Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1756
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | MILA, uma proposta de tecnologia na educação: uso de aplicativos com textos jornalísticos em sala de aula. |
Autor: | Erthal, Ana Luisa Montenegro |
Primeiro orientador: | Rocha Júnior, Dario Brito |
Primeiro coorientador: | Peixoto, João Guilherme |
Primeiro membro da banca: | Lins, Anthony |
Segundo membro da banca: | Cavalcanti, Joana |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo coletar dados para elaboração do aplicativo MILA, uma sugestão de otimização do processo ensino-aprendizado através da leitura crítica de matérias jornalísticas em meio acadêmico, cujo público-alvo são professores do 6º ano no Ensino Fundamental 2, da escola Vila Aprendiz, no Recife. A proposta é criar um dispositivo com notícias selecionadas, a serem acessadas em sala de aula como suporte pedagógico. Para isso, buscou-se realizar uma entrevista semiestruturada entre os docentes da instituição mencionada, agregada de uma análise de similares e o desenvolvimento de um protótipo de telas. Este estudo mostra-se relevante, uma vez que visa comprovar como a decodificação de textos jornalísticos, extraídos de veículos impressos, possui múltiplas vantagens no processo de docência, seja pela leitura em si, passando pela interpretação dos textos e contextualização de conteúdos escolares com a compreensão de situações cotidianas. Os principais aportes teóricos são Freire (2019), Martin-Barbero (1995), Kaplún (1999), Cavalcanti (2003), Prensky (2011), Soares (2014) Jenkins (2015) e Tezani (2017). Enquanto resultado, viu-se a aceitação dos entrevistados ante a proposta, recebida com entusiasmo, de potencial na formação cidadã dos discentes e no pertencimento social. O trabalho envolve as áreas de Comunicação, Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), em conformidade com a linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Produtos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Comunicação com área de concentração em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco. |
Abstract: | This research aims to collect data for the development of the MILA application, optimization suggestion the teaching-learning process through the critical reading of journalistic articles in the academic environment, whose target audience are teachers of the 6th year of Elementary School 2, of the private school Vila Aprendiz, in Recife. The proposal is to create a device with selected news, to be accessed in the classroom as a pedagogical support. For this, a semi-structured interview was carried out among the professors of the mentioned institution, together with an analysis of similars and the development of a screen prototype. This study proves to be relevant, since it aims to prove how the decoding of journalistic texts, extracted from printed vehicles, has multiple advantages in the teaching process, whether by reading itself, passing through the interpretation of texts and contextualization of school contents with the understanding of everyday situations. The main theoretical contributions are Freire (2019), Martin-Barbero (1995), Kaplún (1999), Cavalcanti (2003), Prensky (2011), Soares (2014) Jenkins (2015) and Tezani (2017). As a result, the interviewees accepted the proposal, received with enthusiasm, of potential in the citizenship formation of students and in social belonging. The work involves the areas of Communication, Education and Digital Information and Communication Technologies (TDICS), in accordance with the research line Technologies, Languages and Products of the Professional Graduate Program in Communication with a concentration area in Creative Industries at the University Catholic of Pernambuco. |
Palavras-chave: | Dissertações Comunicação na educação Tecnologia educacional Redação de textos jornalísticos Software de aplicação Indústrias culturais Dissertations Communication in education Educational technology Writing journalistic texts Application Software Cultural industries |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Mestrado em Indústrias Criativas |
Citação: | ERTHAL, Ana Luisa Montenegro. MILA, uma proposta de tecnologia na educação : uso de aplicativos com textos jornalísticos em sala de aula. 2023. 94 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1756 |
Data de defesa: | 3-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Indústrias Criativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_ana_luisa_montenegro_erthal.pdf | Dissertação na íntegra | 4,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.