Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/176
Tipo do documento: Dissertação
Título: A experiência de adolescentes abandonados e institucionalizados frente ao desligamento institucional
Título(s) alternativo(s): The experience of abondoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institution
Autor: Souza, Severino Ramos Lima de 
Primeiro orientador: Morato, Henriette Tognetti Penha
Primeiro membro da banca: Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Segundo membro da banca: Francisco, Ana Lúcia
Resumo: Sabemos que muitas das crianças abrigadas em instituições para abandonados, infelizmente, não serão beneficiadas pelos Programas de Colocação em Lar Substituto (guarda, tutela e adoção). Desse modo, passam a viver na instituição até que completem a maioridade quando, inevitavelmente, terão que ser desligadas. Este estudo vem focalizar, portanto, a experiência de adolescentes abandonados e institucionalizados frente ao desligamento institucional, em função da maioridade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica onde buscamos trabalhar com depoimentos de jovens que estão vivenciando o processo de desligamento. A partir da perspectiva destes, estabelecemos uma discussão/reflexão em torno do significado/representação do desligamento na vida dos adolescentes e do papel dos educadores no conjunto das práticas institucionais, encaminhando-nos para possíveis alternativas que viabilizem processos de desligamentos mais satisfatórios tanto para os adolescentes quanto para a equipe de profissionais que com eles trabalham
Abstract: We are aware that the substitute home placement programs (Keepers, guardianshipo or adoption) will not, unfortunately, benefit many of the children living in abandoned/child institutions. For that reason, they remain at the institution until they are legally of age (majority), when they will be, inevitable, dismissed. The present study focuses, therefore, on the experience of abandoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institution due to becoming legally adults. This will be a qualitative research, based on the phenomenology approach, analyzing depositions of teen-agers who are experiencing the disconnection process. Considering their perspective, we establish a discussion/reflection on the meaning/representation the adolescents have of the institutional disconnection and on the role played by the educators in the complex of institutional practices. We point to possible alternatives which will enable more satisfactory disconnection processes for the adolescents as well as for the professionals that work with them
Palavras-chave: assistência
Fundação da Criança e do Adolescente
menores abandonados
menores institucionalizados
psicologia clínica
psicologia do adolescente
Recife
adolescent psychology
assistance
children in institutions
clinical psychology
homeless children
Recife
Fundação da Criança e do Adolescente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: SOUZA, Severino Ramos Lima de. The experience of abondoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institution. 2001. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, recife, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/176
Data de defesa: 27-Mar-2001
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
severino souza.pdf304,83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.