Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Virginia Celia Pessoa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9920186869629083por
dc.contributor.advisor1Acioli, Moab Duarte-
dc.contributor.referee1Moraes, Antonio Henrique Coutelo de-
dc.contributor.referee2Efken, Karl Heinz-
dc.date.accessioned2023-10-26T18:28:00Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Virginia Celia Pessoa de; ACIOLI, Moab Duarte. A construção da identidade dos institutos : uma análise crítica do discurso sobre o projeto de reordenamento da Rede Federal de educação. 2023. 98 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1740-
dc.description.resumoA presente dissertação situa-se na linha de pesquisa de Processos de Organização Linguística e Identidade Social e tem como propósito analisar três notas públicas sobre o Projeto de Lei, PL nº 1453/2021, o qual propõe o reordenamento da Rede Federal. Esses textos foram veiculados em sites de diversos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs entre 20 de setembro de 2021 e 31 de dezembro do mesmo ano. Esse período compreende a emissão das primeiras notas que expuseram o posicionamento oficial dos IFs acerca do projeto e das últimas notas públicas de IFs que abordam essa temática. Para tanto, tomamos como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso desenvolvida por Fairclough (1989, 2001[1992], 2003, 2005), Chouliaraki & Fairclough (1999) e Thompson (2009) para investigar a relação entre as lutas hegemônicas presentes na prática discursiva desses institutos e a construção de sua identidade social. Desse arcabouço, foi escolhido o modelo analítico de Fairclough (2005), o qual é dividido em cinco etapas: apresentar um problema sócio semiótico; identificar obstáculos para a sua resolução; considerar se a rede de práticas é problemática; identificar possíveis maneiras para superar esses obstáculos; e refletir criticamente sobre a nossa análise. Com isso, foi possível observar o significado representacional desenvolvido por essas três notas para interpretar as estratégias semióticas acionadas na construção da identidade dos IFs. Como resultado, deduz-se que o PL nº 1453/2021 é representado como uma ameaça à autonomia e à integridade institucionais. Por isso, as notas públicas podem atuar como um discurso de resistência não apenas ao projeto, mas também a toda prática reformista neoliberal em que ele se baseia. Dessa forma, os IFs operam a ideologia contrarreformista por meio das quatro formas simbólicas elaboradas por Thompson (2009): legitimação, dissimulação, unificação, fragmentação e reificação. Além disso, são construídas relações intertextuais e interdiscursivas com as ordens de discurso política, jurídica, institucional e midiática para relacionar essa problemática a essas redes de práticas sociais. Conclui-se que, através dessas notas, o discurso de resistência dos institutos exerce uma função de direção intelectual, desenvolvendo uma consciência histórica acerca do PL nº 1453/2021 para educar a sociedade civil. Portanto, as notas tentam elaborar uma nova hegemonia civil para enfraquecer a hegemonia temporária do discurso reformista de cunho neoliberal. Apesar de enfrentar a ideologia desse modelo econômico, o hibridismo com essa ordem do discurso ainda se apresenta nas práticas discursivas institucionais. Embora a dualidade e a fragmentação da identidade ainda estejam presentes como legado de sua origem ideológica neoliberal, a reintegração identitária promovida pela unanimidade de posicionamento sinalizam uma possível resolução da crise identitária. Além disso, as notas elaboram para si uma nova identidade dirigente mais integrada, autônoma, democrática e combativa, pois fomentam a implementação de uma nova cultura institucional dirigente.por
dc.description.abstractLa presente disertación se ubica en la línea de investigación de Procesos de Organización Lingüística e Identidad Social y tiene como objetivo analizar tres notas públicas sobre el Proyecto de Ley, PL nº 1453/2021, que propone la reorganización de la Red Federal. Estos textos fueron publicados en los sitios web de varios Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología – IFs entre el 20 de septiembre de 2021 y el 31 de diciembre del mismo año. Este período comprende la emisión de las primeras notas que exponen la posición oficial de las IF respecto al proyecto y las últimas notas públicas de las IFs que abordan este tema. Para ello, tomamos como base los presupuestos teóricometodológicos del Análisis Crítico del Discurso desarrollado por Fairclough (1989, 2001[1992], 2003, 2005), Chouliaraki & Fairclough (1999) y Thompson (2009) para investigar la relación entre las luchas hegemónicas presentes en la práctica discursiva de estos institutos y la construcción de su identidad social. A partir de este marco, se eligió el modelo analítico de Fairclough (2005), que se divide en cinco etapas: presentar un problema socio-semiótico; identificar obstáculos para su resolución; considerar si la red de prácticas es problemática; identificar posibles formas de superar estos obstáculos; y reflexionar críticamente sobre nuestro análisis. Con ello, fue posible observar el significado representacional desarrollado por estos tres apuntes para interpretar las estrategias semióticas utilizadas en la construcción de la identidad de los IFs. Como resultado, se deduce que el PL nº 1453/2021 se presenta como una amenaza a la autonomía e integridad institucional. Por lo tanto, las notas públicas pueden actuar como un discurso de resistencia no solo al proyecto, sino también a toda la práctica reformista neoliberal en la que se basa. De esta forma, las IFs operan la ideología contrarreformista a través de las cuatro formas simbólicas elaboradas por Thompson (2009): legitimación, disimulo, unificación, fragmentación y cosificación. Además, se construyen relaciones intertextuales e interdiscursivas con los órdenes discursivos políticos, jurídicos, institucionales y mediáticos para relacionar esta temática con estas redes de prácticas sociales. Se concluye que, a través de estos apuntes, el discurso de resistencia de los institutos ejerce una dirección intelectual, desarrollando una conciencia histórica sobre el PL nº 1453/2021 para educar a la sociedad civil. Por lo tanto, las notas intentan elaborar una nueva hegemonía civil para debilitar la hegemonía temporal del discurso reformista neoliberal. A pesar de enfrentar la ideología de este modelo económico, la hibridez con este orden de discurso sigue presente en las prácticas discursivas institucionales. Si bien la dualidad y fragmentación de la identidad siguen presentes como herencia de su origen ideológico neoliberal, la reintegración identitaria promovida por la unanimidad de posicionamiento señala una posible resolución de la crisis identitaria. Además, los billetes crean una nueva identidad de liderazgo más integrada, autónoma, democrática y combativa, ya que fomentan la implementación de una nueva cultura de liderazgo institucional.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-10-26T18:28:00Z No. of bitstreams: 1 Ok_virginia_celia_pessoa_freitas.pdf: 3322874 bytes, checksum: 50d880db88a16ba43613115f47a02179 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-26T18:28:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_virginia_celia_pessoa_freitas.pdf: 3322874 bytes, checksum: 50d880db88a16ba43613115f47a02179 (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleA construção da identidade dos institutos: uma análise crítica do discurso sobre o projeto de reordenamento da Rede Federal de educação.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_virginia_celia_pessoa_freitas.pdfDissertação na íntegra3,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.