Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorErthal, Ana Luisa Montenegro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7252072870788760por
dc.contributor.advisor1Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.contributor.advisor-co1Peixoto, João Guilherme-
dc.contributor.referee1Lins, Anthony-
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Joana-
dc.date.accessioned2023-12-04T17:55:53Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationERTHAL, Ana Luisa Montenegro. MILA, uma proposta de tecnologia na educação : uso de aplicativos com textos jornalísticos em sala de aula. 2023. 94 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1756-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo coletar dados para elaboração do aplicativo MILA, uma sugestão de otimização do processo ensino-aprendizado através da leitura crítica de matérias jornalísticas em meio acadêmico, cujo público-alvo são professores do 6º ano no Ensino Fundamental 2, da escola Vila Aprendiz, no Recife. A proposta é criar um dispositivo com notícias selecionadas, a serem acessadas em sala de aula como suporte pedagógico. Para isso, buscou-se realizar uma entrevista semiestruturada entre os docentes da instituição mencionada, agregada de uma análise de similares e o desenvolvimento de um protótipo de telas. Este estudo mostra-se relevante, uma vez que visa comprovar como a decodificação de textos jornalísticos, extraídos de veículos impressos, possui múltiplas vantagens no processo de docência, seja pela leitura em si, passando pela interpretação dos textos e contextualização de conteúdos escolares com a compreensão de situações cotidianas. Os principais aportes teóricos são Freire (2019), Martin-Barbero (1995), Kaplún (1999), Cavalcanti (2003), Prensky (2011), Soares (2014) Jenkins (2015) e Tezani (2017). Enquanto resultado, viu-se a aceitação dos entrevistados ante a proposta, recebida com entusiasmo, de potencial na formação cidadã dos discentes e no pertencimento social. O trabalho envolve as áreas de Comunicação, Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), em conformidade com a linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Produtos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Comunicação com área de concentração em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco.por
dc.description.abstractThis research aims to collect data for the development of the MILA application, optimization suggestion the teaching-learning process through the critical reading of journalistic articles in the academic environment, whose target audience are teachers of the 6th year of Elementary School 2, of the private school Vila Aprendiz, in Recife. The proposal is to create a device with selected news, to be accessed in the classroom as a pedagogical support. For this, a semi-structured interview was carried out among the professors of the mentioned institution, together with an analysis of similars and the development of a screen prototype. This study proves to be relevant, since it aims to prove how the decoding of journalistic texts, extracted from printed vehicles, has multiple advantages in the teaching process, whether by reading itself, passing through the interpretation of texts and contextualization of school contents with the understanding of everyday situations. The main theoretical contributions are Freire (2019), Martin-Barbero (1995), Kaplún (1999), Cavalcanti (2003), Prensky (2011), Soares (2014) Jenkins (2015) and Tezani (2017). As a result, the interviewees accepted the proposal, received with enthusiasm, of potential in the citizenship formation of students and in social belonging. The work involves the areas of Communication, Education and Digital Information and Communication Technologies (TDICS), in accordance with the research line Technologies, Languages and Products of the Professional Graduate Program in Communication with a concentration area in Creative Industries at the University Catholic of Pernambuco.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2023-12-04T17:55:53Z No. of bitstreams: 1 Ok_ana_luisa_montenegro_erthal.pdf: 4639598 bytes, checksum: 60f48ff4f6038808c68e85cee0363938 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T17:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_ana_luisa_montenegro_erthal.pdf: 4639598 bytes, checksum: 60f48ff4f6038808c68e85cee0363938 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectComunicação na educaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectRedação de textos jornalísticospor
dc.subjectSoftware de aplicaçãopor
dc.subjectIndústrias culturaispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCommunication in educationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectWriting journalistic textseng
dc.subjectApplication Softwareeng
dc.subjectCultural industrieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMILA, uma proposta de tecnologia na educação: uso de aplicativos com textos jornalísticos em sala de aula.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_ana_luisa_montenegro_erthal.pdfDissertação na íntegra4,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.