Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, José William Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745135658353960por
dc.contributor.advisor1Marques, Luiz Carlos Luz-
dc.contributor.advisor-co1Burigana, Riccardo-
dc.contributor.referee1Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.referee2Chaves, José Afonso-
dc.contributor.referee3Silva, Everaldo Fernandes da-
dc.contributor.referee4Barcellos, Lusival Antonio-
dc.date.accessioned2023-11-22T22:22:22Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.citationTORRES, José William Lopes. As contribuições das Irmãs do Colégio Sagrado Coração, da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing, para o projeto de consolidação educacional e de dominação simbólica católica, em Caruaru-PE (1920-1950). 2023. 190 f Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1751-
dc.description.resumoNa perspectiva da Área 44 da CAPES, de “Ciências da Religião e Teologia”, em especial da subárea da “Ciência da Religião Aplicada”, o sagrado, enquanto produto de processos históricos, passa pela objetivação e interiorização dos sujeitos, através das mais variadas narrativas míticas e suas alegorias discursivas. Apresenta-se tanto nas diversas formas elementares da vida religiosa quanto, sobretudo, no jogo estabelecido pelos diversos agentes históricos das grandes religiões monoteístas. Partindo deste pressuposto, a presente tese buscou entender como foi constituído na cidade de Caruaru, Pernambuco, na primeira metade do século XX, um campo de dominação simbólico católico, a partir da exploração do imaginário cristocêntrico, quando da fundação do Colégio Sagrado Coração. Dado que, por muito tempo, os debates sobre a importância de Caruaru apenas se remetiam aos fatores econômicos, haja visto que a sua feira e seu consequente impacto, símbolo do desenvolvimento regional na atualidade, era apresentada como única capaz de articular e determinar os costumes e a dinâmica populacional dos caruaruenses, questionou-se essa leitura restritiva, demonstrando que o fenômeno religioso sempre esteve ligado ao imaginário coletivo dos caruaruenses, desde a implantação do seu primeiro símbolo de fé católico, ainda quando o território era apenas uma fazenda. Símbolo que foi capaz de atrair pessoas nos seus entornos, em decorrências das missas ou reuniões campais, apesar de, ainda não existir um campo de dominação católica, mas uma prática de fé cotidiana, ficando este marco consolidado a partir da fundação do primeiro centro educativo da cidade, fundado e dirigido pela Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing, o Colégio Sagrado Coração. Para a fundamentação teórico-metodológica desta tese, foram fundamentais: primeiro, partir das ideias de Pierre Bourdieu, para analisar as diversas formas de dominações geradas por um habitus, suas estruturas sociais e capacidade de impactar as relações humanas e, segundo, realizar um estudo mitocrítico a partir de, Gilbert Duran, para entender a função social e política exercida por símbolos, arquétipos e schème de narrativas religiosas presentes na estrutura sócio-organizacional do Colégio, desde a sua fundação. Em conclusão, defendemos que tais elementos, ligados diretamente ao fenômeno religioso, foram capazes de consolidar um campo dominação simbólico católico na cidade.por
dc.description.abstractFrom the perspective of Area 44 of CAPES, “Sciences of Religion and Theology”, especially the sub-area of “Applied Religion Science”, the sacred, as a product of historical processes, passes through the objectification and interiorization of subjects, through the most varied mythical narratives and their discursive allegories. It presents itself both in the various elementary forms of religious life and, above all, in the game established by the various historical agents of the great monotheistic religions. Based on this assumption, the present thesis sought to understand how it was constituted in the city of Caruaru, Pernambuco, in the first half of the twentieth century, a field of symbolic Catholic domination, from the exploration of the Christocentric imaginary, when the Sagrado Coração School was founded. Given that, for a long time, the debates about the importance of Caruaru only referred to economic factors, since its fair and its consequent impact, symbol of regional development today, was presented as the only one able to articulate and determine the customs and population dynamics of Caruaruenses, this restrictive reading was questioned, demonstrating that the religious phenomenon has always been linked to the collective imagination of Caruaruenses, since the implementation of its first symbol of Catholic faith, when the territory was just a farm. A symbol that was able to attract people in its surroundings, as a result of masses or meetings, although there was not yet a field of Catholic domination, but a practice of daily faith, and this landmark was consolidated from the foundation of the first educational center of the city, founded and directed by the Congregation of the Benedictine Missionaries of Tutzing, the Sacred Heart College. For the theoretical and methodological foundation of this thesis, it was fundamental: first, to use the ideas of Pierre Bourdieu, to analyze the various forms of domination generated by a habitus, its social structures and ability to impact human relations and, secondly, to conduct a mythocritical study based on Gilbert Duran, to understand the social and political function exercised by symbols, archetypes and schème of religious narratives present in the socio-organizational structure of the College, since its foundation. In conclusion, we argue that such elements, directly linked to the religious phenomenon, were able to consolidate a symbolic Catholic domination field in the city.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-11-22T22:22:22Z No. of bitstreams: 1 Ok_jose_william_lopes_torres.pdf: 3758305 bytes, checksum: ba48f3039b4095fb22b28d67839c7e90 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T22:22:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_jose_william_lopes_torres.pdf: 3758305 bytes, checksum: ba48f3039b4095fb22b28d67839c7e90 (MD5) Previous issue date: 2023-04-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEscolas católicas - Influênciapor
dc.subjectIgreja e Estadopor
dc.subjectEscolas católicas - Caruaru (PE)por
dc.subjectTheseseng
dc.subjectCatholic Schools - Influenceeng
dc.subjectChurch and Stateeng
dc.subjectCatholic schools - Caruaru (PE)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleAs contribuições das Irmãs do Colégio Sagrado Coração, da Congregação das Beneditinas Missionárias de Tutzing, para o projeto de consolidação educacional e de dominação simbólica católica, em Caruaru-PE (1920-1950).por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_william_lopes_torres.pdfTese na íntegra3,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.