human corporeity, refuting its abstract comprehension of reality,
which goes from modern theories of a dualistic nature that shaped the critical thinking
of that time to the critical approach of the body as such. A series of socio-cultural and
techno-scientific events gave rise to considerable changes in what is conventionally
called "Humanism" in the West. Among those changes is the idea that human beings
cannot be seen under the limits of its corporality as it originally used to be, and this
becomes the next "humanist" goal to be considered by scholars committed to it.
Considering this, this thesis uses the religious symbolism of the body found in the
Christian language in terms of an "epistemology of controversies" - a theoretical and
methodological contribution linked to the new theories of complexity that emerged in
scientific research from the first half of the 20th century. Hence, this study presents a
new configuration of the impasse between humanists and post-humanists about the
meaning of human corporeity. The Husserlian notion of the "lived body" is defended
in this work as fundamental for Western humanism and reinterpreted through
religious semantics, providing a productive dialogue between science and religion
and a critical direction for the dispute in question. The thesis has a qualitative,
exploratory, and bibliographic character, constituting an unprecedented contribution
to the interdisciplinary field of Sciences of Religion, which deals with a
comprehensive dialogue of areas such as complex thinking, religious discourse, and
cyberculture. Esta tesis tiene como objetivo proponer una evaluación crítica de la comprensión de la corporeidad humana por parte de la filosofía poshumanista. Este trabajo refutará su comprensión abstracta de la realidad, que se extiende desde las modernas teorías de carácter dualista, encargadas de configurar el pensamiento crítico de la época, hasta la propuesta crítica del cuerpo como tal. Una serie de acontecimientos socioculturales y tecnocientíficos dieron lugar a cambios considerables en lo que convencionalmente se denomina “Humanismo” en Occidente, como la idea de que el ser humano no puede ser concebido como fue originalmente concebido, es decir, bajo los límites de su constitución, cuerpo, se convierte en la próxima meta “humanista” a ser considerada por los intelectuales comprometidos con el intento. La propuesta en cuestión hará uso de la simbología religiosa sobre nuestros cuerpos que se encuentra en el lenguaje cristiano en términos de una “epistemología de las controversias”, un aporte teórico metodológico vinculado a las nuevas teorías de la complejidad surgidas en la investigación científica a partir de la primera mitad del s. el siglo 20. Esta tesis propone una nueva configuración al estancamiento presentado entre humanistas y posthumanistas en torno a la disputa por el sentido de la corporeidad humana. La noción husserliana de “cuerpo vivido”, defendida en este trabajo como fundamental para el humanismo occidental, será reinterpretada desde una semántica religiosa, apuntando a un diálogo fecundo entre ciencia y religión y una dirección crítica para la disputa en cuestión. La tesis tiene un carácter cualitativo, exploratorio y bibliográfico, constituyendo un aporte sin precedentes en el campo interdisciplinario de las Ciencias de la Religión y el amplio diálogo entre pensamiento complejo, discurso religioso y cibercultura. |
Palavras-chave: | Teses Corpo humano - Aspectos religiosos - Cristianismo Humanismo Religião Religião e ciência Theses Human body - Religious aspects - Christianity Humanism Religion Religion and science |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Doutorado em Ciências da Religião |
Citação: | SILVA, Emerson da. O corpo de Deus : administrando controvérsias entre o corpo algorítmico do movimento pós-humanista e o simbolismo religioso da corporeidade humana. 2023. 221 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1737 |
Data de defesa: | 29-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_emerson_silva.pdf | Tese na íntegra | 1,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.