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Tipo do documento: Tese
Título: Memória e história: uma análise discursiva dos cartazes produzidos pelo Ministério da Propaganda do Terceiro Reich entre os anos 1933 e 1943.
Autor: Azevedo, Luciano Taveira de 
Primeiro orientador: Azevedo, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de
Primeiro coorientador: Leão, Karl Schurster Veríssimo de Sousa
Primeiro membro da banca: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Segundo membro da banca: Daróz, Elaine Pereira
Terceiro membro da banca: Sottili, Fabiele Stockmans de Nardi
Quarto membro da banca: Leal, Maria Virgínia
Resumo: Neste trabalho de tese, analisamos o funcionamento discursivo dos cartazes nazistas, publicados entre os anos 1933 e 1943, a partir da mobilização de dispositivos teóricos, como condições de produção, pré-construído, interdiscurso, memória discursiva, efeito de sustentação, silenciamento e formações imaginárias e discursivas, conforme pensados por Michel Pêcheux, Eni Orlandi e Freda Indursky no interior da Análise do Discurso francesa. O objetivo geral da nossa investigação diz respeito à análise do funcionamento discursivo dos cartazes da propaganda política do regime nazista. Além do objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: I) analisar os efeitos de sentido produzidos pelos discursos sobre Hitler, a juventude, a cultura e os judeus; II) investigar as formações imaginárias construídas pelo sujeito do discurso sobre si e o outro (Hitler, a juventude, a cultura e os judeus); III) compreender a relação entre silenciamento e a discursividade; IV) reconhecer os discursos que constituem o discurso produzido nos cartazes da propaganda nazista. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo-interpretativista. Essa metodologia consiste num movimento de estreita relação entre o corpus e a teoria, de maneira que, à medida que se constrói o corpus, é possível operar sua análise e interpretação. A construção do corpus se deu pelo recorte de vinte cartazes produzidos pelo Ministério do Reich para Esclarecimento Popular e Propaganda, encabeçado por Joseph Goebbels, que tematizavam sobre Hitler, a Juventude Hitlerista, a cultura e os judeus. Nesse recorte, já temos um gesto de interpretação que foi seguido por outro recorte que é aquele das sequências discursivas que, por sua vez, ensejaram o acesso ao processo discursivo implicado nos cartazes. Como resultado, temos a compreensão daquilo que é próprio do discurso nazista, bem como o desvelamento da ideologia, materializada no discurso, que possibilitou a orquestração da Segunda Grande Guerra, da política de eugenismo voltada para a pureza racial e a Solução Final, evento que ficou mais conhecido como Holocausto ou Shoah. A relevância do presente estudo consiste na possibilidade que o mesmo oferece de, ao compreendermos o funcionamento do discurso político-ideológico do nazismo, possamos compreender também, à luz desse esclarecimento, os discursos de ódio endereçados à alteridade, ações voltadas para o expurgo do outro e as práticas de perseguição e violência contra judeus e outras etnias refugiadas em solos estrangeiros na conjuntura geopolítica contemporânea.
Abstract: In dieser Dissertation analysieren wir die diskursive Funktionsweise von Nazi-Plakaten, die zwischen 1933 und 1943 veröffentlicht wurden, anhand der Mobilisierung theoretischer Mittel wie vorgefertigter diskursiver Erinnerung und Interdiskurse, wie sie von Michel Pêcheux, Eni Orlandi und Freda im Inneren gedacht wurden der französischen Diskursanalyse. In dieser Lesegeste, die wir über die politische Propaganda des Nationalsozialismus starten, wollen wir die Bedeutungseffekte und Bilder analysieren, die der Diskurs über Hitler, Jugend, Kultur und Juden aufbaut. Darüber hinaus interpretieren wir die Schweigemodi, denen diejenigen ausgesetzt sind, die vom Regime abweichen oder versuchen, Diskurse aus vom Nationalsozialismus verbotenen diskursiven Formationen zu produzieren. Schließlich zielte unsere Interpretationsgeste darauf ab, jene Reden zu beschreiben, die die auf den Plakaten produzierte Rede ausmachen. Die verwendete Methodik ist qualitativ-interpretativer Natur, die aus einer Bewegung enger Beziehung zwischen Daten und Theorie besteht, so dass es möglich ist, während des Aufbaus des Korpus die Analyse und Interpretation der Daten durchzuführen. Der Korpusaufbau erfolgte durch den Zuschnitt von zwanzig Plakaten des Reichsministeriums für Volksaufklärung und Propaganda unter der Leitung von Joseph Goebbels, die Hitler, Hitlerjugend, Kultur und Juden thematisierten. In diesem Ausschnitt haben wir bereits eine Geste der Interpretation, der ein weiterer Ausschnitt folgte, nämlich der der diskursiven Sequenzen, die wiederum den Zugang zu dem in den Plakaten implizierten diskursiven Prozess ermöglichten. Als Ergebnis haben wir ein Verständnis für das, was für den NS-Diskurs charakteristisch ist, sowie für die Enthüllung der im Diskurs materialisierten Ideologie, die die Inszenierung des Zweiten Weltkriegs, die auf Rassenreinheit abzielende Eugenikpolitik und die Final Solution, ein Ereignis, das besser als Holocaust oder Shoah bekannt wurde. Die Relevanz der vorliegenden Studie besteht in der Möglichkeit, dass sie bietet, wenn wir die Funktionsweise des politisch-ideologischen Diskurses des Nationalsozialismus verstehen, wir im Lichte dieser Klärung auch die an das Anderssein gerichteten Hassreden, die darauf abzielenden Aktionen verstehen können die Säuberung des Anderen und die Praktiken der Verfolgung und Gewalt gegen Juden und andere ethnische Gruppen, die in der gegenwärtigen geopolitischen Situation auf fremden Boden Zuflucht suchten.
Palavras-chave: Teses
Propaganda política
Análise do discurso
Nazismo
Censura
Political advertising
Speech analysis
Nazism
Censorship
Theses
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: AZEVEDO, Luciano Taveira de; LEÃO, Karl Schurster Sousa. Memória e história : uma análise discursiva dos cartazes produzidos pelo Ministério da Propaganda do Terceiro Reich entre os anos 1933 e 1943. 2023. 357 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da liguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1757
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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