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Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias e memórias da Escola Helena Celestino Magalhães em Juazeiro-BA (1972-1985).
Autor: Brito, Auselita Dos Santos Coelho 
Primeiro orientador: Amorim, Helder Remígio de
Primeiro membro da banca: Andrade, Juliana Alves de
Segundo membro da banca: Silva, Maria do Rosário da
Resumo: O presente relatório, inserido na linha de pesquisa “Relações de poder, políticas e instituições”, tem como tema Histórias e Memórias do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães em Juazeiro-BA (1972 a 1985), consiste em fazer uma reflexão histórica das práticas educativas das professoras no contexto da Ditadura Civil Militar no Brasil. A metodologia dessa pesquisa se insere no âmbito qualitativo; assim, recorreu-se a autores centrais para a realização desse estudo, tais como Michael Pollak (1989), Paulo Freire (1987), Saviani (2014), Reis (2014). Acerca das práticas pedagógicas, estas foram abordadas por meio de entrevistas com ex-professoras, diretora, ex-alunas e através de leituras de fontes históricas. Da análise da pesquisa, percebeu-se que as ex-alunas têm perspectivas semelhantes sobre o ensino na época da ditadura civil-militar, o que demonstra que não entendiam o termo ditadura, mesmo vivenciando a prática tradicional do ensino. Nota-se que as ex-professoras e diretora, reconhecem o respeito e o comportamento que os alunos tinham em sala de aulas, como também referiram-se aos materiais didáticos da época, tais como o giz e a lousa. Nesse caminhar, observa-se que a temática está relacionada a vínculos afetivos entre professoras, alunas e familiares. Por fim, acredita-se na relevância dessa pesquisa como uma oportunidade do fortalecimento das instituições na cidade de Juazeiro na Bahia, uma vez que, o Colégio Estadual Helena Celestino existe ha mais de 50 anos, tendo enfrentado uma série de obstáculos e desafios desde a sua fundação. Como resultado da pesquisa tem-se a elaboração do E-book, um recurso educativo como suporte para professores da Educação Básica. Nessa senda, ressalta-se a importância das histórias e memórias do presente trabalho como uma representatividade para a história do Brasil, buscando a preservação e valorização da memória do ser humano no contexto de sua realidade social.
Abstract: This report, inserted in the line of research “Relations of power, political sand institutions”, has as it main them Stories and memories of the Helena Celestino Magalhães Shcool in Juazeiro-BA (1972-1985) consists of making a historical reflection of educational pratices of teachers in the contexto of the Civil-Military Dictator ship in Brazil. The methodo logy of this research is part of the quaitativ escope, there fore, central authors were used to carry this study, such as Michael Pollak, (1989), Paulo Freire (1987), Saviani (2014), Reis (2014). Regarding the pedagogical pratices, they where approached through interviews with former teachers, diretor, fotmer students and Reading of historical sources. From the analysis of there search, it was noticed that the former students have similar perspectives regarding teaching at time of civil-military dictator ship, which demonstrates that they did not understand the termdictator ship, even experiencing, the traditional pratice of teaching. It is noted that the former teachers and diretor recognize the respectand behavior that students in classrooms, as well as teaching materials, chalkand blackboard. In this path, it is observed that thetheme is related to affective bonds between teachers, student and family members. Finnaly, we believe in there levance of this research as na opportunity to streng then institutions in the city of Juazeiro in Bahia since Helena Celestino School has existed for over 50 years, having faced a series of obstacles and challenges since its foundation. As a result of there search, the E-book was elaborated, na educational resource to support Basic Educacion educators. In this path, the importance of the stories and memories of this work is highlighted as a representation of the history of Brazil, see kimgto preserve and value the memory of the beings in the contexto of their social rality.
Palavras-chave: Dissertações
Memória coletiva
Educação e Estado
Juazeiro (Bahia, Brasil) - História
Escola Estadual Helena Celestino Magalhães
Dissertations
Collective memory
Education and State
Juazeiro (Bahia, Brazil) - History
Estadual Helena Celestino Magalhães School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: BRITO, Auselita dos Santos Coelho. Histórias e memórias da Escola Helena Celestino Magalhães em Juazeiro-BA (1972-1985). 2023. 58 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1747
Data de defesa: 28-Mar-2023
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