Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1755
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Um estudo semiótico do aplicativo digital Livox: mediação e alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. |
Autor: | Silva, Josiane Almeida da |
Primeiro orientador: | Caiado, Roberta Varginha Ramos |
Primeiro coorientador: | Barros, Isabela Barbosa do Rêgo |
Primeiro membro da banca: | Teodoro, Ana Flávia |
Segundo membro da banca: | Leopoldino, Cláudio |
Terceiro membro da banca: | Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
Quarto membro da banca: | Moraes, Antônio Henrique Coutelo de |
Resumo: | As políticas públicas, voltadas à educação, defendem o direito à aprendizagem como condição do desenvolvimento humano e objetivam tornar a escola, bem como outros espaços de atendimento educacional especializado, ambientes mais inclusivos. Um desafio enfrentado pelas escolas é promover a alfabetização da pessoa com deficiência e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devido às suas singularidades. Pensando nisso, os Sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (SCAA) e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) contribuem com a aprendizagem e inclusão da pessoa com deficiência e transtornos, pois facilitam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. Estudos sobre essa temática necessitam ser ampliados. Esta pesquisa teve como objeto de estudo o aplicativo (App) digital Livox. Esse recurso foi adotado pela Secretaria de Educação da cidade do Recife – Pernambuco – com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento da comunicação e a interação de pessoas com déficit na fala. O App dispõe de recursos semióticos facilitadores da interação e aprendizagem de pessoas com ou sem deficiência por meio de textos escritos, imagens, áudios e vídeos. Nosso objetivo geral: analisar se os recursos semióticos presentes no aplicativo Livox, propostos para a mediação na alfabetização de estudantes com TEA, atendem às categorias semióticas da Gramática do Design Visual (GDV), bem como aos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA). As discussões embasaram-se na educação inclusiva representados por Lopes e Dal’Igna (2007), Glat e Blanco (2007), Orrú (2012), sobre multiletramentos, Rojo e Moura, (2012), Mattar (2010). Sobre as tecnologias digitais, recorremos a Ribeiro (2010; 2021). Quanto à semiótica e semiótica social, nos embasamos em Santaella (2003; 2005), Kress e van Leeuwen (2006). Para tratarmos da apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), nos fundamentamos em Soares (2016, 2020); Morais (2012; 2019). Acerca do TEA, nos valemos dos estudos de Schwartzman e Araújo (2011), Orrú, (2012; 2011), Volkmar (2019); Borges; Nogueira (2018). Trata-se de um estudo exploratório, analíticodescritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em duas escolas da rede de ensino do Recife – Pernambuco. Foram utilizados os instrumentos: questionário eletrônico (Google forms), respondidos por quatro professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para visualizarmos a compreensão que elas tinham do uso das tecnologias em sua prática. As respostas foram analisadas seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, Bardin (2015); analisamos o manual de uso do Livox, filmagens e fotos das telas do App. As telas foram analisadas à luz da GDV e dos princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Para tanto, foram elaborados dois quadros de análise, contendo as categorias da GDV e do SEA. Os resultados demonstraram que App tem elementos que se enquadram nas categorias da GDV e podem favorecer o engajamento da pessoa com TEA. Contém também elementos que podem ser utilizados para favorecer a alfabetização desses estudantes, visto que atendem aos princípios do SEA. A pesquisa demonstrou que o Livox era utilizado apenas para facilitar a comunicação dos estudantes. Os participantes visualizavam apenas uma das vertentes possibilitadas pelo App – comunicação alternativa e ampliada. Seria relevante que os estudantes, no processo de alfabetização, pudessem beneficiar-se das diversas oportunidades ofertadas por esse App. |
Abstract: | Public policies, aimed at education, defend the right to learning as a condition for human
development and aim to make the school, as well as other spaces of specialized
educational assistance, more inclusive environments. A challenge faced by schools is to
promote the literacy of people with disabilities and with Autism Spectrum Disorder
(ASD), due to their singularities. Thinking about it, the Alternative and Expanded
Communication Systems (AECS) and digital information and communication
technologies (DICT) contribute to the learning and inclusion of people with disabilities
and disorders, as they facilitate the development of linguistic and cognitive skills.
Studies on this topic need to be expanded. This research had as object of study the digital
application (App) Livox. This resource was adopted by the Department of Education of
the city of Recife – Pernambuco – with the purpose of helping the development of
communication and interaction of people with speech deficits. The App has semiotic
resources that facilitate the interaction and learning of people with or without disabilities
through written texts, images, audios and videos. Our general objective: to analyze
whether the semiotic resources present in the Livox application, proposed for mediation
in the literacy of students with ASD, meet the semiotic categories of Visual Design
Grammar (VDG), as well as the principles of the alphabetic writing system (AWS) . The
discussions were based on inclusive education represented by Lopes and Dal'Igna (2007),
Glat and Blanco (2007), Orrú (2012), on multiliteracies, Rojo and Moura, (2012), Mattar
(2010). On digital technologies, we turn to Ribeiro (2010; 2021). As for semiotics and
social semiotics, we are based on Santaella (2003; 2005), Kress and van Leeuwen (2006).
