Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Fernanda Paiva Furtado da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567062268710500por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Breno José Andrade de-
dc.contributor.referee1Lins, Anthony José da Cunha Carneiro-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Alessandra-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:34:32Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Fernanda Paiva Furtado da. Comunicação emocional: proposta humanizada para docentes em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2023. 127 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1742-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como foco responder ao seguinte questionamento: como proporcionar a docentes de Educação a Distância (EaD) uma melhor experiência em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? O objetivo geral da pesquisa é, portanto, desenvolver uma proposta de melhoria para a experiência dos docentes no AVA da EaD da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Para isso, a pesquisa utilizou os aportes teóricos sobre domínio tecnológico dos docentes de Behar et al., (2013), computação afetiva de Picard (1997) e Bercht (2006), assistentes/agentes virtuais humanizados de Cruz, Alencar e Schimitz (2018) e Fava (2018), comunicação emocional de Bartsch e Hübner (2005) e Tapias e Cué (2015) e experiência do usuário de Buley (2013) e Grilo (2019). Como aspectos metodológicos, o trabalho utilizou revisão de literatura, pesquisa documental e questionário on-line além da metodologia Project Model Canvas, de Finocchio Júnior (2020). Como resultado, apresenta-se um canvas para o desenvolvimento de um assistente virtual humanizado para docentes da EaD Unicap. A pesquisa é relevante para as áreas da comunicação e da educação, pois trata-se de uma proposta que leva em consideração a melhoria da experiência/comunicação entre docente e ambiente virtual de aprendizagem, além de ser um produto das Indústrias Criativas.por
dc.description.abstractThe present work focused on answering the following question: how to provide Distance Education teachers with a better experience in a virtual learning environment? The general objective of the research is, therefore, to develop a proposal to improve the experience of teachers in the virtual learning environment of the Catholic University of Pernambuco. For this, the research used theoretical contributions on the technological domain of teachers by Behar et al., (2013), affective computing by Picard (1997) and Bercht (2006), humanized virtual assistants/agents by Cruz, Alencar and Schimitz ( 2018) and Fava (2018), emotional communication by Bartsch and Hübner (2005) and Tapias and Cué (2015) and user experience by Buley (2013) and Grilo (2019). As methodological aspects, the work used literature review, documentary research and online questionnaire in addition to the Project Model Canvas methodology, by Finocchio Júnior (2020). As a result, a canvas is presented for the development of a humanized virtual assistant for Unicap distance education teachers. The research is relevant to the areas of communication and education, as it is a proposal that takes into account the improvement of the experience/communication between the teacher and the virtual learning environment, in addition to being a product of the Creative Industries.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-10-30T18:34:32Z No. of bitstreams: 1 Ok_fernanda_paiva_furtado_silveira.pdf: 9392686 bytes, checksum: dd98b439c022ee15b5319987def5efcd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T18:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_fernanda_paiva_furtado_silveira.pdf: 9392686 bytes, checksum: dd98b439c022ee15b5319987def5efcd (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectComunicação na educaçãopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectCommunication in educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação emocional: proposta humanizada para docentes em Ambiente Virtual de Aprendizagem.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_fernanda_paiva_furtado_silveira.pdfDissertação na íntegra9,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.