To deal with the appropriation of the Alphabetic Writing System (SEA), we base
ourselves on Soares (2016, 2020); Morais (2012; 2019). About TEA, we use the studies
of Schwartzman and Araújo (2011), Orrú, (2012; 2011), Volkmar (2019); Borges;
Walnut (2018). This is an exploratory, analytical-descriptive study with a qualitative
approach. Data were collected from two schools in the Recife – Pernambuco education
network. The instruments were used: electronic questionnaire (Google forms), answered
by four teachers from Specialized Educational Assistance (SEA) working in
Multifunctional Resource Rooms (MRR) to visualize their understanding of the use of
technologies in their practice. The responses were analyzed following the assumptions of
Content Analysis, Bardin (2015); we analyzed the Livox user manual, footage and
photos of the App screens. The screens were analyzed in light of the VDG and the
principles of the Alphabetic Writing System (AWS). For this purpose, two analysis
tables were prepared, containing the VDG and AWS categories. The results showed that
the App has elements that fit into the VDG categories and can favor the engagement of
people with AWS. It also contains elements that can be used to promote the literacy of
these students, since they meet the AWS principles. The research showed that Livox was
only used to facilitate student communication. Participants viewed only one of the
aspects made possible by the App – alternative and expanded communication. It would
be relevant for students, in the literacy process, to benefit from the various opportunities
offered by this App. Las políticas públicas, dirigidas a la educación, defienden el derecho al aprendizaje como condición para el desarrollo humano y apuntan a hacer de la escuela, así como de otros espacios de atención educativa especializada, entornos más inclusivos. Un reto al que se enfrentan las escuelas es promover la alfabetización de las personas con discapacidad y con Trastorno del Espectro Autista (TEA), debido a sus singularidades. Pensando en ello, los Sistemas Alternativos y Ampliados de Comunicación (SAAC) y las tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC) contribuyen al aprendizaje e inclusión de las personas con discapacidad y trastornos, ya que facilitan el desarrollo de habilidades lingüísticas y cognitivas. Es necesario ampliar los estudios sobre este tema. Esta investigación tuvo como objeto de estudio la aplicación digital (App) Livox. Este recurso fue adoptado por la Secretaría de Educación de la ciudad de Recife – Pernambuco – con el objetivo de auxiliar el desarrollo de la comunicación y la interacción de personas con deficiencias en el habla. La App cuenta con recursos semióticos que facilitan la interacción y el aprendizaje de personas con o sin discapacidad a través de textos escritos, imágenes, audios y videos. Nuestro objetivo general: analizar si los recursos semióticos presentes en la aplicación Livox, propuesta para la mediación en la lectoescritura de estudiantes con TEA, cumplen con las categorías semióticas de la Gramática del Diseño Visual (GDV), así como con los principios del sistema de escritura alfabético (SEA) . Las discusiones se basaron en la educación inclusiva representada por Lopes y Dal'Igna (2007), Glat y Blanco (2007), Orrú (2012), en multialfabetizaciones, Rojo y Moura, (2012), Mattar (2010). Sobre las tecnologías digitales, recurrimos a Ribeiro (2010; 2021). En cuanto a semiótica y semiótica social, nos basamos en Santaella (2003; 2005), Kress y van Leeuwen (2006). Para abordar la apropiación del Sistema de Escritura Alfabética (SEA), nos basamos en Soares (2016, 2020); Morais (2012; 2019). Sobre TEA, utilizamos los estudios de Schwartzman y Araújo (2011), Orrú, (2012; 2011), Volkmar (2019); Borges; Nogal (2018). Se trata de un estudio exploratorio, analítico-descriptivo con abordaje cualitativo. Los datos fueron recolectados en dos escuelas de la red de educación Recife – Pernambuco. Se utilizaron los instrumentos: cuestionario electrónico (formularios de Google), respondido por cuatro docentes de Asistencia Educativa Especializada (AEE) que trabajan en Salas de Recursos Multifuncionales (SRM) para visualizar su comprensión sobre el uso de las tecnologías en su práctica. Las respuestas fueron analizadas siguiendo los supuestos de Content Analysis, Bardin (2015); analizamos el manual de usuario de Livox, imágenes y fotos de las pantallas de la aplicación. Las pantallas fueron analizadas a la luz de la GDV y los principios del Sistema de Escritura Alfabética (SEA). Para ello, se elaboraron dos tablas de análisis, que contienen las categorías GDV y SEA. Los resultados mostraron que la App tiene elementos que encajan en las categorías de GDV y pueden favorecer el compromiso de las personas con TEA. También contiene elementos que pueden ser utilizados para promover la alfabetización de estos estudiantes, ya que cumplen con los principios de SEA. La investigación mostró que Livox solo se usaba para facilitar la comunicación de los estudiantes. Los participantes vieron solo uno de los aspectos que la aplicación hace posibles: comunicación alternativa y ampliada. Sería relevante que los estudiantes, en el proceso de alfabetización, se beneficien de las diversas oportunidades que ofrece esta aplicación. |
Palavras-chave: | Teses Semiótica Transtornos do espectro do autismo Crianças autistas - Educação Alfabetização Theses Semiotics Autism spectrum disorders Autistic children - Education Literacy |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Doutorado em Ciências da Linguagem |
Citação: | SILVA, Josiane Almeida da. Um estudo semiótico do aplicativo digital Livox : mediação e alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022. 360 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da liguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1755 |
Data de defesa: | 29-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_josiane_almeida_silva.pdf | Tese na íntegra | 7,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.